Saber Gemologia Online-[Método Gemologia Online]
Refração e reflexão da luz
Quando um feixe de luz que se propaga no ar atinge uma superfície que separa dois meios transparentes com densidades diferentes, por exemplo, ar e água , ou ar e uma gema.
Parte dessa luz é refletida e parte dela penetra no outro meio, onde é transmitida com uma velocidade diferente da inicial.
Essa variação de velocidade provoca um desvio na trajetória do feixe de luz que é chamado de refração e pode ser visto facilmente ao mergulharmos um objeto em um copo com água.
Saber Gemologia Online-[Método Gemologia Online]
Quanto maior for a diferença de densidade entre os dois meios, maior será o desvio que o raio sofre, isto é, maior será a refração.
O quanto a luz refrata é uma propriedade constante para cada espécie mineral, sendo por isso uma das principais características diagnósticas utiliza-das na identificação de gemas lapidadas .
A refração é expressa através do índice de refração (IR).
Saber Gemologia Online-[Método Gemologia Online]
Isotropia e anisotropia; dupla refração
Um mineral é isótropo para a luz quando um raio de luz (polariza-do ou não) ao penetrar esse mineral, é refratado igualmente em qualquer direção e, portanto, se desloca sempre com a mesma velocidade dentro do mineral .
Esses minerais são chamados de monorrefringentes, porque tem um único índice de refração (Ex. diamante e granadas).
Um mineral é anisótropo para a luz quando um raio de luz (polarizado ou não) ao penetrar esse mineral é dividido em dois raios de luz, cada um refratado e polarizado, com planos de polarização perpendiculares entre si .
Esses minerais terão dois índices de refração distintos para os raios plano-polarizados e por isso são denominados de birrefringentes.