Tudo sobre  Crisocola

Pedras Preciosas Crisocola
Pedras preciosas naturais de crisocola

Introdução

Crisocola  é um  mineral do grupo de silicatos. Se originam nas zonas de oxidação de depósitos de cobre (associados com azurita, malaquita, cuprite e cobre nativo) quando as águas superficiais ricas em silício dissolver cobre.

A crisocola não é uma pedra preciosa muito conhecida, mas está se tornando cada vez mais usada para fazer itens modernos de joalheria interessantes, como pingentes enrolados em arame por causa de seus padrões intricados, cores ricas em verde e azul e disponibilidade em tamanhos grandes e formas incomuns.

Curso de Identificação de Pedras Preciosas- Liberado

Além de ser usada como joalheria, a crisocola também é muito popular entre os colecionadores de pedras preciosas por sua aparência atraente e complexa, bem como aqueles que apreciam e compreendem seus poderes e benefícios espirituais.

 

Crisocola e suas cores e tons

Crisocola Cores
Crisocola Cores

As pedras mais procuradas e, portanto, caras, da crisocola são as brilhantes em azul ou verde, com turquesa e azul-petróleo sendo os tons preferidos.

A cor é causada pela presença de cobre na composição mineral da pedra preciosa quando se forma.

A crisocola é muito raramente encontrada em sua forma azul ou verde mais pura – seria muito mole e quebradiça – mas geralmente é misturada com outros minerais como quartzo, calcedônia e até opala.

Essa combinação não apenas a torna um pouco mais durável, mas também adiciona outros redemoinhos e manchas de cor e padrão para melhorar a aparência da pedra preciosa.

Crisocola

A crisocola em si é um silicato de cobre e, por si só, é um material incomum, não realmente um mineral, mais um gel de sílica que se endureceu ao longo do tempo.

É frequentemente formado com outros minerais, como calcedônia, turquesa, malaquita ou quartzo, o que cria cores e padrões interessantes e dificulta o suficiente para ser usado como pedra preciosa.

As variedades incluem:

Crisocola é o que chamamos de material criptocristalino que, como ágata, jaspe, cornalina e ônix, para citar apenas alguns, é composto por cristais microscópicos, pequenos demais para serem vistos a olho nu.

Esses tipos de pedras preciosas tendem a ser opacas e são compostas por uma mistura de material, proporcionando padrões de cores interessantes e aparência rochosa.

Em contraste, temos macrocristalinos, como quartzo, ametista e citrino, que possuem grandes cristais, tendem a ser translúcidos ou transparentes e são um pouco mais difíceis.

 

Clareza e Corte de Crisocola

Claridade de pedras preciosas

A crisocola é classificada como uma pedra preciosa opaca, embora com a aparência de outros materiais e recentes achados silicificados, alguns possam ser quase translúcidos.

A clareza das pedras preciosas é basicamente o quão bem podemos ver através do corpo da pedra e se existem falhas ou manchas no interior – conhecidas como inclusões no comércio de pedras preciosas.

As pedras preciosas podem ser transparentes, o que significa que os objetos podem ser identificados ou as palavras lidas com bastante facilidade ao olhar através da pedra preciosa.

Ou podem ser translúcidos onde a luz pode brilhar, mas não conseguimos distinguir formas ou imagens muito bem.

Por fim, existem pedras opacas nas quais a luz não pode passar, mesmo quando se segura a pedra sob a luz de uma tocha ou o sol.

A clareza pode ser avaliada de transparente a opaca, com várias notas ao longo do caminho.

Crisocola são quase sempre cortadas e polidas em cabochões em forma de cúpula. Eles geralmente têm formato oval, mas hoje em dia você pode encontrar quadrados, peras e formas livres, ideais para itens de joalheria exclusivos.

Curso de Gemologia