Gemas Simuladas X Gemas Sintéticas

Qual a diferença entre Gemas Simuladas e Gemas sintéticas

Gemas Simuladas X Gemas Sintéticas quando falamos de Pedras Preciosas falsas no negócio de gemas, sempre distinguimos entre gemas sintéticas e aquelas que são simuladas .

Uma Gema Simulada tem uma aparência semelhante à de uma Pedra Preciosa Natural, mas tem diferentes propriedades ópticas, físicas e químicas. Zircônia cúbica e Moissanite são exemplos de simuladores de Diamante bem conhecidos.

Gemas Simuladas e Gemas sintéticas
Gemas Simuladas e Gemas sintéticas

 

 

 

 

Um gemólogo treinado com os instrumentos certos pode facilmente separar simuladores das gemas naturais que eles simulam. Por exemplo, o Moissanite compartilha muitas propriedades ópticas com diamantes genuínos , até mesmo testadores térmicos tolos.

Gemas Simuladas X Gemas Sintéticas

Mas o Moissanite é duplamente refrativo,enquanto o diamante genuíno é individualmente refrativo, e um gemólogo pode dizer a diferença somente por inspeção visual.

Gemas Simuladas e Gemas sintéticas
Gemas Simuladas e Gemas sintéticas

 

 

O que é Moissanite e Zircônia Cúbica

Zircônia cúbica e Moissanite são materiais criados em laboratório, mas um simulante também pode ser uma Pedra Preciosa Natural.

O Zircão natural é branco foi utilizado como simulador de diamante, por exemplo; e alguns dos mais importantes rubis do mundo acabaram por ser espinélio natural .

Leia também:

Pedras Preciosas Brasileiras

Quartzo seus Dados Técnicos

Processo de fusão de chamas

Introdução a Gemologia

Como são Fabricadas as Gemas Sintéticas

Como Identificar Esmeraldas Naturais das Sintéticas

 

Uma verdadeira joia pode ser considerada uma falsificação se for apresentada como outra coisa, geralmente um material de gema mais caro.

Uma Pedra Preciosa Sintética, por outro lado, é uma pedra preciosa criada em laboratório que tem essencialmente a mesma aparência e propriedades ópticas, físicas e químicas como o material natural (se existe um material natural idêntico).

Diamante Sintético

Então, um diamante sintético é um diamante real. O Moissanite sintético, ao contrário, é apenas um simulador de diamante; é, contudo, Moissanite real (embora o moissage natural exista em quantidades mínimas).

Gemas Simuladas e Gemas sintéticas
Gemas Simuladas e Gemas sintéticas

Uma vez que o Moissanite sintético é realmente bastante caro, os simuladores de Moissanite começaram a aparecer no mercado.

É possível que uma pedra preciosa seja sintética e um simulante. Um espinélio cultivado em laboratório passou como safira natural , é um espinélio sintético e um simulador de safira.

Um simulante, por definição, destina-se a dar a aparência de uma pedra preciosa natural . A intenção nem sempre é fraudulenta, é claro; zircônia cúbica e moissanite quase sempre são vendidos sob seus próprios nomes.

O objetivo é fornecer uma pedra preciosa de baixo custo que exiba brilho e fogo um pouco semelhante ao diamante.

A venda desses simuladores é um negócio perfeitamente respeitável, desde que as gemas sejam identificadas corretamente.

Gemas Sintéticas

A maioria dos negócios em material de gemas sintéticas também é inteiramente respeitável. A safira sintética, por exemplo, é usada para peças mecânicas (tubos, varetas, rolamentos e outras peças usinadas), cristais e janelas de relógios resistentes a riscos para equipamentos ópticos e naves espaciais, bem como para laser.

Gemas Simuladas e Gemas sintéticas
Gemas Simuladas e Gemas sintéticas

 

 

 

 

Naturalmente, existe um mercado para jóias de menor custo feito com gemas sintéticas. Algumas pessoas preferem ter um anel com uma safira sintética exibindo a mesma dureza, brilho e brilho como uma safira natural , ao invés de comprar um anel com uma pedra preciosa natural menor pelo mesmo preço.

Safiras Sintéticas

Também é possível produzir safiras sintéticas em cores não vistas na natureza, que aparentemente são de interesse para alguns compradores.

Gemas Simuladas e Gemas sintéticas
Gemas Simuladas e Gemas Sintéticas

É justo dizer que a presença de sintéticos e simulantes no mercado não prejudicou o mercado de gemas naturais genuínas. Sintéticos nos lembram que as pedras naturais são produtos incrivelmente raros e incomuns da natureza.

Para o especialista em gemologia, os sintéticos traem sua origem artificial – eles não têm nenhuma das inclusões naturais que são as impressões digitais de pedras naturais. Em um sentido, as pedras sintéticas são perfeitas demais; eles carecem de imperfeições naturais.

No entanto, eles têm suas próprias imperfeições – eles têm linhas de crescimento curvas que mostram como os cristais formados em camadas no laboratório.

O que sempre acrescentamos a estas matérias que nada contra os Simulados ou sintéticos desde que seja comercializado com o próprio nome, e não como Pedras Preciosas naturais.

 

Curso de Gemologia