Recifes de Corais

Recifes de Corais é o nome de um grupo de animais marinhos, que vivem em ambiente muito restrito, em águas quentes, sempre acima de 20 º C.

RECIFES DE CORAIS

DEFINIÇÃO

Recifes de Corais é o nome de um grupo de animais marinhos, que vivem em ambiente muito restrito, em águas quentes, sempre acima de 20 º C e claras sempre águas calmas e rasas em até 40 metros de profundidade, sempre indicam a qualidade e temperatura da água onde vivem, ou seja, caso aconteça algo com eles, indica que as condições da água estão em desequilíbrio.

São animais com vida no fundo dos mares, são formados em grandes colônias chamado Recifes de Corais de Pedra que se desenvolve em grandes “arvores” formando assim os Recifes de Corais.

COMPOSIÇÃO

Sua composição química é de Carbonato de Cálcio (87%), Carbonato de magnésio (7%) e outras substancias em pequenas porcentagens.

ONDE ESTÃO

Pela sua beleza e fragilidade e por estarem próximo à superfície das águas do mar, o homem tem retirado os Recifes de  Corais de forma predatória, ocasionando assim a diminuição deste ecossistema importante para a vida marinha, calcula-se que 27% dos corais do mundo já foram depredados de forma irreversível, existem geólogos que preveem daqui a 50 anos já não exista Corais.

São retirados da natureza para os mais diversos fins desde para enfeite de aquários, fins ornamentais em geral, e também como gema para Joias de Prata 925.

Com o aquecimento global os Recifes de Corais também sofrem, pois grandes números de animais marinhos vivem e se reproduz entre as arvores.

PROPRIEDADES

Os Recifes de Corais para uso gemológico são transparentes a opacos, nas cores vermelha rosa ou laranja, apresentam outras cores como branco, preto, marrom, azul ou creme, porém não para uso gemológico.

Tem baixa dureza (3,5 a 4,0), sendo assim são frágeis e com facilidade eles se quebram.

OCORRÊNCIA

São encontrados em mais de uma centena de países, no Brasil sua ocorrência se dá desde o sul da Bahia até o Maranhão.

USO E APLICAÇÃO

Existem relatos que seu uso data de desde 1.200 AC, seu uso Gemologico é principalmente para fabricação de Camafeus, Colares, Pulseiras e também pingentes em estado bruto.

Veja também:

Pedras Cabochão

Recifes de Corais

Turmalina Paraiba

Gemas e seus Benefícios na Saúde

Tipos de imitações trigemeos e doublets

IMITAÇÕES

Esta Gema Orgânica é uma das mais imitadas, pela facilidade, pois é opaca e é facilmente “fabricada” com Jarina (Marfim Vegetal) colorida artificialmente, borracha misturada com Gipsita, pó de mármore com cola, com resina colorida, ou seja, a criatividade é muita quando a demanda deste material tem grande aceitação.

CUIDADOS

Por ser uma gema frágil todo cuidado é pouco, não colocar em contato com nenhum ácido, ou sabão e sempre lavar com sabão neutro, não deixar próximo a locais que possam ter a temperatura elevada, pois poderá danificar e dificilmente conseguirá “dar vida” a ele novamente.

Quando for comprar uma Joia com Coral tenha sempre na mente que é uma gema frágil, e deverá ter cuidados especiais com ele.

Curso de Gemologia