Densidade das Pedras Preciosas

Descubra Tudo sobre a

Densidade das Pedras Preciosas

Noções básicas de Densidade de Pedras Preciosas

Densidade das Pedras Preciosas, medir a densidade gema é uma maneira de diferenciar entre duas pedras de aparência semelhante. Por exemplo, dê uma granada e rubi . As duas espécies podem ser parecidos, e duas pedras particulares podem até ter as mesmas dimensões. No entanto, cada um tem uma densidade única ou gravidade específica .

Curso de Identificação de Pedras Preciosas- Liberado

O que é a Densidade das Pedras Preciosas ?

No caso tenha esquecido da sua ciência do ensino médio, a densidade refere-se a quanto algo massa tem por unidade de volume. Ou, pensar em densidade como o “compactação” de um item.

Por exemplo, o óleo vegetal é menos denso do que o vinagre. Assim, o óleo flutua no topo do vinagre e especiarias quando um molho de salada separa.

Densidade de pedras preciosas ou gravidade específica são propriedades de volume independentes de direção e normalmente uniformes dentro de uma massa de material.

Em circunstâncias ideais, duas pedras da mesma espécie e variedade tem a mesma densidade.No entanto, a natureza raramente obriga. No mundo real, a densidade mineral varia muito, mesmo dentro de um único cristal , devido a impurezas , rachaduras e bolhas .

No entanto, a densidade é muito útil na identificação de gema. Portanto, você deve compreender esses fatores variáveis.

A gravidade específica é o rácio de expressar o peso de um dado material em comparação com a de um volume igual de água a 4 ° C. Assim, uma gravidade específica de 3, significa que, a 4 ° C, um centímetro cúbico do material em questão pesa 3 vezes mais do que um centímetro cúbico de água.

O que determina Densidade de uma Pedra?

A densidade de um composto é uma função de vários factores, incluindo a composição química e estrutura cristalina . Por exemplo, considere diamante e grafite. Ambos são polimorfas formas cristalinas do elemento carbono (C).

Uma vez que a estrutura do diamante embala seus átomos de carbono com força, ele tem uma densidade de 3,5. Grafite tem uma estrutura muito mais flexível e aberta. Assim, tem uma densidade de apenas 2,2.

Noções básicas de Densidade de Pedras Preciosas

“Kimmirut Grafite”, em exposição no Museu Canadense da Natureza , Ottawa, Canadá, por Mike Beauregard ..

A densidade de minerais dentro de uma série de solução sólida pode variar de forma linear com a alteração da composição. Você pode ver o efeito da substituição química de forma bastante dramática no exemplo do orthorhombic minerais de carbonato aragonite e cerussite.

Aragonite é CaCO 3 e tem um peso específico de 2,95. Cerussite tem a mesma estrutura cristalina como aragonite. No entanto, ele tem uma composição química de PbCO 3 e um peso específico de 6,55! Isto mostra claramente o papel de chumbo (Pb) versus o cálcio (Ca) na estrutura.

Como medir a Densidade de uma Pedra?

Gemologistas geralmente medem a gravidade específica com líquidos pesados . Eles preparar um líquido, tal como uma mistura de bromofórmio e tolueno, a tem um valor de densidade particular.

Quando um material desconhecido é deixado cair no líquido, ele pode afundar, flutuar ou ficar suspenso no lugar. Se os dissipadores de materiais, que tem uma maior densidade que o líquido.

Se ele flutua, tem menor densidade do que o líquido. Deve permanecer suspensas em um nível, ele tem a mesma densidade que o líquido.

Você pode tomar medições de gravidade específica muito precisas, alterando a densidade de uma coluna de líquido através de variações de temperatura. Além disso, você pode suspender normas de densidade na coluna.

Como um método alternativo, você pode usar os chamados saldos de torção, como o equilíbrio Hanneman ou de uma escala Berman .

Em primeiro lugar, pesar sua amostra no ar.Em seguida, pesa-lo em suspensão num líquido, tal como água ou tolueno. Você pode medir o peso em ambos os meios com bastante precisão, às vezes relatando gravidades específicas para duas casas decimais.

O que pode interferir com Medições de Densidade?

A presença de impurezas no interior de cristais representa um grande problema para todas as medições de densidade de pedra preciosa.

Estas impurezas quase nunca têm a mesma densidade que o material hospedeiro. Como resultado, eles podem limitar a utilidade dos testes de gravidade específica para identificação gema .

Tensão superficial também podem “flutuar” um grão mineral em ambos os líquidos pesados e uma balança de torção. Isso resulta em medições de gravidade específica erroneamente baixos.

Medição de densidade precisa envolve limpeza absoluta, um grande cuidado na preparação de amostras, controle preciso da temperatura e medições repetidas.

QUER SABER MAIS E CONHECER MAIS SEGREDOS DAS PEDRAS PRECIOSAS

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.