QUERO MEU E-BOOK

Pedra Ametista é uma das gemas mais populares, e tem sido considerada valiosa desde os tempos antigos. Seu nome deriva do grego “amethystos”, que significa “não bêbado”, como a ametista na antiguidade foi pensado para afastar a embriaguez.

A Ametista já foi altamente considerada entre as pedras preciosas como Rubi e Esmeralda, mas as descobertas de grandes depósitos de Ametistas desde o século XIX tornaram a Ametista razoavelmente barata e muito acessível.

Curso de Identificação de Pedras Preciosas- Liberado

As cores da Ametista variam do roxo claro ao escuro, e as cores roxas profundas transparentes são as mais
conceituadas.

INFORMAÇÕES GERAIS

A Ametista é a variedade roxa do mineral Quartzo, e é a sua mais famosa e valiosa variedade de pedras preciosas.
O quartzo também contém outras pedras preciosas, como citrino, quartzo rosa e quartzo fumê.

A cor da ametista é mais frequentemente causada por impurezas de ferro, embora também possa ser colorida pela exposição natural à radiação.
A ametista é às vezes tratada termicamente para aprofundar a cor ou transformá-la em Citrino.

Algumas
formas de ametista também podem mudar para uma cor verde clara após o tratamento térmico, e essas pedras recebem o nome de prasiolita, ou ” ametista verde “.”, como é mais comumente conhecido no comércio de gema.

Ametista vem de diferentes fontes de mineração, algumas das quais produzem estilos de cores distintas. Por
exemplo, Ametista do Uruguai tem uma cor azul-arroxeada profunda, assim como Ametista do Arizona.

Ametista da Rússia, coloquialmente conhecida como “Ametista Siberiana”, é muito profundamente colorida com tons avermelhados e azulados.

Ela se origina de depósitos que já foram exauridos e, portanto, custam um preço alto. Alguns traficantes podem vender ametistas profundamente coloridas de outros locais como “Siberian Ametista “para gerar um valor de venda mais alto.

A ametista africana é geralmente mais colorida que a ametista sul-americana, e o rótulo” Ametista africana “no comércio de gemas pode ser usado indevidamente para descrever uma pedra de cor mais profunda, mesmo que não. originam-se na África.

A distribuição de cores da ametista é às vezes irregular, e isso é frequentemente levado em conta ao cortar uma pedra.
Cuidados também devem ser tomados com Ametistas como é conhecido por formar fraturas em forma de curva se bateu com muita força. Algumas Ametistas de alguns locais podem ter um pouco de cor quando expostas à luz.

Ametista pode ocorrer em enormes cristais impecáveis, e gemas de todos os tamanhos foram lapidadas. Devido à abundância de Ametista, é geralmente limpa e livre de falhas ou inclusões.

Por causa disso, a Ametista com quaisquer falhas ou inclusões visíveis deve ser evitada.

 

USO

Ametista é facetada em muitos cortes e é usada em todas as formas de joias, incluindo anéis, colares, brincos, pulseiras e pingentes.

Muitas pedras grandes pesando várias centenas de quilates foram cortadas da Ametista.

Objetos ornamentais são ocasionalmente também esculpidos em pedaços grandes.

Ametista de qualidade inferior é uma joia importante e também pode ser cortada em cabochões. Contas caídas de Ametista roxa misturadas com quartzo branco também são usadas como colares e pulseiras.

VARIEDADES

Ametista Africana – Ametista originária do continente africano. Este termo no comércio de gemas geralmente se aplica a ametista profundamente colorido ou mais escuro.
Quartzo Ametista – Mistura de Ametista e Quartzo Leitoso (ou Quartzo límpido). É roxo na parte superior e
branco ou claro na parte inferior. Também pode ser bandado roxo e branco. Ametista O quartzo geralmente é revolvido ou polido em contas.

Curso de Gemologia