Uma Introdução à Gemologia

Curso de GemologiaUma Introdução à Gemologia


introdução à gemologia - joalheiros
“Controle de qualidade” de Lars Plougmann . Licenciado em CC By-SA 2.0 .

Gemologia é o estudo científico de pedras preciosas.

Embora possa haver investidores e colecionadores que só estão interessados ​​no valor monetário das gemas, eles precisarão de uma abordagem científica quando chegar a hora de distinguir uma pedra preciosa de outra.

Leia também:

Como Identificar Pedras Brasileiras

Pedra Esmeralda

Pedra Coral

Pedra Topázio

O que é Lapidação

Links sobre Gemologia

Quem procurarão?

Gemólogos. Analisar os diferentes tipos de gemólogos e o que eles farão será uma boa introdução à gemologia, tanto para colecionadores quanto para curiosos sobre carreiras em gemologia .

Jóias e Ourivesarias

Os joalheiros precisam entender gemologia para responder as perguntas dos seus clientes e identificar as gemas trazidas para eles.

Goldsmiths (e outros trabalhadores do metal) precisam de conhecimento específico sobre as características físicas das gemas para criar configurações apropriadas.

Por exemplo, uma configuração que seria ideal para um diamante poderia danificar um opala , e a quantidade de pressão usada para definir os dentes em uma  granada  poderia quebrar um  tanzanito .

Algumas gemas podem suportar o calor do trabalho de reparação envolvendo solda de alta temperatura.

Se os trabalhadores do metal tomarem precauções, podem deixá-los em suas configurações. Outras gemas são tão sensíveis ao calor que elas precisariam removê-las.

Lapidários

Lapidários, ou cortadores de gemas, também precisam de conhecimento especial. As técnicas adequadas de corte e polimento variam de gema a gema.

O que funcionaria bem para uma pedra preciosa seria uma perda de tempo ou mesmo desastroso em outra jóia. Faceting e gerenciamento de cor de pedras preciosas andam de mãos dadas.

Como os cortadores orientam o áspero podem impactar bastante a aparência da gema acabada. O estilo de corte também faz parte do gerenciamento de cores.

"Lapidary Lessons" de Naomi King está licenciado sob CC By 2.0
“Lapidary Lessons” de Naomi King . Licenciado em CC por 2.0 .

escolha do corte pode iluminar ou escurecer uma gema, o que afetará consideravelmente a aparência eo valor da pedra. A forma, o número e a localização das facetas influenciam o brilho da gema.

Lapidaries muito escolher ângulos para corte de facetas com cuidado. Eles devem considerar todos esses fatores para minimizar a quantidade de gemstone em bruto sacrificado para criar uma bela jóia com facetas.

Os cientistas

Embora cientistas com graus em geologia, química e até física façam o menor grupo de gemólogos, eles são influentes.

A medida sistemática e o registro das propriedades físicas e ópticas usadas para identificar gemas é um processo científico bem estabelecido, mas contínuo.

Durante séculos, o lapidário estava na melhor posição para reconhecer as diferenças em gemas com aparências semelhantes.

O processo de facetas ofereceu uma perspectiva sobre pedras preciosas que nenhum outro gemólogo tinha.

Muitas inclusões , materiais presos dentro de pedras preciosas e características físicas, como a dureza , foram facilmente aparentes ao cortar e polir uma gema.

Os cientistas continuam a aumentar esse conhecimento desenvolvendo novas técnicas de teste e pesquisando novas pedras preciosas descobertas na natureza esintetizado no laboratório.

"<yoastmark
Bem conhecido por inclusões, âmbar pode ter materiais como o pólen antigo, insetos e outros detritos orgânicos presos dentro dele. “Amber” de Upupa4me . Licenciado em CC By-SA 2.0 .

Identificação de pedras preciosas

A identificação da gema é o coração da gemologia. Por exemplo, alguns rubis e granadas são impossíveis de distinguir por observação, mas suas propriedades físicas diferem consideravelmente.

cristalografia de granito e granada varia muito. Embora as formas visíveis das pedras individuais possam variar, as estruturas cristalinas dessas gemas no nível atômico são distintas.

As granadas se formam no sistema cúbico, enquanto os rubis se formam no sistema hexagonal.

"Garnet" de Andrew Gustar está licenciado sob CC By-ND 2.0
“Garnet” de Andrew Gustar . Licenciado em CC By-ND 2.0 .

As técnicas de mineralização também são usadas para ajudar a identificar gemas. Testes de raspagem, em que várias substâncias são usadas para raspar uma gema desconhecida, determinar a dureza.

A reação de uma gema ao ácido e até ao calor pode produzir pistas importantes para sua identidade. Claro, esses testes destrutivos não são apropriados para gemas cortadas.

Os cientistas também desenvolveram testes não destrutivos para identificar gemas. Eles projetaram instrumentos para medir as propriedades físicas e ópticas das gemas sem danificá-las.

Hoje, mesmo as pessoas sem treinamento científico extensivo ou equipamento de laboratório caro podem usar esses métodos para identificação de gema.

Começando na Gemologia

Se você está interessado em aprender sobre gemas, primeiro, aprenda como elas são categorizadas e os termos usados ​​para descrevê-las. Em seguida, estude suas propriedades físicas e ópticas. Com este pano de fundo, você pode começar a aprender como identificar gemas .

Claro, existem muitas estradas laterais para viajar enquanto estuda gemologia. Talvez você fique fascinado com gemas fenomenais ou com inclusões encontradas em gemas naturais .

As pessoas interessadas em coleções de pedras preciosas também podem se interessar em aprender a cortar gemas e fazer jóias .

Se o seu interesse é casual ou profissional, o mundo das pedras preciosas irá surpreender você. Então, explore-o da sua mesa ou deixe suas mãos sujas em uma escavação!

Esta é apenas uma breve introdução à gemologia. Se você quiser buscar gemologia seriamente, a International Gem Society oferece um programa de certificação de gemologia baseado na internet .

O olho de tigre é uma variedade de quartzo que muitas vezes exibe caridade, um brilho sedoso e às vezes o fenômeno conhecido como "olho de gato". "O olho do tigre" por Randen Pederson é licenciado sob CC By 2.0