Tipos de Pedras Preciosas-[Método Gemologia Online]

 

Tipos de Pedras Preciosas-[Método Gemologia Online]

Por isso, a identificação de materiais lapidados exige a utilização de técnicas analíticas não destrutivas, algumas relativamente simples e outras mais sofistica-das,

Mas todas envolvendo uma série de equipamentos específicos e ainda pouco conhecidos do público em geral.

Curso de Identificação de Pedras Preciosas- Liberado

Neste capítulo são apresentadas as técnicas não destrutivas de identificação de gemas lapidadas utilizadas no Labogem/UFRGS.

Essas técnicas são as mesmas rotineiramente utilizadas na caracterização de materiais gemológicos em qualquer laboratório no mundo e que servem como base para a emissão de certificados de identificação desses materiais.

A caracterização de gemas inclui medidas de densidade e a determinação de suas propriedades ópticas com o uso de equipamentos como polariscópio, dicroscópio, refratômetro, filtros de absorção de cor, luz ultravioleta, lupas, microscópio gemológico e espectroscópio.

Essas técnicas fornecem resultados que permitem identificar se uma gema é natural ou sintética, ou se é um produto artificial fabricado para imitar uma gema.

Tipos de Pedras Preciosas-[Método Gemologia Online]

Ainda, o estudo de inclusões cristalinas e fluidas pode dar informações sobre a procedência de um material natural e sobre os processos geológicos envolvidos na sua cristalização.

Com o incremento das tecnologias envolvidas nos processos de síntese de gemas e de tratamentos de melhoria da qualidade desses materiais.

Pode ser necessária a utilização de algumas técnicas mais sofisticadas de análise, que serão descritas nos capítulos seguintes deste livro e que estão disponíveis em diferentes laboratórios da UFRGS.

Tipos de Pedras Preciosas-[Método Gemologia Online]

Para estudos de detalhe sobre procedência de gemas, alguns laboratórios utilizam uma técnica de análise química minimamente invasiva conhecida como LA-ICP-MS (Laser Ablation Inductively Coupled Plasma Mass Spectrome-try).

Nessa técnica, é extraída com raio laser uma amostra de dimensões micrométricas da cintura da pedra lapidada, que é vaporizada e analisada, deixando uma micro-cavidade só visível com lupa ou microscópio.

Curso de Gemologia Online