Crisoprásio

Crisoprásio ou crisópraso é a variedade mais valiosa do quartzo cripto/microcristalino (calcedônia), quase inteiramente composto quimicamente de dióxido de silício (SiO2).

Tudo sobre Crisoprásio

Pedra Preciosa Chrysoprase

Sobre o Crisoprásio – História e Introdução

Crisoprásio ou crisópraso é a variedade mais valiosa do quartzo cripto/microcristalino (calcedônia), quase inteiramente composto quimicamente de dióxido de silício (SiO2).

O crisoprásio é uma variedade distinta de quartzo calcedônia , com qualidade de pedra preciosa , uma forma criptocristalina de dióxido de silício.

O crisoprásio é muito apreciada por sua cor opalescente de menta e verde maçã, que é especialmente única e é devida ao seu agente corante distinto.

Curso de Identificação de Pedras Preciosas- Liberado

A maioria das pedras verdes é colorida por ferro (turmalina), cromo (esmeralda) ou vanádio (granada de tsavorita), mas a crisoprásio deriva sua cor sedutora das impurezas do níquel, que se formam dentro do cristal de quartzo incolor.

O crisoprásio é considerada uma das variedades mais raras e mais valiosas de quartzo de calcedônia, perdendo apenas para a rara sílica verde-azul , que também é conhecida como ‘calcedônia de crisocola ‘.

O nome ‘ crisoprásio ‘ se origina das palavras gregas ‘chrusos’ e ‘prason’, que significam ‘ouro’ e ‘alho-porro’, respectivamente; referindo-se à sua cor verde-alho-porro e à presença de inclusões douradas.

O crisoprásio ocorre frequentemente em veios de quartzo de rochas serpentinas contendo níquel e em depósitos intempestivos de materiais de minério de níquel.

O crisoprásio, como todas as outras variedades de quartzo criptocristalino , é composta de cristais muito finos para serem vistos como partículas distintas, mesmo sob ampliação.

Ao contrário da maioria das variedades de quartzo de calcedônia que são valorizadas por seus padrões multicoloridos, o crisoprásio é desejada por sua cor verde sólida e vívida, que lembra o jade da melhor qualidade .

Identificação de Crisoprásio

 

O crisoprásio pode ser facilmente identificada por suas propriedades de quartzo calcedônia e por sua cor verde-clara a verde-maçã.

Com uma dureza de 6,5 a 7 na escala de Mohs, o jade é muito mais suave e geralmente menos translúcido, o que o torna facilmente distinguível da crisoprásio.

Prehnite tem uma cor semelhante, mas geralmente não é tão vívida ou intensa quanto a crisoprásio.

Sabe- se também que o variscito causa confusão, mas seu brilho é mais ceroso e é significativamente mais suave que a crisoprásio.

O crisoprásio também pode ser distinguida por traços distintos de níquel.

De fato, a única outra gema verde colorida pelo níquel é a gaspeita ; todas as outras gemas verdes são coloridas por ferro, cromo ou vanádio .

Origem do Crisoprásio e fontes de Pedras Preciosas

 

Depósitos de crisoprásio podem ser encontrados em locais em todo o mundo.

Algumas das fontes mais importantes incluem Austrália, Brasil, Alemanha, Polônia, Rússia, África do Sul, Tanzânia, Zimbábue, Madagascar, Índia, Cazaquistão e Estados Unidos (Arizona, Oregon e Califórnia).

Anteriormente, as minas de Frankenstein (Zabkowice) na Alta Silésia, na Polônia, eram as fontes mais abundantes de crisoprásio com qualidade de gema, mas hoje a Austrália produz quase 85% do suprimento mundial.

O crisoprásio extraída da região central de Queensland (Austrália) é considerada uma das mais altas qualidade do mundo, com muitos espécimes exibindo translucidez e cores semelhantes às do jade de boa qualidade .

Detalhes sobre o Crisoprásio

Cor de Crisoprásio

A cor da crisoprásio pode variar de clara, verde-menta a intensa e profunda, cor verde-maçã.

Cores mais profundas são consideradas mais desejáveis, mas uma vez que a cor atinge uma certa profundidade, a pedra pode ser classificada como ‘prase’, o que não é tão desejável quanto a crisoprásio.

A cor da crisoprásio pode desaparecer sob exposição prolongada ao calor ou à luz direta, mas em muitos casos, a cor pode ser restaurada após a absorção de umidade.

Clareza e brilho da Crisoprásio

A crisoprásio é normalmente translúcida para opaca. Espécimes translúcidos são considerados mais valiosos.

Quando cortado e polido, possui um brilho vítreo a ceroso. A maioria das crisoprásio se forma muito limpa em termos de clareza, mas uma distribuição desigual e nublada da cor é bastante comum.

Corte e forma de Crisoprásio

O crisoprásio é tipicamente cortado em cabochão e também é muito popular para esculturas em pedras preciosas, incluindo objetos ornamentais, camafeus, intaglios, selos e insígnias.

As formas mais comuns incluem círculos, ovais, trilhões, corações e peras.

As contas de crisoprásio e as pedras caídas também são bastante populares, mas normalmente são fabricadas com materiais de qualidade inferior.

Tratamento com Crisoprásio

Hoje, a maioria das crisoprásio é completamente não tratada. No entanto, imitações, como a ágata verde tingida, podem ser “mal publicitadas” como crisoprásio.

Propriedades Gemológicas da Crisoprásio: 
Fórmula química: SiO2, dióxido de silício
Estrutura de cristal: Hexagonal; agregados microcristalinos
Cor: Verde, verde-maçã
Dureza: 6,5 a 7 na escala de Mohs
Índice de refração: 1.530 a 1.540
Densidade: 2,58 a 2,64
Decote: Nenhum; fratura – áspera, quebradiça
Transparência: Translúcido para opaco
Dupla refração ou birrefringência: Até 0,004
Brilho: Vítreo a ceroso
Fluorescência: Nenhum

 

 

Crisoprásio: Variedades ou Pedras Preciosas Semelhantes:

 

O crisoprásio pertence à grande família de pedras de quartzo, mas, mais especificamente, é uma variedade de quartzo de calcedônia.

Por muitos anos, a calcedônia foi considerada uma variedade fibrosa (em oposição à granular) de quartzo criptocristalino, mas, mais recentemente, foi descoberto que ele é composto de quartzo e moganita; um polimorfo de quartzo.

Quartzo e moganita são silicatos intimamente relacionados, mas possuem formações de cristais ligeiramente variadas.

Existem muitas outras variedades intimamente relacionadas de pedras preciosas e também existem várias que parecem semelhantes, mas não relacionadas com as espécies, incluindo variscita , jade ( jadeita e nefrita), pré – nite e smithsonita .

A calcedônia do cromo também é frequentemente confundida com a crisoprásio devido às semelhanças de cores, mas a crisoprásio é colorida por níquel, enquanto a calcedônia do cromo é colorida pelo cromo.

Pedras semelhantes ou relacionados mais populares e nomes comerciais:

Calcedônia de cromo, calcedônia, ágata, ônix, cornalina, pedra de sangue (heliotrópio) e jaspe são algumas das pedras preciosas mais populares.

Pedras semelhantes ou relacionados menos conhecidos e nomes comerciais:

Ágata dendrítica , ágata de fogo, sardinha, sardônica e crisocola calcedônia (sílica de gemas) estão entre as pedras preciosas relacionadas menos conhecidas.

Curso de Gemologia