Gemologia Curso-[Método Gemologia Online]

Gemologia Curso-[Método Gemologia Online], conheça nesta matérias os conceitos básicos da Gemologia, para que você tenha base para identificar Pedras Preciosas de uma forma simples e segura.

Curso de Identificação de Pedras Preciosas- Liberado

CONCEITOS BÁSICOS

1. MINERALOGIA: É a ciência que trata das espécies inorgânicas chamadas minerais, que isoladamente ou formando rochas, constituem a crosta terrestre.

2. MINERAL: É um elemento ou composto químico com composição
definida, produto de reações inorgânicas, com estrutura interna regular e ocorrência natural no globo terrestre.

3. GEMOLOGIA: É a ciência, ramo da Mineralogia, que estuda as substâncias naturais denominadas gemas ou pedras preciosas.

4. GEMAS: São substâncias minerais e algumas de origem biológica, que apresentam qualidades de beleza, durabilidade e raridade.

Entre as gemas podemos encontrar algumas rochas como material ornamental, por exemplo: mármore, diorito, obsidiana e outras.

5. ESPÉCIE MINERAL: É toda amostra mineral independente, todo grão constituinte de uma rocha.

6. AGREGADO CRISTALINO: É a reunião de dois ou mais indivíduos minerais. Podem ser indivíduos da mesma espécie mineral (uniminerálicos) ou de espécies diferentes (pluriminerálicos).

Os agregados podem ser irregulares (rocha), sub-regular (drusas, geodos) e regular (geminados).

7. VARIEDADE MINERALÓGICA: As variedades mineralógicas ou gemológicas são indivíduos de uma espécie com diferenças na cor, na transparência, etc.

Gemologia Curso -[Método Gemologia Online]

8. CRISTAL: É um indivíduo de uma espécie mineral que possui uma forma geométrica externa definida consequência de uma estrutura atômica determinada.

9. CRISTALOGRAFIA: É ciência que estuda os cristais e as leis que regem seu crescimento, forma externa e estrutura interna.

Toda substância cristalina se organiza num dos sete sistemas cristalinos: cúbico, tetragonal, trigonal, hexagonal, ortorrômbico, monoclínico e triclínico.

10. HÁBITO CRISTALINO: É a forma característica e comum em que o mineral se cristaliza. (Ver ilustração)

11. CLASSIFICAÇÃO QUÍMICA: Os minerais podem ser classificados quimicamente em substâncias simples e compostas.

Gemologia Curso -[Método Gemologia Online]

As substâncias minerais simples são formadas pela cristalização de átomos da mesma natureza química, por exemplo, o ouro, o diamante, etc.,

Chamados elementos nativos. Os minerais compostos são aqueles formados por átomos diferentes. A classificação química deles está baseada na natureza química de seu radical aniônico.

Podem ser: sulfetos, sulfossais, óxidos, hidróxidos, haloides, carbonatos, nitratos, boratos, sulfatos e cromatos, fosfatos-arseniatos-vanadatos, tungstatos e molibdatos, silicatos.

A identificação do mineral pode, em alguns casos, obrigar o reconhecimento de um ou outro elemento químico que participa da formula do mineral.

Todos os testes químicos são destrutivos e, portanto, só se aplicam para os minerais brutos. Eles se dividem em testes pirognósticos, analises por via úmida (ataque químico) e técnicas
analíticas sofisticadas (difração e fluorescência de Raios X, absorção atômica, microssonda eletrônica,etc.).

Os testes mais usados pelos gemólogos são os pirognósticos. Os ensaios são feitos com pequenas lascas do mineral e os mais comuns são os seguintes:

Gemologia Curso –[Método Gemologia Online]

Curso de Gemologia Online