Espectroscópio

O QUE É UM ESPECTROSCÓPIO?

 O que é um Espectroscópio? é um equipamento útil é talvez a ferramenta mais importante em gemologia, embora os estudantes da GIA geralmente tenham uma exposição limitada ao seu uso. 

Curso de Identificação de Pedras Preciosas- Liberado

O espectroscópio quebra a luz que é transmitida de uma pedra preciosa para suas cores espectrais, o que permite ao gemologista ver os vários comprimentos de onda que estão sendo absorvidos pela pedra preciosa. 

Permitindo assim que o gemologista saiba quais elementos estão contidos na gema que estão causando a absorção. Fazendo desta uma das ferramentas mais importantes na identificação de gemas.

 

Como funciona ?

 Elementos dentro de uma pedra preciosa absorverão certos níveis de energia. E a luz é energia. Portanto, certos elementos em uma pedra preciosa absorvem certas cores de luz com base no nível de energia que estão absorvendo. 

O espectroscópio nos permite ver qual cor de luz, ou energia, está sendo absorvida, permitindo-nos saber quais elementos estão em uma pedra preciosa. Isso, por sua vez, nos permite saber mais sobre a pedra preciosa, ou seja … identificação, de onde veio, o que faz com que tenha cor, etc ….

Quando você olha através de um espectroscópio, você verá linhas ou bandas ausentes das cores. É aqui que os elementos dentro da pedra absorveram esse nível de energia ou luz, deixando-nos saber que o elemento existe dentro da pedra. Aqui está um exemplo do espectro de absorção do zircão :

Os comprimentos de onda da luz são medidos em nanômetros. Abreviado nm. Esses números são aplicados à escala do espectro como um guia para mostrar quais comprimentos de onda estão sendo absorvidos.

Deve-se notar que os gemologistas devem aprender a usar o espectroscópio sem ter esses números necessários. Como a maioria dos espectroscópios manuais não terá essas escalas visíveis através da unidade.

Então, saiba onde estão os números, mas aprenda a usar seu espectroscópio sem a necessidade de tê-los visíveis.

 

Você pode ver que os elementos contidos são muito diferentes. Você também pode ver porque você pode identificar muitas gemas com nada mais do que um espectroscópio baseado nos elementos contidos nelas.

Qual é a história por trás do espectroscópio ?: 

Existem dois tipos de espectroscópio. O prisma e a grade de difração.

 O espectroscópio de prisma é composto de três prismas de vidro de grau ótico em contato óptico entre si, como mostrado abaixo, e o espectroscópio de grade de difração usa uma placa de difração para romper o feixe de luz. Aqui está como os dois tipos funcionam:

Espectroscópio de Prisma

 

O espectroscópio de prisma vai apertar a extremidade vermelha do espectro, dificultando a visualização de algumas das linhas de absorção nesse fim. No entanto, os modelos de prisma normalmente terão um controle de deslizamento de foco e um controle de fenda de luz que permite ajustes na quantidade de luz que entra na unidade.

Espectroscópio de Difração Grating

A unidade de grade de difração mostrará um espectro uniforme através da faixa de entrada. Tornar o final vermelho do espectro muito mais fácil de ler do que o prisma.

Existem muitos modelos do espectroscópio disponíveis. A partir da versão de mão, como mostrado no topo desta página, que é um modelo de grade de difração de mão.

Para os modelos de mesa de grandes dimensões com escalas iluminadas que você pode ver através do orifício de visão. A maioria dos gemólogos deve aprender com um modelo de mão sem a escala … então você será capaz de usá-lo no campo sem a necessidade do modelo caro que você não pode carregar.