Pedra Ágata-Classificação Gemológica

Pedra Ágata é uma variedade criptocristalina de quartzo, subvariedade da calcedônia. Caracteriza-se pela diversidade de cores, geralmente dispostas em faixas paralelas, não concêntricas, mostrando a cristalização ou deposição em vesículas e com aspecto zonado.

TUDO SOBRE PEDRA ÁGATA

Um requisito geralmente aceito na definição de Ágata é que ele deve ser bandado . Esta qualificação distingue-o de outras formas de calcedônia que não são bandadas.

Curso de Identificação de Pedras Preciosas- Liberado

As exceções incluem Ágata Dendrítica e Ágata Musgosa , que não são verdadeiras Ágatas, já que não possuem os padrões de faixas, mas ainda são tradicionalmente chamadas de Ágatas, pois possuem mais de uma cor.

Ônix , quando branco e preto, é tecnicamente uma forma de ágata, e Sardonyx , que é uma calcedônia avermelhada e branca, também é tecnicamente um tipo de ágata. Algumas formas de Cornalina também podem exibir bandas e, portanto, podem ser classificadas como Cornalina e Ágata.

Depósitos onde as ágatas são mineradas comercialmente são geralmente muito extensas, permitindo assim que esta pedra preciosa seja acessível e barata. No entanto, um padrão fino e afiado, combinado com uma coloração natural forte, aumentará rapidamente o custo e o valor de e Ágata.

As localidades específicas do Ágata fornecerão semelhanças no estilo e na cor da faixa, emprestando, assim, a muitas Ágatas um prefixo geográfico. Outros nomes de variedade usados ​​denotam cores ou padrões específicos, como Ágata de Fogo ou Ágata do Olho .

A história da produção de ágata está intimamente ligada à cidade alemã de Idar-Oberstein, que evoluiu como um importante centro de pedras preciosas.

Ágatas e Jasper foram historicamente encontrados na região de Idar-Oberstein, e cortados e polidos pelo artesão local. Com a descoberta dos enormes depósitos de ágata no Rio Grande do Sul, em 1800, o novo material foi enviado para Idar-Oberstein para corte e polimento.

Os cortadores de ágata locais de Idar-Oberstein foram bem adequados para este trabalho, tendo sido historicamente treinados nesta profissão. Idar-Oberstain permanece hoje como um importante centro de corte e polimento.

USOS

Ágata é geralmente uma pedra preciosa barata quando usada em jóias. É cortado e polido em cabochões e usado como contas para colares e pulseiras. Ele também é esculpido em camafeus que podem ser usados ​​como pingentes.

Ágata faz uma requintada pedra ornamental, e é cortada em placas , esculturas de animais, extremidades de livros ornamentados e pequenas estátuas e figuras. Ornamentos como alças de faca, alfinetes, caixas de rapé e similares também são cortados de Ágata.

VARIEDADES

Ágata tem uma abundância excessiva de nomes de variedades. Alguns nomes de variedades são geralmente usados ​​por colecionadores e revendedores, mas há muitos criados por revendedores para descrever uma localidade ou outro hábito.

As variedades abaixo são os nomes ou variedades conhecidos que são comumente encontrados. Nomes comerciais raramente usados ​​e localizados não são descritos aqui. (Para variedades adicionais, consulte a seção de variedades de páginas minerais do Agate .)

 

 

 

 

 

 

    • Ágata musgo  –   Calcedônia contendo densas inclusões de Hornblenda verde que fazem com que o padrão assemelhe-se ao musgo. O Moss Agate tecnicamente não é uma verdadeira Ágata, já que não possui os padrões de bandas de Ágata.
    • Ônix  –   Tipo de pedra preciosa de calcedônia cujo significado pode ter várias conotações. Sua definição de pedra preciosa mais prática descreve uma calcedônia preta sólida, ou uma calcedônia preta e branca com faixas ou camadas.

 

 

  • Ágata de pele de cobra  –   Ágata com uma camada semelhante a uma casca que se assemelha à pele de uma cobra. Também se refere a uma ágata marrom-avermelhada com pequenas bandas concêntricas negras.

 

Ágata
Pedra Ágata