FILTROS CHELSEA

 

Verificação simplificada de Pedras Coloridas

COMO TRABALHA O FILTROS CHELSEA

1.- Filtros Chelsea, ajuda na distinção de Esmeraldas
O filtro de cores Chelsea, também conhecido como Filtro de Esmeraldas, foi originalmente desenhado para distinção de esmeraldas puras das imitações ou simulações.

As esmeraldas transmitem uma profunda luz vermelha e absorvem luz na área amarelo-esverdeada.

O filtro Chelsea é a equivalência das duas cores filtradas que tem sido cuidadosamente selecionada para transmitir apenas a luz vermelha intensa e a luz amarelo-esverdeada.

Curso de Identificação de Pedras Preciosas- Liberado

Quando as pedras verdes são fortemente iluminadas e olhadas através do filtro, a maioria das esmeraldas aparecem distintamente rosa amareladas para vermelho, (dependendo da profundidade da cor da pedra).

Entretanto, imitações de esmeraldas, tais como:
vidro verde, esmeraldas soudé, green garnettopped doublets e a maioria das turmalinas verdes, aparecem como verde escuro quando iluminadas.

COMO ANALISAR

A aparência de uma esmeralda rosa/ vermelha quando vista através do filtro é devido ao seu elemento colorido – o cromo, que está ausente de todas as pedras parecidas com esmeraldas.

As principais exceções sendo demantoid gamet e algumas turmalinas verdes cromadas, que podem aparecer rosas através do filtro.

E também a ser observado que algumas esmeraldas puras, particularmente as originárias da África do Sul, podem falhar a exibir rosa através do filtro por que sua característica de cor cromada é inibida pela presença de óxidos de ferro.

Quando as esmeraldas sintéticas apareceram no mercado, o filtro Chelsea ficou menos eficaz como teste das esmeraldas naturais por que as pedras sintéticas também continham cromo e apareciam vermelhas através do filtro.

TREINAR SEMPRE…

Entretanto um olho treinado observará que estas pedras sintéticas apresentarão um vermelho muito mais forte através do filtro que as pedras naturais pelo seu excesso de cromo.

Somando-se às esmeraldas há outras gemas, como rubi e espinélio vermelho, que devem sua cor ao cromo e também aparecem vermelhos através do filtro (as sintéticas dessas gemas comumente apresentam um vermelho mais brilhante que as gemas naturais ).

II.- Para detectar gemas sintéticas coloridas por cobalto.

O filtro Chelsea também pode ser usado para detectar gemas sintéticas coloridas por cobalto porque estas também aparecem rosa através do filtro.

(Fora um raro espinélio natural azul e um muito raro cobalto-caleita, nenhuma pedra natural contém cobalto).

Como detector de cobalto nas pedras sintéticas, o filtro Chelsea pode distinguir água-marinha, safira e zircônia azul do espinélio azul sintético vidro de cobalto azul e quartzo sintético de cobalto azul. ( que aparecem rosa ).

Os espinélios sintéticos verdes escuros (também coloridos por cobalto) aparecem rosa através do filtro, o que os diferenciam da maioria das turmalinas verdes.

USANDO O FILTRO CHELSEA

l.- Selecione uma forte luz branca ( preferencialmente uma lâmpada de filamentos).

2.- Posicione a pedra abaixo da luz.
Atenção: As pedras nunca devem ficar mais que um minuto, já que algumas podem danificar pelo calor do foco proveniente da lançada de alta intensidade.

3.- Segure o filtro perto do olho e inspecione a gema pelos sinais de cor rosa ou vermelha, enquanto observa a intensidade da cor.

Confira os resultados pelas anotações precedentes.