Uma introdução à identificação de gema
As pessoas muitas vezes me perguntam sobre a identificação de gema. Mais especificamente, eles me pedem para identificar suas gemas.
Alguns pensam que posso fazer isso simplesmente olhando as pedras preciosas. Às vezes, posso. No entanto, identificar gemas raramente é tão fácil.
Na maioria dos casos, anexar o nome correto a uma gema requer trabalho de detetive.
A identificação de gema envolve encontrar pistas e eliminar as possibilidades. Que tipo de indícios? As propriedades ópticas e físicas da gema.
Cada vez que eu medir ou observar uma dessas propriedades, o “pool suspeito” de gemas possíveis fica menor. Eu continuo reunindo mais informações até ter um conjunto de propriedades que só podem pertencer a uma pedra preciosa.
Identificação de uma Gema: O caso de uma Gema Vermelha
Digamos que alguém me peça para identificar uma pedra vermelha. (“Isso é um rubi ?” É a forma que a pergunta geralmente leva).
Agora, eu deveria saber um rubi quando vejo um, certo?
Bem, às vezes eu posso ter certeza de se é um rubi ou não apenas por uma rápida observação. No entanto, não posso dizer se é natural ou sintético sem uma análise mais detalhada.
Leia também:
Como são Fabricadas as Gemas Sintéticas
Como Identificar Esmeraldas Naturais das Sintéticas
Como Identificar uma Esmeralda Natural
Identificação de Pedras Lapidadas
Quartzo de Ametista criado em Laboratório
Gemas Simuladas X Gemas Sintéticas
Curso de Gemologia Online 2021
A maior Pedra Preciosa já encontrada
Mesmo que eu tenha certeza de que A gema é um rubi, eu ainda ficaria relutante em dizer isso depois de um rápido olhar.
Eu sei que existem centenas de minerais que foram cortados como pedras preciosas para jóias . A maioria deles pode ser vermelha.
Às vezes, essa é a sua cor primária, às vezes é uma raridade, mas a cor sozinha não me diz nada. Se a gema é transparente, isso corta a lista pela metade. Isso ajuda alguns, mas ainda há muitas possibilidades.
Para identificar esta pedra vermelha, vou precisar de algo mais útil do que a cor e a transparência .
As informações mais úteis que posso ter são as propriedades conhecidas como índice de refracção e gravidade específica .
Se eu conheço um desses, a lista de gemas que poderia ter essa propriedade é imediatamente reduzida para uma dúzia ou duas. Se eu conheço estes dois, a lista pode ter menos de 10 gemas possíveis.
Uma vez que reduzi a lista de suspeitos até uma dúzia ou mais, o próximo conjunto de propriedades que provavelmente identificarei depende das possibilidades que ainda existem.
As escolhas que eu incluo incluem análise espectroscópica , dupla refração , sinal óptico , pleocroísmo e reação à luz ultravioleta .
A informação que eu coleciono depende de quais propriedades melhoriam as possibilidades restantes. Por exemplo, com uma gema vermelha, eu posso escolher aprender seu sinal óptico. Com outra pedra, posso optar por determinar a reação da gema ao ultravioleta.
Tal é a ciência da gemologia. Ao tomar medidas suficientes, posso começar com uma lista de centenas de minerais possíveis e, espero, eliminar sistematicamente as possibilidades para um.
Identificar gemas é uma Arte?
A determinação final é feita por observação humana, combinada com conhecimento e experiência, em vez de medidas tomadas com instrumentos de precisão.
Isto é especialmente verdadeiro quando se trata de separar gemas naturais e sintéticas. As propriedades físicas e ópticas mensuráveis de um rubi sintético serão idênticas às da sua contraparte natural.
Distinguir pedras naturais e sintéticas implica observar inclusões em gemas através de um microscópio . Em alguns casos, isso é simples e direto.
Em outros casos, isso requer julgamento baseado na experiência. Detalhes microscópicos podem ser sutis!
Pouco conhecimento pode ser perigoso: aprendendo mais sobre a identificação de gem
Se você é um gemólogo novato, espero que tenha aprendido duas coisas desta breve introdução. Primeiro, o procedimento básico para a identificação de gema envolve verificar as propriedades de uma gema e reduzir sua lista de suspeitos para uma. Em segundo lugar, e o mais importante, um pouco de conhecimento pode ser perigoso.
Aprender a gemologia é um esforço que vale a pena. No entanto, não faça uma decisão cara sobre uma pedra preciosa com base em conhecimento limitado.
Se você é um estudante de gemologia ou um comprador de pedras preciosas, você deve sempre ser cauteloso sobre quem você confia para a identificação de gema.
A maioria dos joalheiros tem experiência limitada com pedras coloridas. Se eles têm um diploma de graduação em Gemologia, isso significa que eles estão bem treinados em metodologia e uso de instrumentos.
No entanto, seu treinamento cobre apenas 100 ou mais gemas que são mais prováveis de aparecer em jóias.
Embora eles possam identificar as gemas mais comuns, ocasionalmente se deparam com minerais fora do alcance de sua experiência e materiais de referência.
Aprender mais sobre Identificação de Pedras
Você pode estudar gemologia em uma faculdade ou universidade.
Claro, isso provavelmente será muito caro e exigirá um compromisso de agendamento significativo. Se você tem o interesse, mas não o tempo ou o dinheiro, considere se inscrever no Programa Internacional de Certificação da Sociedade Gem .
Todas as informações que você precisa estão disponíveis on-line no site do IGS . Você pode prosseguir no seu próprio ritmo sem pressão e fazer os exames quantas vezes você precisar.