PEDRA AMETISTA UMA PRECIOSIDADE BRASILEIRA.

Ametista é uma das gemas mais populares, e tem sido considerada valiosa desde os tempos antigos. Seu nome deriva do grego”amethystos”, que significa “não bêbado”, como a ametista na antiguidade foi pensado para afastar a embriaguez.

A Ametista já foi altamente considerada entre as pedras preciosas como Rubi e Esmeralda, mas as descobertas de grandes depósitos de Ametistas desde o século XIX tornaram a Ametista razoavelmente barata e muito acessível.

 

As cores da Ametista variam do roxo claro ao escuro, e as cores roxas profundas transparentes são as mais conceituadas.

INFORMAÇÕES  GERAIS

A Ametista é a variedade roxa do mineral Quartzo, e é a sua mais famosa e valiosa variedade de pedras preciosas. O quartzo também contém outras pedras preciosas, como citrino, quartzo rosa e quartzo fumê.

A cor da ametista é mais frequentemente causada por impurezas de ferro, embora também possa ser colorida pela exposição natural à radiação.

A ametista é às vezes tratada termicamente para aprofundar a cor ou transformá-la em Citrino. Algumas formas de ametista também podem mudar para uma cor verde clara após o tratamento térmico, e essas pedras recebem o nome de prasiolita, ou ” ametista verde “.”, como é mais comumente conhecido no comércio de gema.

Ametista vem de diferentes fontes de mineração, algumas das quais produzem estilos de cores distintas. Por exemplo, Ametista do Uruguai tem uma cor azul-arroxeada profunda, assim como Ametista do Arizona.

Ametista da Rússia, coloquialmente conhecida como “Ametista Siberiana”, é muito profundamente colorida com tons avermelhados e azulados.

Ela se origina de depósitos que já foram exauridos e,portanto, custam um preço alto. Alguns traficantes podem vender ametistas profundamente coloridas de outros locais como “Siberian Ametista”para gerar um valor de venda mais alto.

A ametista africana é geralmente mais colorida que a ametista sul-americana, e o rótulo” Ametista africana “no comércio de gemas pode ser usado indevidamente para descrever uma pedra de cor mais profunda, mesmo que não. originam-se na África.

A distribuição de cores da ametista é às vezes irregular, e isso é frequentemente levado em conta ao cortar uma pedra.

Cuidados também devem ser tomados com Ametistas como é conhecido por formar fraturas em forma de curva se bateu com muita força. Algumas Ametistas de alguns locais podem ter um pouco de cor quando expostas à luz.

Ametista pode ocorrer em enormes cristais impecáveis, e gemas de todos os tamanhos foram lapidadas. Devido à abundância de Ametista, é geralmente limpa e livre de falhas ou inclusões.

 Por causa disso, a Ametista com quaisquer falhas ou inclusões visíveis deve ser evitada.

USOS        

Ametista é facetada em muitos cortes e é usada em todas as formas de joias, incluindo anéis, colares, brincos, pulseiras e pingentes. Muitas pedras grandes pesando várias centenas de quilates foram cortadas da Ametista.

Objetos ornamentais são ocasionalmente também esculpidos em pedaços grandes. Ametista de qualidade inferior é uma joia importante e também pode ser cortada em cabochões. Contas caídas de Ametista roxa misturadas com quartzo branco também são usadas como colares e pulseiras.

VARIEDADES     

Ametista Africana  –   Ametista originária do continente africano. Este termo no comércio de gemas geralmente se aplica a ametista profundamente colorido ou mais escuro.

Quartzo Ametista –  Mistura de Ametista e Quartzo Leitoso (ou Quartzo límpido). É roxo na parte superior e branco ou claro na parte inferior. Também pode ser bandado roxo e branco. Ametista O quartzo geralmente é revolvido ou polido em contas.

Ametista Boliviana  –   Ametista do país sul-americano da Bolívia.

Ametista Brasileira  –   Ametista originária do Brasil. Este termo também é usado algumas vezes no comércio de gemas para se referir a qualquer ametista sul-americana.

Ametista Verde –   Forma de gema verde claro de quartzo que é artificialmente colorida pelo tratamento térmico de certos tipos de Ametista. Também conhecido como “Prasiolita”.

Ametista Siberiana – Termo originalmente usado para descrever a ametista muito profundamente colorida Sibéria na Rússia. Também pode ser incorretamente usado no comércio de pedras preciosas para descrever qualquer ametista profundamente colorida.

NOMES FALSOS

Ametista de Bengala – Roxo Ametista de Safira

Oriental – Roxo Safira

AMETISTA TRATAMENTOS E MELHORIAS   

A ametista é às vezes tratada termicamente para aprofundar a cor púrpura e transformar pedras de cores mais claras em tons mais profundos.

Mais frequentemente, porém, a ametista é tratada termicamente para produzir citrino e o quartzo verde conhecido como prasiolita. Embora as fontes de ametista sejam abundantes, as gemas sintéticas de ametista também são produzidas usando o método hidrotérmico.

FONTES DE AMETISTA        

O Brasil é o maior produtor de ametista. É encontrado nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Marabá e Bahia.

Outros depósitos importantes estão no Uruguai (em Artigas), Argentina, Bolívia, México, Namíbia, Zâmbia, África do Sul, Madagascar, Canadá (Ontário) e Estados Unidos (Arizona, Carolina do Norte, Geórgia e Maine). Um depósito específico de Ametista conhecido por produzir a variedade Prasiolita esverdeada sob tratamento térmico é a Mina de Montezuma em Minas Gerais, Brasil.

PEDRAS  SEMELHANTES      

A cor da ametista é bastante singular, e poucas gemas são confundidas com ela, especialmente em tons mais profundos. Purple Sapphire e Purple Spinel podem ser da mesma cor da Amethyst, mas ambos são muito raros e têm preços muito mais altos que a Ametista.

 Iolita também pode ser semelhante, mas tem um tom mais azul. A fluorita pode ter a mesma cor, mas sua dureza muito baixa limita seu uso como pedra preciosa e é usada apenas como uma joia de colecionador.

O MINERAL AMETISTA

Ametista é um mineral bem conhecido e gema. É a variedade roxa do mineral Quartzo, e sua variedade mais valiosa e valorizada. Seu nome deriva do grego “amethystos”, que significa “não bêbado”, como a ametista na antiguidade foi pensado para afastar a embriaguez.

A cor de alguns espécimes de ametista de certas localidades desaparece lentamente após a exposição prolongada à luz. Quando usada como pedra preciosa, a ametista é frequentemente tratada termicamente para aprofundar a cor ou transformá-la em Citrino.

Algumas variedades também podem mudar para uma cor verde clara, que recebe o nome comercial de “Prasiolita”, ou “Green Amethyst”, como é mais comumente conhecido no comércio de pedras preciosas.

Ametista é mais prevalente como pequena piramidal grossa cristais, embora várias localidades, como as ocorrências mexicanas, sejam conhecidas por produzir cristais prismáticos elegantemente altos, que são muito  apreciados pelos colecionadores.

A ametista também forma o revestimento interno dos geodos, alguns dos quais podem ter mais de 3 metros de altura e pesar várias toneladas.

USOS        

Ametista é uma das gemas mais populares. Tem uma cor bonita e é bastante comum, tornando-se uma joia barata e amplamente utilizada. A maioria das Ametistas são facetadas em cortes de joias, e alguns são cortados como cabochão. Grandes, enormes pedaços de ametista em faixas com Quartzo às vezes é esculpida em ornamentos.

Ametista também é muito popular entre os colecionadores de minerais. Pequenas seções de geodos e pedras caídas são vendidas para colecionadores amadores, enquanto colecionadores mais sérios vão para os raros cristais prismáticos e seções gigantes de geodos.

LOCALIDADES   

Ametista é um mineral muito comum e é encontrado em todo o mundo. Somente algumas das localidades mais famosas serão mencionadas aqui.

Cristais altos, prismáticos e bem formados são restritos a várias localidades mexicanas: Piedras Parado e Las Vigas de Ramirez, ambas em Veracruz; e Amatitlan, em Guerro.

 Eles ocorrem em cristais alongados que raramente são facetados, já que os colecionadores pagam bem por essas raridades. Outra excelente localidade mexicana é Guanajuato, onde são encontrados pratos de cristais grossos.

Enormes quantidades de Ametista vêm de Minas Gerais, Brasil, que contém o famoso Rio Grande do Sul, onde enorme geodo de ametista revestido de cristal são encontrados, especialmente no Ametista do Sul.

Outro país sul-americano, o Uruguai, produz cristais profundamente coloridos em grandes geodos e tubos em Artigas, perto da fronteira com o Brasil. Outra boa localidade sul-americana, especialmente notada por Ametrine, é a Mina de Anahi, em Santa Cruz, na Bolívia.

Grandes quantidades de ametista são encontradas na Namíbia e na África do Sul – estas são muitas vezes rotuladas na indústria de joias como “Ametista Africana”.

Na Namíbia, uma ocorrência interessante é a das Montanhas Goboboseb, perto de Brandberg, nas Montanhas Erongo, onde os cristais são zoneados em cores mais claras a mais escuras. Na África do Sul, extensos depósitos estão em Boekenhouthoek (Magaliesberg), distrito de Mkobola, onde a ametista ocorre com um supercrescimento espinhoso de pequenos cristais (popularmente chamado de ” Cactus Quartz “).

Ametista muito escura e clara já foi encontrada na Rússia nos Montes Urais e na Sibéria; e uma ametista cor-de- rosa e lilás em associações globulares veio recentemente de Nyiri, no nordeste da Hungria.

Existem duas ocorrências canadenses notáveis. Um deles éThunder Bay, Ontário, onde os espécimes contêm um revestimento interno de hematita vermelha. A outra localidade é a área de Digby, Nova Scotia, onde se encontram pedras de ametista naturalmente arredondadas e desgastadas por água nas praias ao longo da Baía de Fundy.

Nos EUA, os finos cristais de ametista vêm dos Quatro Picos (nas Montanhas Mazatzal), Gila Co., Arizona; na Pohndorf Mine, Jefferson Co., Montana; Crystal Park, Beaverhead Co., Montana; a mina Pennoyer em Redfeather Lakes, Larimer Co., Colorado; e em Deer Hill, Oxford Co., Maine. Existem várias localidades boas nas Carolinas, especificamente Statesville, Iredell Co., Carolina do Norte; a Mina Reel, Estação de Ferro, Lincoln Co., Carolina do Norte; e Abbeville Co., Carolina do Sul (a Mina de Quartzo Diamond Hill e a Mina Ellis Jones).

Um local recentemente produtivo que produz cristais roxos profundos é o Jackson’s Crossroads, Wilkes Co., Georgia. Diamond Hill em Ashaway, Hopkinton, Washington Co., Rhode Island é conhecida pelos cetros raros que foram encontrados lá.

Ametista também é encontrada no pedreiras de traprock daPassaic Co., Nova Jersey, especificamente na Upper New Street Quarry emPaterson e no Prospect Park.

PEDRA PRECIOSA AMETRINO

Uma mistura natural de ametista roxa e citrino dourado foi cunhado com o nome comercial “Ametrino”

Ametrino é um termo relativamente novo, e a palavra é uma combinação de Ametista e Citrino. Ametrino é uma pedra preciosa única na medida em que é essencialmente combinada de duas gemas separadas.

Embora a ametista, a variedade roxa do quartzo, e o citrino, a variedade amarela / laranja do quartzo pertencem à mesma classificação mineral científica, eles sempre foram distinguidos como pedras preciosas individuais.

 A combinação única decores da Ametrino despertou interesse e apelou para esta pedra preciosa distinta.

TUDO SOBRE AMETRINO   

A única fonte significativa de Ametrino é a Mina Anahí, na Bolívia. A mina é operada pela (Minerales y Metales del Oriente). Esta mina é, para todos os efeitos práticos, a única fonte de Ametrino disponível no mercado de gemas.

Embora este depósito de pedras preciosas seja conhecido dos nativos há várias centenas de anos, é somente a partir dos anos 80 que ele é trabalhado em nível comercial.

Nos primórdios da produção comercial desta mina, a localidade estava um pouco obscurecida e os negociantes vendiam com frequência as gemas com localidades como o Brasil e o Uruguai. Embora se saiba que a Ametrino tenha sido encontrada naturalmente em alguns outros depósitos de ametistas da América do Sul, os achados são muito esporádicos e não são economicamente importantes.

Cada Ametrino tem sua combinação de cores em um padrão diferente. As gemas de ametrino são mais frequentemente cortadas para produzir uma pedra meio roxa e metade dourada, embora às vezes ambas as cores estejam presentes como uma mistura ou outras porcentagens sejam usadas.

Às vezes, um padrão xadrez redondo está presente na pedra, com uma clara distinção entre a ametista e o citrino.

A Ametrino pode ser criada artificialmente pelo tratamento térmico parcial de certas ametistas ou por irradiação.

O Ametrino sintético produzido em laboratório também foi simulado. No entanto, apesar da raridade de Ametrino, na medida em que sua ocorrência é restrita a uma localidade, o Ametrino é relativamente acessível e as formas sintéticas não são realmente procuradas.

USOS   

Ametrin0 é geralmente facetado em um corte retangular para joias. Ele também é usado para esculturas ornamentadas, como esculturas de animais.

AMETRINO  TRATAMENTOS E MELHORAMENTOS

As gemas de Ametrino são naturais e não tratadas ou melhoradas. O Ametrino é por vezes sintetizada utilizando o método hidrotérmico, que muitas vezes cria cores que são muito vivas e são mais intensamente coloridas do que a sua contraparte natural.

AMETRINE SOURCES 

A única localidade significativa que produz esta gema é a Mina Anahí (Bolívia), localizada na parte oriental do país, perto da fronteira com o Brasil.

PEDRAS  SEMELHANTES      

A combinação de cores única de Ametrino distingue-o de outras pedras preciosas.