Pedras Preciosas Brasileiras-[Método Gemologia Online]
Isotropia e Anisotropia; Polariscópio
Pedras Preciosas Brasileiras-[Método Gemologia Online]. O polariscópio é um equipamento utilizado para determinar se uma gema é isótropa ou anisótropa.
A luz que passa por um polarizador (direção N-S), ao encontrar outro polarizador (analisador), cujo plano está a 90º do primeiro (direção E-O), é totalmente barrada.
Assim, olhando através dos dois polarizadores perpendiculares, se observa um campo totalmente escuro.
Se os dois polarizadores não es-tão perpendiculares, parte da luz consegue atravessar, chegando ao máximo quando estão paralelos.
Se entre o polarizador e o analisador for colocada uma gema anisótropa (por exemplo esmeralda, ametista), a luz proveniente do polarizador ao atravessar o cristal se desdobra em dois raios plano polarizados, com planos de polarização perpendiculares entre si.
Girando-se essa gema, quando o plano de polarização de um desses raios de luz coincidir com o plano do polarizador, ocorre um fenômeno óptico que faz com que esse raio de luz atravesse o mineral sem se desdobrar em dois, mantendo somente a direção do polarizador.
Pedras Preciosas Brasileiras-[Método Gemologia Online]
Nesse caso, esse raio de luz é barrado pelo analisador e o mineral fica escuro (extinto).
Continuando a girar a gema, quando esta sair da posição de coincidência do plano de oscilação de um dos raios de luz com o plano do polarizador.
O raio de luz proveniente se desdobra novamente em dois, e uma parte dessa luz consegue atravessar o analisador, permitindo que se observe o mineral em diferentes intensidades de iluminação à medida que se gira a pedra.
Até completar um giro de 90º da posição inicial, quando o fenômeno de eliminação de um dos raios se repete e a gema volta a ficar extinta.
Pedras Preciosas Brasileiras-[Método Gemologia Online]
Essa situação se repete a cada 90º e, portanto, 4 vezes em um giro de 360º da gema.
c) idem a b) com um ângulo diferente de 90º; d) comportamento de uma gema anisótropa e de uma gema isótropa observadas ao polariscópio.
Se entre os dois polarizadores for colocada uma gema isótropa (por exemplo, diamante, granada), a luz proveniente do polarizador ao atravessar o cristal se mantém sempre polarizada na mesma direção e, ao chegar ao analisador é barrada.
Girando-se essa gema de 360º, ela permanecerá sempre escura (extinta), sem passagem de luz.