Como Identificar Esmeraldas Sintéticas das Naturais

Como Identificar Esmeraldas Sintéticas das Naturais

 

Identificando Esmeraldas Sintéticas x Naturais. As Esmeraldas Sintéticas foram cultivadas em laboratório e têm a mesma composição química que as esmeraldas naturais.

Estas são esmeraldas reais, mas custam muito menos devido ao processo de fabricação mais barato. Se você suspeita que alguém está tentando vender uma Esmeralda Sintética por um alto preço , experimente os seguintes testes.

OS PRIMEIROS PASSOS

Para um teste definitivo, continue no próximo passo para começar a usar filtros de esmeralda.

Se você não deseja comprar filtros, vá para os outros testes. Isso ainda requer algumas ferramentas, pois as esmeraldas sintéticas são muito difíceis de identificar por olho.

USANDO FILTROS

 

TESTES COM FILTRO HANNEMAN

Olhe em linha para um filtro de Chelsea, um filtro de esmeralda sintética e um filtro de suporte esmeralda sintético. Estes dois últimos são vendidos como “filtros Hanneman” e podem estar disponíveis em um par. Todos os três filtros juntos podem custar US $ 60 ou mais, portanto, isso pode não valer a pena por uma única pedra.

Leia também:

Como Identificar Pedras Brasileiras

Pedra Esmeralda

Pedra Coral

Pedra Topázio

O que é Lapidação

Links sobre Gemologia

Em alguns casos, você também precisará de uma lupa de joalheiro para examinar a esmeralda de perto. Isso não é necessário para a maioria das esmeraldas.

 

FILTRO CHELSEA

Olhe através de um filtro Chelsea. Para começar, examine a esmeralda através do filtro Chelsea:

Coloque a esmeralda sob uma fonte de luz forte e incandescente em um fundo plano e branco. (Luzes fluorescentes podem alterar os resultados.)

Cubra qualquer metal ou outras pedras em anexo com um tecido para evitar cores refletidas.

Mantenha o filtro Chelsea próximo ao seu olho e observe a cor da pedra vista através do filtro, a cerca de 10 polegadas (25 cm) de distância ou um pouco mais perto.

Se o esmeralda parece vermelho ou rosa através do filtro Chelsea, continue para o próximo passo para testá-lo através do filtro sintético.

Se o esmeralda parecer verde através do filtro Chelsea, vá até a etapa de filtro de suporte.

Se o esmeralda parece vermelho-púrpura, é sintético. Confirme as cores limítrofes olhando através de ambos os outros filtros (sintéticos e de suporte) – se parecer esverdeado através de ambos, é sintético. Se parece esverdeado através de sintético, mas avermelhado através do suporte, é natural.

 

 

Acompanhe com um filtro sintético.

Se o esmeralda parecia vermelho ou rosa através do filtro Chelsea, ele contém cromo. As esmeraldas naturais e sintéticas podem conter cromo, de modo a estreitá-la com o filtro sintético de um kit de teste esmeralda:

Mova a esmeralda a várias centímetros de distância da fonte de luz, e veja-a através do filtro sintético.

Se parecer vermelho ou rosa de novo, a gema é uma esmeralda sintética de fluxo.

Se parecer esverdeado desta vez, é uma esmeralda natural, provavelmente colombiana ou russa.

 

 

Veja a gema através de um filtro de suporte em vez disso. 

 

Isso só é útil se a gema fosse verde através do filtro Chelsea. Siga estes passos:

Mova a esmeralda a várias centímetros de distância da fonte de luz e, em seguida, veja através do filtro de suporte.

Se a esmeralda parecer azul-verde, lilás ou rosa, é uma esmeralda sintética hidrotermal.

Se a esmeralda ainda parece esverdeada (mas não azul-verde), continue para o próximo passo.

 

 

Examine a esmeralda através de uma lupa.

Se a esmeralda apareceu verde através do filtro Chelsea e através do filtro de suporte, pode ser natural ou sintética. Felizmente, as esmeraldas sintéticas que combinam com essa descrição tendem a parecer bastante diferentes das esmeraldas naturais. Examine a esmeralda através de uma lupa de jóias triplas 10x:

Se é claro e quase totalmente livre de inclusões, é quase certamente uma esmeralda sintética, hidrotérmica.

Se a ampliação revelar muitas pequenas falhas (cristais, agulhas, mechas e assim por diante), a pedra preciosa é uma esmeralda natural que contém vanádio e / ou ferro, como as minadas na Zâmbia, no Brasil e na Índia.

OUTROS TESTES

 

 

Examine as inclusões.

As primeiras esmeraldas sintéticas tiveram poucas inclusões, em comparação com as pequenas falhas encontradas nas esmeraldas naturais.  Técnicas posteriores produziram mais inclusões, mas alguns tipos de inclusões só aparecem em esmeraldas naturais. Procure por estes sob um microscópio de gemas, se possível, ou através de uma lupa de joalheiro:

Se você vê um “bolso” na gema que contém bolhas de gás e cristais, você tem uma esmeralda natural.

Isto é chamado de “inclusão em três fases”.

Certos cristais só aparecem em esmeraldas naturais: fibras de actinolito verde de bambu, flocos de mica ou cubos de cristal de pirita.

 

 

Brilhe uma luz negra na esmeralda.

Para este teste, você precisará de uma “luz longa” onda longa – o tipo mais barato, mais amplamente disponível. Coloque sua esmeralda em um quarto escuro ou escuro. Brilhe a luz negra para a gema e veja a cor da fluorescência:

Amarelo, verde azeitona ou fluorescência vermelha brilhante é um sinal seguro de uma esmeralda sintética. [25] [26]

Sem fluorescência, a esmeralda provavelmente é natural, mas isso não é garantido. Existe um tipo de esmeralda sintética sem fluorescência.

A fluorescência vermelha vermelha ou laranja-vermelha pode ser natural ou sintética.

DICAS

Um refratômetro de gema é uma excelente ferramenta para identificar gemas, mas pode ser caro e difícil de usar sem treinamento. Se você é capaz de usar um, verifique se a pedra preciosa tem um índice de refração de 1,565 a 1,602, o alcance para esmeraldas naturais.

Verifique também a birrefringência (dupla refração), que deve ser próxima de 0,006. As esmeraldas sintéticas podem ter uma birrefringência em torno de 0,006 ou consideravelmente mais baixas, e tendem a ter um índice de refração em torno de 1,561 a 1,564, mas podem chegar a 1,579.

Se os resultados estão bem fora desses intervalos, a pedra provavelmente é falsa.

Termos que parecem países de origem (“colombiano”, “brasileiro”) podem referir-se à aparência da pedra. Cada região tende a produzir esmeraldas de uma determinada cor, e empresta seu nome a esmeraldas que combinam com essa descrição.

Esta é apenas uma regra de ouro, uma vez que existe uma grande variação em cada região.

AVISOS

Esmeraldas são difíceis de arranhar, mas quebradiço o suficiente para quebrar se esmagado. Um martelo não é uma boa prova.

 

Curso de Gemologia