Informação sobre as Esmeraldas
Introdução
Esmeraldas, escritos há muitos séculos, os Vedas, os textos religiosos da Índia antiga, dizem o seguinte sobre as esmeraldas e suas propriedades curativas: ‘Esmeraldas prometem boa sorte’ e ‘a esmeralda melhora o bem-estar’.
Não é à toa que os baús da realeza indiana estavam cheios dessas jóias maravilhosas.
A Esmeralda é a pedra preciosa verde a azul esverdeada da espécie mineral berilo, a verde é causada pela presença de cromo, vanádio ou ferro (ou qualquer combinação desses três elementos) e inclui água-marinha e outra berilo colorida.
Para ser uma verdadeira esmeralda, a pedra preciosa deve ser escura o suficiente e saturada o suficiente para ser chamada de esmeralda, se a cor for considerada muito clara, será simplesmente um berilo verde.
O grau de verde levou a várias opiniões diferentes sobre se uma pedra pode realmente ser chamada de esmeralda.
As esmeraldas mais valorizadas têm uma cor verde pura com uma saturação de cores vivas que é distribuída uniformemente por toda a pedra, sem variações visíveis de cores.
Se o tom tende a ser muito azul ou muito amarelo, não será uma esmeralda, mas uma variedade diferente de berilo e desvalorizará.
As esmeraldas foram muito valorizadas na antiguidade, com antigos egípcios, romanos, indianos, astecas e incas venerando esta maravilhosa pedra preciosa.
O nome vem da palavra grega ‘smaragdos’ e do latim ‘smaragdus’, que significa gema verde, e remonta ainda mais ao sânscrito ‘maragdam’ e ao persa ‘zumurrad’, que significa esmeralda.
Esmeraldas e suas cores.
Todas as esmeraldas são verdes, mas apenas um verde intenso particular que é inigualável por qualquer outra coisa na natureza pode ser uma esmeralda real.
As esmeraldas mais caras são avaliadas por três categorias: matiz, grau tonal e saturação.
Matiz refere-se ao tipo de verde que a esmeralda possui; verde azulado, verde amarelado e assim por diante.
O grau tonal decide o nível de luminosidade ou escuridão e a saturação é o que dá à esmeralda sua “vida”, a vivacidade ou brilho de uma grande esmeralda e o embotamento ou achatamento de uma gema menor.
Além da cor, as esmeraldas mais premiadas são altamente transparentes.
Espécies de Esmeraldas
As esmeraldas podem ser divididas em variedades ou tipos, em vez de espécies. As esmeraldas às vezes são diferenciadas pelo local de origem ou pela presença de certas impurezas. Algumas das esmeraldas mais conhecidas incluem;
- Esmeraldas colombianas
- Esmeraldas colombianas são extraídas na Colômbia. Essas esmeraldas são as mais valorizadas.
- Esmeraldas brasileiras
- As esmeraldas brasileiras são geralmente pedras verdes mais claras do que as extraídas na Colômbia. O termo “esmeralda brasileira” às vezes se refere a turmalinas verdes.
- Esmeraldas da Zâmbia
- O mercado de ponta demorou a aceitar esmeraldas zambianas, mas isso começou a mudar quando a Tiffany & Co. começou a promover esmeraldas da Zâmbia em 1989. Hoje, as esmeraldas zambianas são respeitadas e reconhecidas por suas próprias características distintivas.
- Esmeraldas de olho de gato
- Essas esmeraldas têm um efeito de olho de gato, chamado chatoyancy, que se parece com uma fenda larga semelhante à pupila no olho de gato. Esmeraldas de olho de gato são muito raras e só são encontradas em esmeraldas verdes mais pálidas.
- Esmeraldas Trapiche
- O tipo mais raro de esmeralda é o Trapiche Emerald, uma combinação muito incomum de esmeralda e lutita.
- Por causa da estrutura hexagonal da esmeralda, os dois minerais alternam um pouco como os raios de uma roda e resultam em uma formação muito única.
- A única fonte conhecida era Columbia e o nome local vem de sua semelhança com os rolos de um moinho que extraíam o suco da cana de açúcar – um trapiche.
- Houve alguns relatos de exemplos recentemente encontrados em Madagascar e no Brasil e alguns casos incomuns em que a esmeralda forma os raios e não o contrário.
Clareza Esmeralda
A clareza de pedras preciosas refere-se à presença ou não de inclusões na pedra. As inclusões são qualquer material, como minerais, gases, líquidos ou mesmo outros cristais presos no interior durante a sua formação.
Das quatro principais pedras preciosas, sendo as outras diamante, safira e rubi, as esmeraldas são únicas no número de espécimes de alta qualidade que contêm inclusões, uma esmeralda impecável é quase impossível de encontrar.
De fato, são as falhas que geralmente dão charme à esmeralda, e a falta de inclusões costuma ser sinal de uma pedra fraudulenta.
Nas esmeraldas, assim como em outras pedras coloridas, clareza e transparência estão intimamente ligadas.
É geralmente aceito que as esmeraldas terão inclusões visíveis a olho nu, mas somente quando isso afeta a transparência, reduz o preço.
Esmeraldas valiosas com inclusões são tão padrão que existe até um nome para elas, esmeraldas Jardin (jardin é francês para jardim e é assim chamada por sua aparência musgosa ou gramada).
Ao selecionar uma esmeralda, as inclusões a serem cautelosas são aquelas que atingem a superfície da pedra preciosa, pois isso pode indicar rachaduras ou rupturas futuras.
Significado da Esmeralda
As esmeraldas são desejadas pelo homem desde os primórdios da civilização humana, portanto, não é de surpreender que elas tenham um profundo significado espiritual.
Os romanos antigos associavam a esmeralda à deusa, Vênus, de modo que se diz que as jóias trazem paixão, alegria e amor incondicional.
Se dois amantes se derem uma esmeralda, seu amor crescerá e se tornará eterno. Sendo verde, a esmeralda também representa fertilidade, novo crescimento, juventude, vitalidade e a estação da primavera.
A esmeralda também é conhecida por sua associação com a visão, tanto pela capacidade física de ver quanto pela intuição e pela capacidade psíquica de prever eventos futuros.
Além disso, a esmeralda é considerada uma pedra preciosa da sabedoria que pode melhorar a memória e a acuidade mental.
Através de uma combinação de inteligência e discernimento, conecta a mente inconsciente e consciente, um processo que abre poderes psíquicos de clarividência.