COMO SÃO CULTIVADOS OS QUARTZOS DE AMETISTA EM LABORATÓRIOS

Quartzo de ametista criado em laboratório, hoje mais do que nunca esta linda cor faz muitos de nós apaixonados pela sua cor  e nuances, e com o avanço das tecnologias, laboratórios químicos se transformaram em produtos de Ametistas e outras Gemas tão famosas.
Quartzo de ametista criado em laboratório
Quartzo de ametista criado em laboratório

COR: Ametista é a variedade roxa do mineral Quartzo

COMPOSIÇÃO QUÍMICA:  SiO2 (silicato)

GRAVIDADE ESPECÍFICA: 2.65

ÍNDICE REFRACTIVO: 1.544 – 1.553

DUREZA: 7

TEMPERATURA DE CULTIVO : 350-360 C

 

 

PROPRIEDADES : 

Ametista e outras variedades de quartzo sintético cultivadas em laboratório encontraram caminho para jóias depois de serem desenvolvidas para aplicações industriais.

O primeiro Quartzo de ametista criado em laboratório, apareceu em laboratórios na década de 1890. Não foi até a Segunda Guerra Mundial que o quartzo sintético estava amplamente disponível comercialmente. O Laboratório criou o Quartzo Ametista que  tem as mesmas propriedades químicas que a ametista real.

Quartzo de ametista criado em laboratório
Quartzo de ametista criado em laboratório

TRATAMENTO: 

O Quartzo hidrotermal, também conhecido como quartzo “cultivado” ou sintético, é cultivado em um aparelho chamado autoclave. Esta “panela de pressão” é capaz de produzir uma pressão interna de 21.000 psi (libras por polegada quadrada) e níveis muito altos de calor.

O vapor super aquecido é um solvente para o dióxido de silício. Uma solução supersaturada pode ser criada na autoclave a partir da qual cristais de quartzo podem ser cultivados em placas de semente adequadas.

SUA FABRICAÇÃO

A sílica triturada é colocada no fundo da autoclave para funcionar como o material de origem para cristais em breve. As fatias de quartzo são penduradas na parte superior do dispositivo para atuar como placas de semente.

Leia também:

Pedras Preciosas Brasileiras

Quartzo seus Dados Técnicos

Processo de fusão de chamas

Introdução a Gemologia

Como são Fabricadas as Gemas Sintéticas

Como Identificar Esmeraldas Naturais das Sintéticas

A autoclave é preenchida até cerca de 85% com uma água um tanto alcalina que possui 1% adicionado de hidróxido de sódio. Isso aumenta a solvência da água para o quartzo.

A autoclave é aquecida e à medida que a temperatura aumenta, vários processos se desenrolam. A sílica triturada no fundo da autoclave se dissolve e a água, com o vapor superaquecido, começa a subir.

Quartzo de ametista criado em laboratório
Quartzo de ametista criado em laboratório

A temperatura na região superior da câmara é de cerca de 400C  inferior à da base e quando a solução de sílica atinge essa área, ela supersaturiza e cristaliza nas placas de semente. O cristal até 50mm x 150mm pode ser cultivado em 3 a 4 semanas.

Os cristais maiores são criados usando essas peças de primeira geração como as placas de sementes em uma segunda ou terceira corrida. . Os cristais maiores são criados usando essas peças de primeira geração como as placas de sementes em uma segunda ou terceira etapas da fabricação.

USO: anéis, colares, brincos, pulseiras, pingentes e qualquer outra joia

O Quartzo Ametista também é conhecido como Ametista Sintética , pois é a humanidade mais próxima que tem que imitar a Ametista Natural. O Quartzo Ametista que fornecemos aqui tem as mesmas propriedades químicas que a verdadeira ametista.

Quartzo de ametista criado em laboratório
Quartzo de ametista criado em laboratório

 

 

 

SEUS BENEFÍCIOS

Os benefícios do uso de jóias com o laboratório criou pedras de ametista são

  • O Quartzo Ametista  ajuda na estabilidade, coragem e força interior
  • O Quartzo Ametista ajuda na sinceridade e uma disposição calma
  • O Quartzo Ametista ajuda na prevenção da embriaguez e pode ajudar no tratamento de vícios
  • O Quartzo Ametista pode ajudar a curar dores de cabeça, insônia e artrite

Curso de Gemologia