GUIA TRATAMENTO DAS ESMERALDAS

Guia dos Tratamentos das Esmeraldas, as pessoas costumam me perguntar: “Todas as Esmeraldas são tratadas?” Resposta simples: não. Não tudo.

No entanto, a grande maioria recebe tratamentos. Assim como as safiras e o aquecimento, suponha que as gemas de Esmeralda sejam tratadas até que se prove o contrário.

Existem muitos tratamentos e aprimoramentos aplicados regularmente às Esmeraldas. Pessoalmente, não tenho nenhum problema com pessoas tratando Pedras Preciosas e vendendo-as no comércio, desde que elas revelem os tratamentos .

Curso de Identificação de Pedras Preciosas- Liberado

No entanto, alguns desses tratamentos de esmeralda são muito questionáveis ​​e eu não os recomendo. Naturalmente, outros não têm problemas com eles, especialmente com os comerciantes de Esmeraldas.

Vou compartilhar minhas opiniões sobre essas práticas com você. Como consumidores, você terá que decidir por si mesmo se quer comprar esmeraldas tratadas.

Tratamentos de Óleo

Pedras de lubrificação para preencher fraturas internas é uma prática comum. Muitos óleos diferentes são usados ​​para fraturas de esmeralda .

Por exemplo, usar o óleo de cedro incolor é uma prática supostamente aceitável. Óleos coloridos também são usados.

Eu tenho problemas definidos com Pedras Preciosas de lubrificação. Embora muitos outros no comércio lhe digam que está bem, não considero isso uma prática aceitável.

Eu recomendaria contra a compra de qualquer Pedra Preciosa oleada.

Por que eu digo isso?

O óleo esconde falhas e melhora as cores. Claro, é por isso que o tratamento é feito em primeiro lugar. No entanto, essas falhas ocultas podem tornar a pedra mais frágil do que parece.

Pode até ser inadequado para uso de jóias.

O mais provável é que os negociantes de Esmeraldas não lhe digam o quanto a pedra melhorou. Por quê? Porque eles não podem.

A lubrificação costuma ocorrer muito antes de os revendedores e vendedores adquirirem a pedra. Assumindo que eles são honestos, eles simplesmente não sabem.

Devido ao óleo, você não pode realmente dizer a qualidade da Pedra. Isso geralmente é para a perda do comprador.

Mais cedo ou mais tarde, os óleos se desgastarão (e sairão) das esmeraldas. Em outras palavras, a “melhoria” não é permanente. Quando isso acabar, sua pedra provavelmente ficará horrível.

Tenha em mente que a joia de Esmeralda, em particular, sofre muito desgaste. (Esmeraldas geralmente não usam bem precisamente por causa de suas falhas).

Se você precisar consertar uma rachadura , lascar ou fazer qualquer re-corte, a lubrificação apresentará problemas. Os cortes frescos (facetas fixas) geralmente não combinam com o resto da Pedra.

Além disso, você precisará da pedra re-oleada para fazê-la parecer decente novamente. Isso leva tempo e dinheiro.

Muitos cortadores (inclusive eu) nem sequer consideram re-cortar uma esmeralda cara devido aos problemas e responsabilidades envolvidos.

Considere algumas Pedras alternativas em vez de comprar pedras oleadas.

Lubrificação X Aquecimento

Ouvi dizer que alguns traficantes comparam Esmeraldas lubrificantes a safiras aquecidas. Eles argumentam que ambas as práticas são essencialmente as mesmas.

Isso não é verdade. Safiras de aquecimento produz basicamente cores permanentes. Além disso, o aquecimento também ocorre na natureza. (No entanto, tratamentos térmicos artificiais, após mineração, ainda devem ser divulgados).

Você já ouviu falar de pedras saindo do chão já oleadas?

Para ser claro, ao comprar pedras preciosas, sempre presuma que as Esmeraldas e as safiras recebem tratamentos. Não presuma que os tratamentos tenham o mesmo impacto no valor e durabilidade das gemas.

Enchimento com Resina (Opticon)

Opticon é uma resina de polímero plástico. É injetado em Esmeraldas, tanto ásperas quanto cortadas, geralmente sob vácuo.

Embora este tratamento tenha mais estabilidade do que o óleo, ele irá amarelar e se desintegrar com a idade e alguns solventes.

Ele preenche as falhas e ajuda a melhorar a cor e alguma durabilidade. (Novamente, é por isso que as pessoas usam isso).

Se os distribuidores divulgarem este tratamento e baixarem o preço da Esmeralda, sou mais neutro quanto ao uso da Opticon.

No entanto, mesmo após um tratamento com Opticon, as Esmeraldas muitas vezes ainda são oleadas. Eu não mudei minha opinião sobre isso.

Enquanto os revendedores revelarem tratamentos de esmeralda e valorizarem pedras tratadas abaixo das não tratadas, Esmeraldas de qualidade, estou inclinado à neutralidade. As Esmeraldas naturais de qualidade, não tratadas, realmente existem?

Isso nos leva ao próximo tópico a considerar.-Guia dos Tratamentos das Esmeraldas

Você quer uma joia imperfeita mas melhorada?

As únicas Esmeraldas naturais que eu já vi que achei bem legais quando não foram tratadas vieram da Zâmbia. No entanto, eu não vi muitos desses.

Além disso, tenha em mente que o material da Zâmbia pode (e freqüentemente) receber lubrificação. Eu deveria revelar que provavelmente não poderia pagar os que eu gostava.

Para ser honesto, eu não queria pagar o preço oferecido quando considerei que outras pedras eu poderia comprar com o dinheiro.

A maior parte do material colombiano natural que vi não foi particularmente bom. Tem muitas falhas e inclusões . Essa é apenas minha experiência. Você pode encontrar alguns bons.

Mais uma vez, tratamentos de Esmeralda existem em primeiro lugar para melhorar essas gemas. Pergunte a si mesmo: você realmente quer uma pedra defeituosa que tenha sido “melhorada”?

Se sim, quanto melhora está tudo bem? Onde isso pára?

GUIA TRATAMENTO DAS ESMERALDAS

“Emeralds4960”, pedras de cristal aparentemente desgastadas pela água, da Colômbia, por Bob Richmond. Licenciado sob CC By 2.0 .

Esmeraldas e sua Falhas- Guia dos Tratamentos das Esmeraldas

sistema GIA para classificação de clareza separa os tipos de pedras em diferentes categorias, Tipos I, II e III. Essas categorias refletem a probabilidade de que as pedras possuam inclusões, com base em sua formação. As gemas do tipo I geralmente não possuem inclusões visíveis nos olhos.

Tipo IIs geralmente possuem inclusões, enquanto o Tipo III quase sempre possui. (Esmeralda pertence à categoria Tipo III). Embora as pedras possam receber os mesmos graus de clareza , as notas têm diferentes significados com base na categoria da pedra.

Este modelo GIA sustenta que você não pode comparar todas as gemas umas às outras. Devemos classificar como pedras preciosas para gostar de Pedras Preciosas.

Eu não concordo com este sistema de classificação.

Desculpe pessoal, uma pedra suja (falho ou incluído) é uma pedra suja. Eu não me importo se eles são esmeraldas e é prática aceita chamá-los de boa qualidade.

(Esmeraldas podem obter o grau de clareza mais alto, “VVS”, mas o que isso significa para gemas Tipo III é diferente do que isso significa para gemas Tipo I).

Eu percebo dizendo “Eles são realmente falho” iria impactar a venda de esmeraldas e outras pedras preciosas. Esse é meu argumento. Eu sei que Esmeraldas não ocorrem limpas e perfeitas naturalmente.

O que consideramos uma boa Esmeralda, em termos de clareza, ainda terá inclusões. Não há nada de errado com isso. Meu ponto é que eles estão incluídos.

Não acredito que devamos ter categorias de clareza separadas para esmeraldas ou outras pedras. Eles ainda valerão o que valem porque são esmeraldas (ou qualquer outra coisa) e é assim que ocorrem na natureza.

Comparando uma Esmeralda e uma Água-Marinha com o mesmo grau de clareza

Na minha opinião, ter diferentes padrões de clareza para diferentes gemas no sistema GIA é confuso. Esse é o principal problema.

Por exemplo, pegue um Água-Marinha (também um membro da família beryl , como esmeralda). Digamos que você tenha um grau de clareza de “VS” (inclusões muito pequenas) e é realmente muito limpo.

Você provavelmente não verá nada a olho nu, a menos que você tenha muito treinamento.

Guia dos Tratamentos das Esmeraldas

Agora, digamos que você encontre uma Esmeralda com o mesmo grau “VS”. Ela tem o mesmo grau que a água-marinha que você acabou de considerar. Como eles realmente se comparam, em termos de clareza?

Acontece que, no sistema GIA, Água-Marinha se enquadra na categoria Tipo I. Para essas gemas, um grau de VS significa que ele tem inclusões menores, um tanto fáceis de ver com a lupa de 10X .

Esmeraldas, por outro lado, são gemas Tipo III. Para esmeraldas, uma pontuação VS significa que suas inclusões são óbvias abaixo de 10X.

Esta pedra, comparada a uma água-marinha com o mesmo grau, pareceria bastante incluída.

Confuso ainda?

As categorias e notas do GIA combinadas descrevem as pedras com verdade. No entanto, como consumidores, você precisará ler as letras miúdas e entender o sistema.

Muito poucas pessoas fora do negócio de gemas fazem. Claro, esta informação não é retida do público. Você certamente pode encontrá-lo. Apenas faça sua pesquisa.

GUIA TRATAMENTO DAS ESMERALDAS
Esmeraldas

“Esmeraldas opacas do Brasil”, de Mauro Cateb . Licenciado sob CC By 2.0 .

Um sistema alternativo de classificação de clareza

Por que nem sempre a classificação da clareza é consistente para todos os tipos de pedras? Para as pedras que eu cortei, eu uso o meu próprio sistema de classificação de gemstone senso comum para clareza e cor.

Tem um conjunto de notas, cada uma com um significado único, para uso em todas as gemas, independentemente do tipo. Guia dos Tratamentos das Esmeraldas

Claro, eu também tenho pedras certificadas por gemologistas da GIA com graus de clareza GIA. Eu trabalho com eles nas solicitações de clientes ou joalheiros com quem faço negócios.

Alternativas de Pedras, para Esmeraldas Tratadas

Só para esclarecer, se você está recebendo a idéia, eu não recomendo comprar esmeraldas, tratadas ou não, você está correto. Na minha opinião, você pode comprar pedras preciosas de melhor qualidade pelo mesmo dinheiro.

Compre ao redor e você encontrará algumas alternativas de cor verde mais adequadas para jóias e realmente vale o que você vai pagar.

Desculpe, fãs de esmeralda. Eu raramente vejo esmeraldas de qualquer lugar que valha o dinheiro.

Guia dos Tratamentos das Esmeraldas-

Esmeraldas sintéticas

Pessoalmente, não gosto de cortar rugas sintéticas . No entanto, se você realmente quiser cortar esmeraldas, escolha esmeraldas sintéticas cultivadas hidrotermicamente .

Na verdade, eles são bons substitutos, especialmente quando se considera todos os corantes , óleos e outros tratamentos de esmeraldas que as esmeraldas naturais recebem.

Eu posso apenas ouvir as pessoas dizendo: “Não, me dê as gemas naturais injetadas de plástico, em vez das coisas cultivadas em laboratório ”.

Tsavorite

As granadas verdes da Tanzânia, tsavorites , não ficam muito grandes. O comércio consideraria uma pedra de 5 quilates muito grande, enquanto pedras de 1 quilate são bastante comuns.

No entanto, a sua cor rivaliza com a da esmeralda, e normalmente você pode achá-la limpa, áspera ou cortada. Geralmente, eles não recebem tratamentos.

Além disso, essas gemas podem igualar ou superar as esmeraldas em dureza . Desde que eles normalmente têm poucas inclusões e sem clivagem, eles são pedras de jóias mais duráveis ​​do que esmeraldas.

Pricewise, tsavorites caem no mesmo intervalo, mais ou menos, como esmeraldas, dependendo do mercado. No entanto, eles também têm uma esmeralda dispersão e brilho não pode igualar.

GUIA TRATAMENTO DAS ESMERALDAS
Esmeraldas

“Tsavorite Garnet”, 0,86 cts, corte livre, 4,1 mm x 5,3 mm, verde escuro médio rico. © Dan Stair Pedras Preciosas Personalizadas . Usado com permissão.

Granada Granulada de Hortelã

As granadas de menta da Merelani são uma das minhas favoritas. Normalmente, você não encontrará essas granadas grossas em tamanhos grandes.

No entanto, o áspero que corta uma gema limpa de 1 quilate é bastante comum. Embora esse verde menta não seja tão escuro quanto muitas cores esmeraldas, acho que é muito bonito.

Algumas pedras podem combinar com a dureza da Esmeralda e têm muito brilho. Essas gemas geralmente não recebem tratamentos.

Turmalina Cromada-Guia dos Tratamentos das Esmeraldas

Mais duro e mais durável que a esmeralda, você encontrará a turmalina cromada , áspera ou cortada, mais facilmente e por menos dinheiro do que a tsavorita e a esmeralda.

Se você está comprando duro, observe a cor. Essa variedade de turmalina pode ter uma saturação muito intensa , o que pode contribuir para uma gema verde muito escura.

Esteja ciente da diferença entre turmalinas cromadas e turmalinas verdes ou verdelitos (veja abaixo). Fornecedores inescrupulosos podem oferecer turmalinas verdes como a variedade mais cara de cromo.

Turmalina Verde

Eu vi uma quantidade razoável de material de turmalina verde que, embora não exatamente a cor cromo das esmeraldas, chegue muito perto ou melhor, na minha opinião.

Material do Afeganistão, em particular, é lindo e muito razoável em termos de dinheiro quando comparado a esmeraldas.

Diopside do cromo

A variedade de cromo verde do diopside tem uma dureza menor do que a esmeralda e um índice de refração (IR) de 1,67-1,72. Para aplicações de joias como anéis, não é difícil o bastante.

No entanto, deve funcionar bem para brincos e pingentes. Em tamanhos pequenos (1 a 2 gramas de material), você pode encontrá-lo com facilidade e baixo custo.

Esteja ciente de que pedras maiores tendem a ter uma cor mais escura. Essas gemas geralmente não recebem tratamentos.

Peridoto

Eu sei o que a maioria das pessoas pensa. Esmeralda e peridoto mostram diferentes tons de verde . No entanto, eu vi peridotos com cor de esmeralda e um brilho (1.69 RI e uma dispersão muito alta) que nenhuma esmeralda poderia igualar.

Embora não seja comum, eu cortei este material. Essas gemas geralmente não recebem tratamentos.

Conclusão

Se você ainda quiser comprar uma esmeralda, desejo-lhe boa sorte. No entanto, um pouco de educação sobre tratamentos e alternativas esmeralda também irá atendê-lo bem. Esteja ciente de como as classes de clareza do GIA funcionam.

Espero ter educado (ou assustado) um pouco. Pelo menos, você já ouviu falar de alguém com um ponto de vista diferente.

GUIA TRATAMENTO DAS ESMERALDAS
GUIA TRATAMENTO DAS ESMERALDAS