A beleza das Turmalinas e suas cores.
SUA ORIGEM
PEDRAS PRECIOSAS TURMALINA é uma das pedras mais coloridas, vamos tratar como Grupo das Turmalinas são as cores Rosa, Vermelha, Azul e verde as mais comuns e conhecidas, sua característica principal é que sua formação é de vários componentes, causando assim sua variedade de cores.
As cores mais tradicionais e conhecidas são: Rubelita que é a variedade de cores vermelha e rosa, Indicolite que é a variedade azul e Turmalina Melancia que é multicolorida de verde e vermelha.
HISTÓRIA
Ultimamente temos aqui no Brasil em 1989, a Turmalina Paraíba, conhecida também como neon azul, com uma cor azul existente apenas aqui no Brasil, com seu valor ao preço dos Diamantes, veste sua beleza e raridade.
Quero conhecer o CURSO DE GEMOLOGIA
As formas mais comuns são PEDRAS PRECIOSAS TURMALINA verdes, e Turmalina Preta esta ultima sem valor gemológico, pela sua baixa dureza, é mais usada em forma de pó para uso em produtos de beleza, e outros produtos.
Sendo assim sua formula varia de acordo com a variedade de alguns compostos químicos, porém a formula mais comum é: (Na, Ca) (Mg, Li, Al, Fe 2 +) 3 Al 6 (BO 3) 3 Si 6 O 18 (OH) 4, as cores mais comuns são: Branco, Incolor, Azul, Vermelho, Verde, Amarelo, Laranja, Castanho, Rosa, Roxo, cinza, preto, colorido, sua dureza: 7,0 7,5 (Escala Mohz) Sistema de cristalização Hexagonal, Índice de refração 1,610-1,650 Sg 2,9 a 3,3 Dupla refração 0,018 Clivagem 3,2.
A TURMALINA PRETA
A Turmalina Preta tem baixo valor comercial, porque sua dureza é muito baixa ,sendo assim impossível de se lapidar, então como é natural é muito usada na Indústria de cosmético, no intuito de ter a coloração preta
SEU USO
Por apresentarem sempre translucidas, são sempre lapidadas em forma de facetas, as cores vermelhos, azuis, e multicoloridas e a melancia são as mais conhecidas e populares, são usados na fabricação de anéis, pingentes, brincos, em pedras pequenas são fabricadas as pulseiras.
TURMALINA MELANCIA
A Turmalina Melancia é uma das mais famosas visto que é a única na natureza que naturalmente tem duas ou mais cores e tons.
SUAS DENOMINAÇÕES
Diante de tantas variedades de cores, tem também uma variedade de nomes com o passar dos tempos sendo:
ACROITA é incolor ou quase incolor muito rara.
DRAVITA amarelo castanho e castanho escuro
INDIGOLITA OU INDICOLITA Tem sua cor Azul do claro ao escuro.
TURMALINA CANÁRIO sua cor amarelo brilhante
TURMALINA OLHO DE GATO Tem o efeito de olho de gato.
DRAVITA nas cores amarelo castanho e castanho escuro.
ELBAITE (devido a Ilha de Elba/ Itália) Turmalina com lítio.
RUBELITA do vermelho para o rosa.
TURMALINA PARAÍBA Com sua cor Azul neon, variedade descoberta no Brasil em 1989, tem sido desejado em todos os cantos do mundo visto sua beleza e raridade.
TURMALINA MELANCIA Tem sua cor característica com centro vermelho e camada externa verde ou vice versa, sua beleza natural é apreciada por todos.
Conhecer o CURSO DE GEMOLOGIA. CLIQUE AQUI
TRATAMENTOS
Com tratamento térmico tem conseguido melhorar as cores das Turmalinas de acordo com a procura do mercado, sendo que estas modificações apenas alteram as cores permanecendo sua característica química.
Outro nomes dados a Turmalina
- Elbaíta – Na(Li1.5,Al1.5Al6Si6O18(BO3)3(OH)4
- Schorl – NaFe2+3Al6Si6O18(BO3)3(OH)4
- Dravita – NaMg3Al6Si6O18(BO3)3(OH)4
- Cromodravita – NaMg3Cr6Si6O18(BO3)3(OH)4
- Olenita – NaAl3Al6Si6O18(BO3)3O3OH
- Buergerita – NaFe3+3Al6Si6O18(BO3)3O3F
- Povondraíte – NaFe3+3(Fe3+4Mg2Si6O18(BO3)3(OH)3O
- Vanadiodravita – NaMg3V6Si6O18(BO3)3(OH)4
- Liddicoatita – Ca(Li2Al)Al6Si6O18(BO3)3(OH)3F
- Uvita – CaMg3(MgAl5Si6O18(BO3)3(OH)3F
- Feruvita – CaFe2+3(MgAl5Si6O18(BO3)3(OH)4
- Rossmanita – (LiAl2)Al6Si6O18(BO3)3(OH)4
- Foitita – (Fe2+2Al)Al6Si6O18(BO3)3(OH)4
- Magnesiofoitita – (Mg2Al)Al6Si6O18(BO3)3(OH)4
FONTES DE TURMALINAS
Suas reservas e retiradas estão no Afeganistão, Paquistão, Rússia, Birmânia, (Mianmar), Sri Lanka (Ceilão), e nos EUA 9 Califórnia e Maine), temos ainda vários países da África como produtores de Turmalinas.
Leia também: