ANALISANDO GEMAS COM FILTROS CHELSEA

(Como usar Filtros Chelsea) são simplesmente filtros dicromáticos desenvolvidos em 1934, não originalmente destinados a serem usados ​​para fins gemológicos.

Curso de Identificação de Pedras Preciosas- Liberado

O filtro só é capaz de transmitir luz em duas regiões do espectro: vermelho escuro (690nm) e quase verde-amarelo (570nm).

Como Usar Filtros ChelseSEU USO

Portanto, um objeto só pode aparecer vermelho ou verde ou um tom acastanhado, resultante de uma combinação de vermelho e verde, quando visto através do filtro.

Foi descoberto (em 1934) que alguém poderia gemologicamente separar algumas Esmeraldas naturais de imitações e outras pedras verdes, observando-as através do filtro.

Isso porque muitas Esmeraldas colombianas e siberianas absorveram a maior parte da porção amarelo-verde do espectro, mas NÃO a porção vermelha do espectro.

Portanto, quando vistos através de um aparelho que permite apenas a transmissão de vermelho ou amarelo-verde, eles aparecem em vermelho.

Esta característica não é verdade com todas as Esmeraldas. Normalmente Esmeraldas africanas e esmeraldas indianas absorvem porções do espectro em torno de 690nm, então elas NÃO aparecerão vermelhas quando vistas através de um Chelsea.

Como Usar Filtros ChelseaANALISANDO AS CORES

Quando se via vidro verde, safira verde, muitas turmalinas verdes, etc. através do filtro, elas não apareciam vermelhas, pois essas pedras estavam absorvendo a cor vermelha em torno de 690nm.

MAS existem variedades de flourite verde, zircão verde e granadas demantoides que também absorvem a porção amarelo-verde do espectro enquanto transmitem o vermelho.

Como Usar Filtros Chelsea

Determinações subjetivas foram atribuídas ao Chelsea. “Esmeraldas colombianas parecem mais vermelhas”.

OK …. como Gemologista, eu poderia facilmente e POSITIVAMENTE separar todas as gemas listadas acima usando um refratômetro, polariscópio e alguma ampliação.

Com o desenvolvimento de Esmeraldas sintéticas em meados do século XX, observou-se que todos os sintéticos pareciam vermelhos quando vistos através de um Chelsea, pois eram coloridos apenas por cromo, absorvendo assim o verde amarelado e transmitindo o vermelho.

Afirmara-se subjetivamente, mais uma vez, que esses sintéticos pareciam “mais vermelhos”.
Como Usar Filtros Chelsea

MAIS FILTROS.

Bem, mais filtros foram desenvolvidos para separar esmeraldas naturais e sintéticas.
Eu apostaria minha reputação profissional com base em observações subjetivas feitas com essas reações de filtro?
Não é provável.

Além disso, é relatado que alguns materiais azuis coloridos por cobalto aparecem vermelhos quando vistos através de um Chelsea.

Isso porque o cobalto pode causar a absorção da porção verde do espectro, enquanto permite a transmissão do vermelho.

Isso foi considerado útil para ajudar a separar o espinélio azul de cobalto sintético, o vidro de cobalto azul ou os gibões que podem ser confundidos com safira em meados do século XX.

Mas tenha em mente que uma safira contendo cromo como um cromóforo também pode parecer vermelha, assim como alguns espinélios azuis naturais.

Mais uma vez, o equipamento de teste gemológico padrão seria muito mais confiável.

Os Filtros Chelsea foram também utilizados para ajudar a água marinha separada e zircão natural a partir de espinela chama-fusão sintético, como ambos o ex absorver a parte vermelha do espectro e o espinélio sintético não.

Mais uma vez, é Há alguém aqui que precisaria de um filtro para fazer essa separação?

Ao longo dos anos, as pessoas tentaram atribuir o Chelsea com vastos atributos diagnósticos que simplesmente não têm.

Como Usar Filtros Chelsea

ANALISANDO AS GEMAS

Acho que é hora de reconhecer que embora um Chelsea possa ter sido marginal (e eu enfatizo MARGINALMENTE) útil para a indústria de joias em meados do século 20, ele realmente tem pouco benefício profissional neste momento.

POSSÍVEL EXCEÇÃO…

Os Filtros Chelsea são confirmativos, não determinantes.
O que isto significa?

Se alguém tem uma parcela de Pedras, digamos, representada como água-marinha, e algumas das pedras aparecem VERMELHAS quando vistas com uma chelsea, nós confirmamos, elas não são água-marinha.

MAS, nós não determinamos o que eles são nem a identidade do resto das pedras no lote. Eles podem ser Água-Marinha ….. ou não.


FINALMENTE 

O Filtro Chelsea é uma ferramenta que ajuda a confirmar o que algo NÃO é. Não consegue identificar o que é algo. Use-o com reserva, pois todas as reações devem ser confirmadas com outros instrumentos de identificação de gemas mais confiáveis .

Como Usar Filtros Chelsea