TRATAMENTO TÉRMICO NAS PEDRAS PRECIOSAS.

OS METAIS E AS CORES DAS GEMAS

A maior parte das gemas seria incolor se elas fossem
quimicamente puras.

O Diamante C;

O Coríndon Al2O3 ;

O Berilo Be3Al2(SiO3)6;
O Topázio Al2(F,OH)2SiO4;
O Crisoberilo BeAl2O4;

O Quartzo, SiO2;

O Zircão Zr SiO4 emuitas outras gemas, se tivessem somente os átomos constantes de suas fórmulas químicas seriam inteiramente incolores.

Curso de Identificação de Pedras Preciosas- Liberado

Os minerais citados que não tem uma cor própria, características, são denominadas alocromático se distinguem-se dos minerais ditos idiocromáticos ou minerais de uma cor única, nos quais a cor está condicionada a um elemento que forma parte essencial de sua estrutura.

Citam-se minerais idiocromáticos os relacionados a seguir onde se vêem o nome do mineral-gema,
a cor com a qual se apresentam, a composição química e o metal responsável pela cor que é um elemento essencial da fórmula química.

 

 

TRATAMENTO QUARTZO E AMETISTA

O tratamento térmico do quartzo ametista ou ametistino deve ser feito sob condições cuidadosamente controladas ,porque, do contrário, não se consegue a cor desejada. O mesmo deve ser dito em relação ao topázio.

Os cristais de topázio de cores castanho-amareladas de Ouro Preto, Minas Gerais, têm a propriedade de se tornarem róseos quando aquecidos cuidadosamente entre 300 a 450°.

A cor rósea resultante do aquecimento parece estar ligada ao óxido crômico, elemento que ocorre nele em traços.

Aparentemente, o tratamento térmico faz com que o íon crômico ocupe sua posição no retículo e assim exerça influência na absorção da luz, o que não era conseguido antes quando se encontrava distribuído de forma coloidal no cristal original.

TRATAMENTO DO ZIRCÃO

As mudanças de cor no zircão sob a influência do calor são ainda mais complicadas e intrigantes.

No caso do zircão não é somente a natureza do material original e o grau de aquecimento que devem ser levado sem consideração, mas também a natureza oxidante ou redutora da atmosfera onde se encontramos cristais que estão sendo tratados.

Se os cristais de zircão e seixos rolados são aquecidos em cadinhos perfurados que permitem o acesso de
ar isto é, em uma atmosfera oxidante–a uma temperatura de 900°C, aparecerá a cor amarelo-dourada.

Embora muitos zircões azuis tratados termicamente permaneçam com essa cor quase permanentemente, um certo número deles tende a reverter, em parte, a cor acastanhada original.

Zircões azuis tratados que tiveram sua cor revertida a cor original podem, algumas vezes, retomará cor azul, muito apreciada, por novo tratamento térmico.

TRATAMENTOS DAS ÁGUAS MARINHAS

As águas-marinhas esverdeadas ou alguns berilos acastanhado se amarelados podem adquirir uma cor azul intensa quando aquecidos entre 300 a 400°.

Safiras de cor violeta que são,provavelmente,uma mistura de
rubi e safira azul,tornam-se róseas quando aquecidas.

O aquecimento faz desaparecera cor azul deixando a cor vermelha ou rósea.

Cristais de topázio incolores ou muito levemente azulados, do estado de Minas Gerais, submetidos á radiação com nêutrons, em reatores,tornam-se azuis, chegando mesmo a competir com as águas-marinhas da melhor qualidade.