O QUE É GEMOLOGIA?
O Que é Gemologia? é a ciência que se desenvolve com o estudo das pedras preciosas (gemas).
Mas o gemologista para identificar não só aprender, mas também para distingui-los dos obtidos por síntese e suas imitações, e também para detectar os vários tratamentos usados para melhorar a sua aparência.
Em sentido amplo, podemos definir como o objeto de todos os tipos de materiais de O que é Gemologia? decorativos utilizados em joias, com a exceção de metal.
Estude sua composição e propriedades, origem e depósitos, os tratamentos de vários tipos e tipos de esculturas que realçam a sua beleza.
Nós também estudamos os processos de fabricação de materiais sintéticos e as características e propriedades dos produtos que imitam gemas naturais.
Porque estudar?
Portanto, o que é Gemologia é uma ciência aplicada que se baseia fortemente em alguns ramos das ciências geológicas, especialmente em Mineralogia e Cristalografia (propriedades de gemas e métodos de diagnóstico, campos e síntese).
Mas também abrange uma ampla gama de tópicos que se inserem no âmbito da geologia, como o tratamento especial, o tamanho do processo, gemas orgânicas, histórico-cultural, comercial, etc..
Leia também:
Fundamentos para Lapidação de Cabochão
As 12 Gemas mais caras do Mundo
Gemas são definidas como as substâncias naturais que têm as qualidades de beleza, durabilidade e raridade.
O primeiro deles é muitas vezes ligado a suas propriedades ópticas: cor, transparência, brilho, dispersão, etc.
O segundo sua solidez vários agentes, que desempenham um importante papel dureza, resistência ao ácido ou alcalino, etc. A terceira, a sua escassez natural e também sua demanda no mercado em um determinado momento.
Quem estuda?
O que é Gemologia, o estudo de gemologia é essencial para joalherias e lojas de gema, como eles adquirem uma série de competências que lhes permitam conhecer a natureza e a qualidade de manuseio de materiais, também para a lapidação e cravação, estudando certas propriedades tornarem mais fácil e mais seguro para o trabalho, e ao público em geral a conhecer, em cada caso, a natureza das gemas você pode comprar.
Tipos de materiais de gema.
O material consiste de partículas submetidas a forças de coesão. Dependendo destas forças, as substâncias podem ser apresentados em três estados: sólido, líquido e gasoso.
Em gases e líquidos, as partículas são desordenada. Em sólidos, encontramos dois estados:
- Amorfo ou vítreo, com uma distribuição desordenada de partículas.
- Arranjo cristalino regular de partículas. A organização interna dessas partículas afeta a estrutura e a forma exterior.
Mineral. É uma composição química natural, inorgânico, com uma estrutura interna ordenada e definitiva sólido.
Identificado por:
- Espécies.Tem uma composição química, estrutura e propriedades definidas.
- .Conjunto de minerais de estrutura semelhante, mas com as variações na composição.
- Variedade Mineralógica. Mesma espécie, mas com variações na aparência, cor e transparência.
- Variedade Gemological. variedades mineralógicas utilizadas em gemologia.
Roca. Agregados minerais naturais. Por origem são classificadas como ígneas, sedimentares e metamórficas. A maioria das gemas são minerais, apesar de alguns outros materiais, tais como substâncias orgânicas, pedras, vidros naturais e artificiais, etc., podem ser usados como pedras preciosas.
Com base nas normas estabelecidas pela Comissão de pedras cor CIBJO (Confederação Internacional de Joalharia, Joias, pratas, diamantes, pérolas e pedras), os materiais utilizados em Joias de Prata podem ser divididos nos seguintes grupos: materiais naturais e produtos artificiais .
1.2- Materiais naturais.
Os materiais são completamente formadas por natureza, sem intervenção humana, e subsequentemente modificada por corte, polimento e outros processos. Inclusão dos seguintes tipos:
Inorgânico Natural. Pedras preciosas, gemas e pedras ornamentais, exceto metais.
Substâncias orgânicas. Pérolas, coral, marfim, carapaça de tartaruga.
Gemas modificado. Materiais descritos acima sujeito a um tratamento para melhorar a cor, clareza e outras propriedades.
1.3- Produtos artificiais.
Os produtos estão parcial ou totalmente fabricada pelo homem. Neste grupo são:
- Gemas reconstruídos ou sintetizado:Feito de pó ou pedaços de pedras naturais. Método utilizado âmbar, tartaruga (pente), às vezes azul-turquesa e outros.
- Pedras compostas.Colagem de camadas de vários materiais para imitam gemas naturais. Por exemplo, gibão de almandina granada – vidro de safira artificial ou natural – safira sintética.
- Pedras sintéticas.Eles têm a mesma composição química e as propriedades como natural, mas são feitas pelo homem. Por exemplo, rubis, safiras, esmeraldas e diamantes sintéticos.
- Materiais artificial Feito por homem sem análogos naturais conhecidos. Por exemplo, o gadolínio gálio granada (GGG), e granada ítrio alumínio (YAG), zirconita (óxido de zircônio cúbico).
- As imitações são os produtos que imitam o visual de gemas ou substâncias orgânicas naturais, e podem corresponder a qualquer um dos quatro grupos descritos acima. Por exemplo, três materiais artificiais mencionados na seção anterior são utilizados como imitações de diamantes.
1.4- Gemas comerciais da Nomenclatura
Existem algumas regras básicas de nomenclatura o que é gemologia, a considerar:
- Não é correto usar dois ou mais nomes ou variedades de pedras preciosas para se referir a uma única gema, até mesmo para descrever o seu tom de cor. Por exemplo, topázio quartzo, topázio citrino, espinélio rubi, safira alexandrita, etc.
- Não é direito de usar o nome de um tipo de tamanho para significar uma joia, com exceção do termo “brilhante” que pode ser usado sem mais para designar tais diamantes cut-cut.
- O termo “semipreciosas”é imprecisa e é estritamente proibido.
- Gemas que têm efeitos ópticos especiais devem ser descritos pelo respectivo nome gema mais o tipo de efeito que você enviar. Por exemplo, rubi estrela, olho de gato turmalina, etc.
- O nome GEMA só pode ser utilizado para se referir a substâncias naturais.
- Os termos ”verdadeiros”, finos “e semelhantes, podem ser utilizados apenas para se referir a substâncias naturais.
- O tanto sintético e imitação, produtos artificiaisdevem ser claramente designado como tal, para que não haja confusão sobre sua verdadeira origem. Por exemplo: imitação corindo sintético alexandrita sintético Chatham Emerald, Gilson opala sintética.
- Produtos de nome de Artificial Comercial s devem ser claramente designados como tal, para que não haja dúvidas sobre a sua verdadeira origem, acrescentando que “produto artificial” se não existe na natureza. Por exemplo: Slocum opala, opala imitação; Maiorca pérolas, pérola de falso, pequena fábula .
- Quando o peso total de uma pedra ou gema declarou: “peso total” deve ser adicionado para evitar confusão com o preço por total do quilate ou pedra central ou principal.
- O nome “pérola”,sem mais, para ser usado exclusivamente para pérolas naturais ou, no caso de pérolas cultivadas é sempre necessário adicionar essa descrição.