A Beleza das Opalas Pretas
Sobre a Opala Negra – História e Introdução
Pedra Opala Preta é uma das muitas variedades fascinantes de Opala disponíveis hoje e também é uma das variedades mais populares.
Em 2008, a Austrália reconheceu oficialmente isso e proclamou a Opala Negra como a Pedra Preciosa oficial do estado de Nova Gales do Sul.
A Opala comum já era a pedra preciosa oficial que representa toda a Austrália, porque,surpreendentemente, quase todo o suprimento mundial de opala preta é extraído de Nova Gales do Sul e um espantoso 97% de toda a opala comum é proveniente da Austrália.
A Opala Preta é de longe a mais valiosa e apreciada de todas as variedades de opala, especialmente as do famoso relâmpago da Austrália, sendo assim.
Freqüentemente, as Pedras de Opala Preta contêm aspectos da opala comum que permanecem intactos durante toda a produção.
Normalmente, a Opala comum é estrategicamente deixada na parte traseira das Pedras de Opala Preta acabadas.
A Opala comum, conhecida como ‘potch’, na verdade melhora o tom do corpo da Opala Preta e acentua a vibração barulhenta de outras cores que a opala preta pode irradiar.
É devido à capacidade da Opala Preta de exibir cores tão vivas e intensas que a opala preta é considerada o tipo mais valioso de opala disponível atualmente.
As Opalas negras podem ser facilmente distinguidas das opalas comuns pela cor do tom do corpo.
No entanto, a identificação de opala preta natural não tratada a partir de opala sintética, criada ou tratada em laboratório pode ser quase impossível sem os devidos testes e equipamentos de laboratório.
Normalmente, se a opala preta parecer muito colorida e perfeitamente padronizada, há uma boa chance de que ela tenha sido aprimorada.
Normalmente, a opala preta não tratada natural sempre apresenta falhas, o que torna a pedra única.
Identificação da Opala Preta
Origem da Opala Preta e Fontes de Pedras Preciosas
Quase todas as opalas negras são extraídas do norte de New South Wales e a maioria delas é extraída especificamente de Lightning Ridge.
O Lighting Ridge ficou conhecido como o maior fornecedor mundial de opala preta e extrai quantidades incríveis de opala durante todo o ano.
Outras fontes de opala preta incluem a Etiópia, mas a opala preta etíope geralmente é aprimorada através do tratamento de fumaça para escurecer a cor do tom do corpo.
Nenhuma outra origem ou fonte pode rivalizar com a qualidade e a cor da opala negra da Austrália.
Compra de Opala Preta e Determinação do Valor de Pedra Preciosa de Opala Preta
Cor preta opala
Os tons do corpo de opala preto variam de cinza escuro a preto, e o fundo escuro atua como base para o espectro de cores que ele pode exibir.
Apesar do nome descritivo, a opala preta pode, de fato, abranger várias cores.
Amostras de alta qualidade podem refletir todo o espectro de cores através de um jogo único de qualidade de cores.
A opala preta contém traços sutis de óxido de ferro e elementos de carbono, que não são encontrados na opala comum.
Esses elementos combinados são responsáveis pela criação de características únicas pertencentes à opala preta.
A tela escura da opala preta resulta na distinção e reflexo de cores muito mais brilhantes em comparação com outras variedades de opala. Amarelo, azul e verde são as cores mais comuns vistas no jogo de cores, enquanto as cores violeta, vermelho ardente e laranja são as mais valiosas e procuradas das cores opalas.
Clareza e brilho da Opala Negra
A clareza da opala preta é geralmente translúcida a opaca e quase todas as amostras terão inclusões visíveis nos olhos, como manchas ou linhas de vaso (opala comum).
Com a opala preta, é a presença de fissuras que pode tornar um espécime inútil. O crazing é causado pela secagem da opala e resulta em rachaduras ou fissuras na superfície.
A opala preta deve ter um brilho semelhante à cera, mas, ao mesmo tempo, não deve parecer muito “plástica”.
Corte e forma de Opala Preta
Normalmente, a forma e o corte de uma opala preta acabada dependem da bruto opala original.
As opalas negras são frequentemente cortadas em cabochões ovais, mas outras formas também são muito populares, como lágrimas e trilhões de formas.
A maioria das opalas pretas é cortada com cúpulas baixas porque possui barras de cores bastante finas.
Se a barra de cores opalas for muito fina, pode ser inviável moldar qualquer superfície abobadada da pedra.
Tratamento de Opala Preta
A opala negra australiana normalmente não é tratada. A Etiópia é uma das principais fontes de opala preta tratada.
O tratamento usado na opala etíope é um antigo método de fumar que permite que o carbono penetre profundamente na opala e aprimore sua cor.
Houve melhorias relatadas recentemente envolvendo uma combinação de calor e açúcar; as pedras são embebidas em uma solução de açúcar e depois mergulhadas em ácido sulfúrico.
Eles são aquecidos lentamente para produzir um tom corporal mais escuro.
Outro tratamento que foi descoberto em algumas opalas negras é o revestimento da gema.
Isso não é tão comum quanto o aquecimento, mas, no entanto, os consumidores devem estar cientes desse possível aprimoramento, juntamente com a possibilidade de impregnação com polímero, resina ou óleo que é feita para estabilizar a opala.
Propriedades Gemológicas de Opala Preta:
Fórmula química: | SiO2_nH2O Dióxido de silício hidratado |
Estrutura de cristal: | Amorfo |
Cor: | Todas as cores, jogo de cores |
Dureza: | 5,5 – 6,5 na escala de Mohs |
Índice de refração: | 1,37 – 1,52 |
Densidade: | 1,98 – 2,50 |
Decote: | Nenhum |
Transparência: | Opaco, translúcido a transparente |
Dupla refração | Nenhum |
Dispersão: | Nenhum |
Pleocroísmo | Nenhum |
Variedades de pedras preciosas de opala preta ou outras pedras preciosas semelhantes:
Existem muitas variedades de opala disponíveis e todas elas podem ser classificadas como opala preciosa ou opala comum. Às vezes, amonita, labradorita, madrepérola e pedra da lua podem ser confundidas com opala.
Pedras Preciosas semelhantes ou relacionados mais populares e nomes comerciais:
Opala de chocolate, opala de pedregulho , opala de fogo , opala comum, opala de fogo, opala branca, opala na matriz e dupletos de opala são as variedades de opala mais populares.
Pedras Preciosas semelhantes ou relacionados menos conhecidos e nomes comerciais:
Opala de camada, opala de ágata, opala de pele de anjo, opala de madeira, opala de mel, hialite, opala de hidrofano, opala de porcelana, opala de musgo , opala de geléia, opala de cristal, opala de arlequim, trigêmeos de opala, girasol, opala de prase, opala de tubo e opala de cera são entre as variedades mais raras de opala disponíveis hoje.