O QUE É CORÍNDON
Tudo sobre Safira. Coríndon é o nome da espécie para Safira e Ruby. É alocromática, e incolor quando puro. A diferença nas duas variedades Corundum reside nas impurezas metálicas que as cor.
O ferro (Fe2 + e Fe3 +) eo titânio (Ti4 +) são os principais metais envolvidos na cor da Safira azul, enquanto o crómio (Cr3 +) é o agente corante primário em Ruby.
TUDO SOBRE SAFIRA
A história completa da cor é muito complexo, envolvendo uma série de elementos vestigiais, inter-valência de transferência de carga e mesmo centros de cor .
Ao analisarmos o magnetismo em Corundum, faremos referência apenas às causas primárias da cor.
Em nosso estudo de aproximadamente 50 Safiras e 50 Rubis, verificamos que tanto Safiras como Rubis apresentam respostas magnéticas que variam de Inerte (Diamagnético) a Moderado, com baixa susceptibilidade magnética de <0 a 104 SI X 10 (-6).
Como comparação, Granada é em média 100 vezes mais magnético do que Safira e Ruby. As safiras utilizados para este estudo vêm de origens geográficas diversas, e incluem gemas aquecidas e não aquecidas.
VARIAÇÕES DAS CORES
Variações de cor : Safiras naturais são encontradas em uma variedade de cores diferentes do azul, e estes são muitas vezes referidos no comércio como “fantasia” Safiras.
A safira cor-de-rosa é colorida principalmente pelo cromo, como é Ruby, mas a concentração de cromo é mais baixa na safira cor-de-rosa.Cromo em rosa Safira não é magneticamente detectável.
ASSISTA ESTE VÍDEO SOBRE SAFIRA
A safira roxa é colorida pelo cromo junto com o ferro e o titânio (rosa + azul = roxo). Mudança de cor A safira muda de roxo para rosa dependendo da fonte de luz. Cor Mudança Safira pode conter vestígios de vanádio, além de cromo, ferro e titânio.
Como mais ferro substitui cromo para criar cor roxa em rosa Safira, susceptibilidade magnética aumenta.
SAFIRAS DE CORES FORTES
Rosa e roxo são os menos magnéticos de todas as cores Safira, com respostas magnéticas variando de Inerte a Fraco. Exemplos de safiras que mostram respostas diamagnéticas (sem atração magnética) foram encontradas entre essas duas cores, bem como entre alguns safiras azuis.
Como seria de esperar, Safira incolor também não mostram atração magnética.
ANALISE DAS CORES
Fe (Fe3 +) e cor que envolvem Fe3 + conferem cor amarela, e Fe3 + desempenha um papel importante nas cores verde, amarelo, laranja, marrom e Padparadscha (rosa laranja) Safira Laranja e Padparadscha cores também são em parte devido ao cromo (Cr3 + e às vezes Cr4 +).
Quase todos os Safiras destas cores mostram algum grau de atração magnética (apenas uma Safira amarela do Sri Lanka foi encontrada como diamagnética).
Os safiras amarelos, verdes e castanhos tendem a ter as susceptibilidades magnéticas mais elevadas, presumivelmente devido à maior concentração de ferro na forma de Fe3 +.
A safira amarela do Sri Lanka representada abaixo (centro) tem uma susceptibilidade de SI 117, e a Safira marrom da Tailândia tem uma susceptibilidade magnética de SI 130, a mais alta de qualquer Safira transparente testada neste estudo. Para comparação,
COMO O CROMO INTERFERE NA COR
Fluorescência : Safiras de qualquer cor podem fluorescer rosa ou vermelho sob luz UV de onda longa se o conteúdo de cromo é alto o suficiente e o teor de ferro é baixo o suficiente para que não apague a fluorescência. MAIS
Safiras que fluorescem fortemente tendem a ser mais claras em cores e menos magnético do que os safiras mais escuros com baixa ou nenhuma fluorescência e maior teor de ferro, mas não há correlação consistente entre fluorescência, tom de cor e susceptibilidade magnética.
O principal determinante da fluorescência em Safira parece ser a concentração de cromo (que não é magneticamente detectável).
Alguns Safiras diamagnéticas não mostram fluorescência, enquanto alguns Safiras moderadamente magnéticos podem fluorescer fortemente devido ao maior teor de cromo.
ONDE O CROMO SE ENCONTRA
O cromo é encontrado em concentrações relativamente altas em safiras cor de rosa, roxo e Padparadshca, e estas são as cores que fluorescem mais consistente e intensamente.
Mas o cromo também pode causar fluorescência em Safira quando a concentração de cromo é muito baixa para criar cor gemas ou significativamente modificar a cor da gema.
Descobrimos que o Safira azul, amarelo e mesmo incolor pode fluorescer fortemente devido ao cromo. Verde é a cor menos fluorescente entre Safiras devido ao seu alto teor de ferro e baixo teor de cromo.
As susceptibilidades magnéticas entre os Safiras fluorescentes variam, mas uma fluorescência mais forte é