Como Identificar se uma Esmeralda é Natural?

Procure falhas através de uma lente de aumento ou lupa de joalheiro.

Examine a gema sob ampliação, idealmente através de uma lupa de jóias de 10x de tripla lente. Mantenha-o tão leve que o atinge em um ângulo oblíquo, em um raio estreito, se possível.

Se você vê pequenas falhas ou padrões irregulares dentro da pedra, é provável que seja uma verdadeira gema – embora não seja necessariamente uma esmeralda.

 

 

Se sua gema é muito clara, com quase nenhuma dessas “inclusões”, pode ser uma esmeralda sintética (feita pelo homem, mas real), ou não é uma pedra preciosa.

Bolhas de gás só aparecem em esmeraldas naturais perto de outras inclusões de formas diferentes. Se você ver um enxame de bolhas sozinho, a gema é provavelmente vidro – mas pode ser uma Esmeralda Sintética.

Esmeraldas Naturais  produzem pouco ou nenhum “fogo”, ou flashes coloridos que aparecem sob luz. Se a sua gema produz um arco-íris de flashes, não é uma esmeralda.

Leia também:

Como Identificar Pedras Brasileiras

Pedra Esmeralda

Pedra Coral

Pedra Topázio

O que é Lapidação

Links sobre Gemologia

 

Examine a cor.

O mineral de berilo é chamado de esmeralda, se é verde escuro ou azul-verde.

O berilo amarelo-verde é chamado de heliodor, e o berilo verde-claro é chamado de berilo verde.  Uma gema verde-amarela também pode ser olivina ou granada verde.

A linha entre beryl esmeralda e verde é borrada – dois joalheiros podem discordar da classificação de uma gema.

 

Procure o desgaste das facetas.

O vidro e outros materiais fracos desgastam-se rapidamente. Se as bordas das facetas parecem macias e desgastadas, a gema é provavelmente falsa.

As “gemas” de vidro falso geralmente desenvolvem uma textura de casca de laranja com covinhas e bordas de facetas ligeiramente arredondadas. Procure por esses recursos sob ligeira ampliação.

 

Verifique se há camadas.

As gemas de imitação “Soudé” são construídas a partir de duas ou três camadas de materiais diferentes, muitas vezes uma camada verde entre duas pedras incolores.

 

Se a pedra não estiver montada, você pode facilmente ver essas camadas imergindo na água e observando de lado.

É mais difícil ver isso em uma pedra montada, mas você pode tentar examinar a área ao redor do cinto para mudanças de cores estranhas.

 

Veja a esmeralda através de um dicroscópio.

Algumas gemas aparecem cores diferentes de diferentes direções, mas você precisará de uma ferramenta barata chamada de dicrossômetro para tornar isso óbvio. Mantenha a pedra preciosa muito perto de uma extremidade do dicroscópio enquanto você olha através da janela de visualização.

A pedra preciosa deve ser iluminada por uma fonte de luz forte e difusa, tão branca quanto possível, como um céu nublado.  Gire a pedra preciosa e o dicroscópio para vê-lo de todas as direções.

Esmeraldas Naturais são dicróicas, aparecendo azul-verde de um ângulo e um verde ligeiramente amarelo de outro.

O forte dicroísmo (duas cores muito distintas) é um sinal de esmeralda de alta qualidade.

É possível obter resultados incomuns devido a uma reflexão interna de uma faceta, devido a propriedades da luz fluorescente, ou devido à luz que atinge a janela de visualização sem passar pela pedra preciosa.

Use isso junto com outras abordagens, não como um teste único e definitivo.

 

Cuidado com os preços baratos.

Se o acordo parece muito bom para ser verdade, confie nos seus instintos. Uma esmeralda natural, vividamente verde com um brilho brilhante geralmente custa pelo menos US $ 500 por quilate.

Se o preço parece suspeito baixo, você provavelmente está olhando vidro ou cristal, não esmeraldas.

As esmeraldas sintéticas são muito mais baratas que as esmeraldas naturais, mas não tão baratas como a maioria das gemas sintéticas.

O valor de  $ 75 USD por quilate é uma figura de bola para pequenas esmeraldas sintéticas.

 

Tenha sua Esmeralda avaliada

Se você ainda tem dúvidas, pegue a pedra preciosa para um Gemólogo e faça sua avaliação profissional. O Gemólogo terá acesso a ferramentas especializadas que lhe darão uma resposta definitiva, juntamente com uma longa descrição de sua pedra preciosa.

Procure um Gemólogo com credenciamento de uma organização nacional. Um diploma de escola de comércio em Gemologia também é um bom sinal.

Evite os avaliadores associados a um revendedor específico, especialmente aquele que está tentando vender a própria Esmeralda que deseja avaliar.

As taxas variam muito e podem ser por item, por hora ou por quilate. Não concorde com uma avaliação que cobra uma porcentagem do valor da esmeralda.

 

Curso de Gemologia