Identificar Pedras Preciosas com Instrumentos, provavelmente as primeiras Pedras Preciosas foram encontradas nos leitos dos rios.

Com a evolução das civilizações e o grande interesse por elas, desenvolveram-se técnicas específicas para buscar essas gemas na natureza.

Curso de Identificação de Pedras Preciosas- Liberado

A extração e comercialização de Pedras Preciosas já era feita há milhares de anos.

Com o passar dos séculos, o termo Pedra Preciosa adquiriu o significado de mineral natural desejável por sua beleza, valioso por sua raridade e muito duradouro por sua resistência.

Filtro de cor Chelsea

Esse processo fez com que essas gemas naturais tivessem seus preços crescentes.

Quanto mais rara, mais cara. Como Identificar Gemas Preciosas.

Com essa grande valorização e raridade surgiram as imitações e as gemas sintéticas.

Hoje, é difícil identificar as Pedras Naturais, pois as sintéticas e as imitações foram aperfeiçoadas em seus processos de produção.

Logo depois das primeiras falsificações surgiu a gemologia  uma ciência proveniente da cristalografia que define parâmetros concretos para avaliação e classificação das gemas.

Filtro de cor

Os Gemólogos utilizam equipamentos e ferramentas dentro a grande variedade de gemas (Pedras Preciosas), disponíveis na natureza, representam um presente divino para nós.

Suas cores e estruturas cristalinas nos encantam há milhares de anos.

E nós, profissionais da joalheria, lhes damos formas e facetas que realçam seu brilho e valor, quando aplicadas de maneira criativa, em uma joia.

Apesar de serem uma fonte de encanto e fascínio, as gemas verdadeiras são difíceis de se identificar, pois as produções de imitações e as opções sintéticas crescem de forma rápida, provocando confusão entre o que é verdadeiro e falso.

Hoje, o grande problema é “como identificá-las”. Então saiba Como identificar Pedras.

desses padrões e seguem rotinas internacionais de avaliação.

Desta forma, quando se pretende comprar uma gema muito valiosa, o melhor caminho é contratar os serviços de um Gemólogo.

Filtros de cor

E quando o Gemólogo não está por perto?

Existem muitos lugares onde se comercializa gemas. Cidades como Governador Valadares e Teófilo Otoni, em Minas Gerais, no Brasil, são polos de comercialização de gemas.

Todavia, as gemas também são comercializadas em eventos e feiras específicas do mercado joalheiro, assim como, em lojas especializadas.

Conhecendo a integridade do seu fornecedor fica mais fácil de comprar gemas certificadas, no entanto, em outras situações é necessário, pelo menos, alguns conhecimentos básicos para não comprar vidro no lugar de gema.

Hoje, os designers de joias, autores de joias e ourives precisam conhecer os princípios da gemologia para apresentarem um trabalho confiável a seus clientes.

Faz poucos anos presenciei um joalheiro famoso comprar vidro no lugar de ônix, então.

Os resultados poderiam ser desastrosos se o vidro não tivesse sido identificado antes de ser cravado na joia. Mesmo sem um valor tão alto, o simples fato de a peça ser vendida como ônix e ter em seu lugar o vidro poderia abalar a credibilidade desse joalheiro, sendo assim.

Para o profissional experiente é mais fácil identificar a gema sem fazer uma análise mais detalhada, mesmo assim, as falsificações alcançaram níveis de qualidade preocupantes, portanto.

Pois seu valor é infinitamente menor. Para evitar situações constrangedoras ou mesmo prejuízo profissional e financeiro, na ausência de um Gemólogo, podemos usar alguns recursos gemológicos para identificar gemas, sabemos que.

É importante salientar que qualquer análise Gemológica que não seja completa tem margem de erro.

Três instrumentos simples e não tão caros podem ser utilizados na identificação de gemas: A lupa de 10X, o filtro chelsea e uma lanterna.

Examinando a gema Um dos aspectos mais importantes e, que deve ser avaliado em primeiro lugar, é o valor da gema.

Filtro de cor

Como em qualquer outro tipo de comercialização os preços das gemas variam de comerciante e localidade. Pesquise muito antes de comprar.

O próprio mercado estabelece os níveis de preço.

Quando receber uma oferta de preço muito abaixo do mercado – desconfie, ninguém faz milagre. O preço é o primeiro fator que pode estabelecer a legitimidade de uma gema.

O preço Usando a lupa Usando o filtro chelsea As visitas em eventos, dentro e fora do Brasil, podem trazer muitas oportunidades na compra de gemas.

Outra situação é a visita em áreas de garimpo, que é bastante comum.

Nessa situação é muito importante saber avaliar as gemas e pagar um preço justo por elas.

Este artigo tem como objetivo esclarecer o uso de dois instrumentos básicos que podem ajudar muito.

Mas, aconselhamos você a conhecer um pouco mais sobre Gemologia ou contratar um Gemólogo.

Um bom curso de gemologia pode ajudar muito nessas situações.

Usando a lupa Usando o filtro chelsea As visitas em eventos, dentro e fora do Brasil, podem trazer muitas oportunidades na compra de gemas.

Outra situação é a visita em áreas de garimpo, que é bastante comum.

Nessa situação é muito importante saber avaliar as gemas e pagar um preço justo por elas.

Este artigo tem como objetivo esclarecer o uso de dois instrumentos básicos que podem ajudar muito.

Mas, aconselhamos você a conhecer um pouco mais sobre gemologia ou contratar um gemólogo.

Um bom curso de gemologia pode ajudar muito nessas situações.

As lupas de ourives são um recurso importante para avaliar o que existe dentro de uma gema.

Aqui estamos indicando uma lupa com ampliação de 10 X, no entanto existem lupas com mais ampliação. As gemas naturais sempre terão minúsculos defeitos internos, padrões irregulares e marcas de formação. Desconfie se uma gema estiver totalmente livre dessas irregularidades.

Nas esmeraldas, por exemplo, verifique a existência de bolhas.

Seja um Gemologo

As naturais não tem bolhas de ar. Sempre que fizer esse tipo de análise, a lupa deve estar rente aos olhos e a gema distanciada até obtenção de foco. Sempre que possível faça essa análise com a gema iluminada.

Esse filtro foi criado no início do século 20, na Inglaterra, usado inicialmente na Universidade de Chelsea. Sua função inicial era separar as esmeraldas dos berilos verdes.

Como no grupo dos berilos estão incluídas: esmeraldas, água- -marinha, berilo precioso, crisoberilo, espinélio, topázio e, algumas delas tem tonalidades verdes, o filtro chelsea permitia essa separação.

Naquela época, somente os berilos coloridos por cromo eram considerados esmeraldas e os coloridos por vanádio eram considerados outro tipo de berilo.

Assista abaixo um Vídeos do Curso de Gemologia sobre Lupa 10X

Lupa 10X- Como usar.

 

Como as esmeraldas tinham um valor alto era importante separá-las dos outros tipos de berilo por meio de um teste simples e preciso – o filtro chelsea.

Naquela época, o berilo colorido por cromo (Esmeralda) apresentava uma tonalidade avermelhada quando analisado com o filtro chelsea, o que não ocorria com o berilo colorido por vanádio.

Com o tempo percebeu-se que aquele pequeno instrumento podia separar muitas outras gemas naturais das imitações.

Todavia, é importante lembrar que o filtro chelsea é uma ferramenta adicional e não deve ser usado como ferramenta de diagnóstico, pois este requer análise gemológica mais completa.

Curso de gemologia Online

Ref:. Jóias&Design (Edição Extra Gratuita 2015)  E-Book Especial Gemas