Instrumentos Gemológicos Recomendados


10x lupa - ferramentas de gemologia
Instrumentos Gemológicos Recomendados, mesmo as ferramentas de Gemologia mais simples, como a lupa 10x, ajudarão a aumentar seu conhecimento de Pedras Preciosas. “Lupa 10X” 

Começando

Instrumentos Gemológicos Recomendados, Gemologia envolve estudar as propriedades físicas e ópticas que fazem gemas tais pequenos tesouros únicos.

 

A identificação das gemas envolve a análise dessas propriedades para diferenciar uma espécie de outra. Existem várias ferramentas de gemologia usadas para distinguir ou medir essas propriedades.

Antes de começar a comprar instrumentos e configurar o seu laboratório de gemas, você precisa investir em bons materiais de referência para entender o que os instrumentos irão dizer.

Materiais de Referência em Gemologia

Toda a informação que você precisa para o curso de certificação da International Gem Society (IGS) pode ser encontrada no IGS Learning Center . No entanto, você pode querer adicionar outros recursos à sua biblioteca.

Programas

Recomendamos o software Gemology Tools . Isso torna a identificação das gemas muito mais fácil, reduzindo muito o tempo gasto na identificação de gemas e a chance de erros.

Nosso artigo, “A arte e a ciência da identificação de pedras preciosas”, detalha um novo método de identificação de gema com base no programa Gemology Tools.

Livros

Enciclopédia Colorida de Gemstones pelo Dr. Joel Arem lista aproximadamente 3.000 minerais naturais e materiais sintéticos que foram cortados em gemas.

Este trabalho abrangente está fora de impressão, mas o Dr. Arem permitiu generosamente ao IGS reimprimir grande parte das informações de seu livro em nossas listas de Pedras Preciosas . Onde o fizemos, ele é indicado como fonte.

Outra excelente referência é Gemstones of the World de Walter Schumann. Este livro é uma leitura mais fácil do que o trabalho da Arem e tem mais informações sobre assuntos periféricos, como fontes de gema. A sua quinta edição foi publicada em 2013.

Dois outros livros de referência notáveis ​​estão disponíveis no Gemological Institute of America (GIA). Primeiro, o Guia de Referência de Gem é semelhante aos tons de Enciclopédia de Cores de Gemas .

De certa forma, é mais fácil de ler e usar do que o trabalho da Arem. No entanto, trata apenas de uma centena de pedras que são mais prováveis ​​?? para aparecer em jóias.

Em segundo lugar, o Handbook of Gem Identification da GIA descreve detalhadamente como usar muitas ferramentas de gemologia e fornece instruções passo a passo para separar as espécies.

Este é, sem dúvida, um dos melhores livros já escritos em Identificação de Gema. (Contudo, usar o software Gemology Tools é muito mais fácil).

Gems: suas fontes, descrições e identificação por Robert Webster e BW Anderson é um excelente trabalho de referência baseado em métodos tradicionais de identificação de gema.

Software Gemology Tools
O programa Gemology Tools possui um banco de dados com 35 categorias de informações sobre mais de 1.250 espécies de pedras preciosas.

Instrumentos Gemológicas: Essenciais

Depois de ter sua biblioteca de referência juntos, comece a montar seu equipamento de laboratório.

Lupa

Você precisará de ampliação. Comece com uma Lupa de 10x (dez potências) de boa qualidade . Algumas lupas econômicas no mercado variam de qualidade medíocre a muito boa. O melhor que você pode obter, e o padrão para classificação de diamante, é uma lupa de tripleto corrigida de cor .

Triplet significa que tem três lentes, então não há distorção perto das bordas. A cor corrigida refere-se a um revestimento nas lentes, de modo que a cor que você vê é precisa.

Leia nosso artigo sobre lupas para mais informações.

Microscópio

Você também precisará de um microscópio para estudar inclusões . Esta é muitas vezes a única maneira de separar gemas naturais de suas contrapartes sintéticas.

Enquanto a lupa é mais portátil, o microscópio é mais fácil para os olhos e oferece uma maior ampliação.

Um microscópio de gema tem características especiais que não estão disponíveis na maioria dos microscópios, então certifique-se de que os microscópios que você está considerando são apropriados para estudar Gemas.

Um microscópio estéreo mínimo de 40x é necessário para identificação de Pedras Preciosas. Claro, mais poder é útil. Você poderá ver mais inclusões e maiores detalhes com maior ampliação.

Um poder mais elevado às vezes significa a diferença entre fazer uma identificação ou não.

Como regra geral, compre os instrumentos de alta qualidade que você pode pagar. Com microscópios, no entanto, você pode fazer um compromisso pelo bem do seu orçamento sem um sacrifício significativo de qualidade.

A conclusão é que a informação obtida de um microscópio tem mais a ver com a habilidade do operador do que com a qualidade da óptica.

Leia nosso artigo no microscópio para obter mais informações.

Inclusões microscópicas - ferramentas de gemologia
Identificar inclusões vistas através de um microscópio pode ajudar a distinguir as gemas naturais e sintéticas.

Refratômetro

Medir o índice de refração (RI) de suas gemas será uma alta prioridade. Você pode fazer isso com um microscópio, mas um refractômetro é a melhor ferramenta.

Além de medir o RI, um refractômetro lhe dará a birrefringência e o sinal óptico de uma Pedra Preciosa.

Na América do Norte, o principal fornecedor de refractômetros é o GIA. Na Europa, o principal fornecedor é Krüss Instruments . Claro, os refractômetros usados ​​são ocasionalmente disponíveis no eBay .

Leia nosso guia de três partes para usar um Refractômetro para obter mais informações.

Escala de feixe de equilíbrio e líquidos pesados

Outra necessidade de laboratório de gema é um meio para medir a gravidade específica (SG). Existem dois métodos para fazer isso.

Pode usar uma balança de equilíbrio , desde que uma panela possa ser submersa em água. (Isso geralmente é fácil de organizar).

O outro método é usar um conjunto de ?? líquidos pesados . Esta é uma coleção de líquidos com SGs predeterminados.

Você determina a gravidade específica de uma joia, submergindo-a nos líquidos e observando se flutua ou afunda.

Líquidos pesados ​​têm algumas desvantagens. Eles são tóxicos e inflamáveis, então você deve ter cuidado quando usar e armazená-los.

Às vezes, é difícil lavar a joia. Além disso, suas leituras sempre serão estimativas com líquidos pesados. Se você tem uma escala precisa, você pode obter uma leitura muito mais precisa.

Haverá ocasiões em que isso seja importante, pois uma pequena fração às vezes pode confirmar ou eliminar uma possível identificação.

Leia nossa série de cinco partes sobre procedimentos específicos de teste de gravidade para obter mais informações.

Dicroscópio

Próximo na lista é uma das ferramentas de Gemologia mais baratas. O Dicroscópio é um pequeno instrumento de mão que separa as cores em materiais dicroicos .

Seus elementos essenciais são dois pequenos pedaços de material polarizador, orientados a 90 º uns dos outros, além de ampliação. Com um pouco de pensamento e habilidade, você pode realmente fazer um você mesmo.

Leia nosso artigo sobre o Dicroscópio para obter mais informações.

Dicólise - ferramentas de gemologia
Um dicroscópio pode ser usado para identificar gemas dicroicas, que são gemas que mostram duas cores diferentes quando vistas de diferentes ângulos.

Polariscópio

Igualmente importante (e apenas um pouco mais caro) é um Polariscópio . É usado em conjunto com uma lupa ou uma esfera sem tensão (não inoxidável), que é uma esfera de vidro sem linhas de deformação nele.

Estes são usados ​​para determinar se um material é individual ou duplamente refractivo e para verificar seu sinal óptico .

O Polariscópio também mostrará tensão e geminação , o que ocasionalmente ajudará a distinguir entre materiais naturais e sintéticos. (Se você não pode verificar o sinal óptico com um polariscópio, use um refractômetro).

Os Polariscópio podem ser feitos em casa ou comprados. Os requisitos principais são uma fonte de luz embaixo e dois pedaços de material polarizante que estão separados o suficiente para manter uma gema entre eles.

Um pedaço de material polarizador pode ser estacionário, mas o outro precisa ser girado no lugar.

Leia nosso guia de três partes para usar um polariscópio para obter mais informações.

Espectroscópio

Se você é sério sobre Gemologia e Identificação de Gema, você precisará de um espectroscópio para estudar o espectro de absorção de uma gema . Existem essencialmente dois tipos diferentes de instrumentos, grade de difração e prisma. Ambos fazem o mesmo bem, mas a escala é mais alongada no estilo prisma.

Se você está confiando em imagens em um livro de referência para ajudá-lo a determinar o que está vendo, verifique se eles estão fora do seu tipo de Espectroscópio. Caso contrário, as comparações ficam muito confusas.

Outra característica importante é uma escala calibrada. Muitas pessoas aprendem a usar um Espectroscópio sem escala e fazem suas determinações estritamente pelas cores.

Esta habilidade depende da sua visão e experiência. Até que você tenha olhado gemas suficientes, fazer uma avaliação precisa dessa maneira será difícil.

Assim, um Espectroscópio com uma escala calibrada é preferível para iniciantes. No entanto, uma escala calibrada aumenta o preço tremendamente, então você precisará considerar isto quando o orçamento para o equipamento.

Outros fatores que aumentam o preço de um Espectroscópio incluem iluminação e suporte. Você precisa de uma fonte de luz brilhante e um meio para segurar a gema, o Espectroscópio em si e a fonte de luz está estável enquanto você está levando suas leituras.

Se estes forem todos incorporados, o espectroscópio será mais fácil de usar, mas também mais caro. Se você é útil com DIY, você pode criar esses elementos e economizar dinheiro.

Existem Espectroscópios de rede de difração baratos no mercado. No entanto, estes são os mais difíceis de usar. Você deve encontrar uma maneira de mantê-los muito imóveis em relação à gema e à luz.

Para complicar ainda mais isso, você foca um Espectroscópio de grade de difração, movendo-o mais perto e mais longe da gema. Uma vez que a exibição é muito mais escura do que um espectroscópio de prisma, a iluminação é uma consideração particular.

O Espectroscópio é uma das últimas ferramentas de Gemologia que você precisará adicionar ao seu laboratório. Se você tiver um orçamento apertado, este instrumento terá mais consideração.

Os preços podem custar até mil dólares para os instrumentos de topo da linha com todos os acessórios. Obtenha o melhor instrumento que você pode pagar, então faça seus compromissos sobre a iluminação e suporte.

Leia nosso artigo sobre o espectroscópio e nosso guia de espectroscópio para obter mais informações.

Spectroscope - ferramentas de gemologia
Uma comparação do espectro de absorção de uma granada de malaya como visto através de um Espectroscópio de grade de difração e um Espectroscópio de prisma.O tipo de prisma possui uma visão mais alongada. Uma escala calibrada (mostrada aqui em nanômetros, nm) é útil para reconhecer as linhas de absorção características de diferentes espécies de gemas.

Ferramentas Gemológicas Diversas

Os instrumentos acima representam o maior, o “must-have” de um laboratório de gemas. Claro, você também precisará de um monte de outras probabilidades e finais, tais como:

Além desses itens diversos, existem outros equipamentos que merecem destaque.

Existe um instrumento chamado “joalheiro” que mede o brilho . Foi projetado para profissionais itinerantes que precisam de instrumentos portáteis, não iniciantes.

Se o seu trabalho exige que você identifique pequenas pedras nas configurações, um detector de diamantes é uma necessidade. Diamantes pequenos, sujos e de baixa qualidade são impossíveis de distinguir a olho nu.

Os conjuntos ou pontos de dureza , coisas semelhantes a lápis com extremidades feitas de materiais variados, são uma parte padrão do kit de ferramentas do mineralogista.

Eles são usados ​​para determinar a dureza de uma substância. Estas também são úteis ferramentas de gemologia se você estiver indo identificar pedra preciosa áspera. No entanto, nunca use estes em gemas acabadas.

Os pontos de dureza deixarão um arranhão permanente e podem causar uma quebra de gemas. Se você estiver testando áspero, certifique-se de testar uma pequena área separada da porção cortável, porque o estresse nos planos de clivagem pode fazer com que a pedra se separe .

Streak testing é um procedimento mineralógico para a detecção de corantes. Tudo o que requer é um pequeno pedaço de telha cerâmica não esmaltada. Como testes de arranhões, isso é uma prova destrutiva. Nunca faça isso com uma joia acabada.

Se você estiver testando áspero, os mesmos cuidados que os testes de rascunho se aplicam. Faça o teste com uma pequena amostra que foi separada do todo. Leia nosso artigo sobre testes de raia para obter mais informações.

Um filtro do Chelsea é uma ferramenta muito útil. Originalmente usado para separar gemas de esmeraldareal de lookalikes, também é chamado de filtro de esmeralda.

No entanto, algumas Esmeraldas obtêm a sua coloração a partir de vanádio em vez de cromo, por isso não funciona em todos os casos. Agora, é usado principalmente para determinar se um material obtém sua cor de cromo. Se o fizer, a pedra aparecerá rosa ou vermelha através do filtro.

Caso contrário, você verá outra coisa. Isso é importante porque gemas como cromo piropo e cromo turmalina têm uma estrutura de valor diferente das suas contrapartes. Enquanto você também pode fazer essa determinação com um Espectroscópio, um filtro do Chelsea é a maneira mais fácil de distinguir essas gemas.

Iluminação para o seu laboratório

Sua iluminação precisa de uma consideração cuidadosa. As luzes padrão atenderão às suas necessidades, mas você precisará de algo flexível e facilmente movido para posições úteis.

Uma luz de braço flexível , ou mesmo uma lanterna de boa qualidade, será um grande recurso em seus estudos. Algumas de suas ferramentas e instrumentos de gemologia terão luzes especiais de especialidade.

Você pode precisar criar ou fornecer suas próprias luzes especiais para outros.

Tenha em mente que a luz incandescente e fluorescente lhe dará cores diferentes em algumas gemas. Se possível, use luzes incandescentes ou naturais de uma janela como sua fonte de luz primária.

Se o seu laboratório tiver iluminação fluorescente já instalada no teto, você precisará desligá-lo ou protegê-lo às vezes. Uma das fontes de luz mais úteis é uma janela com luz indireta, uma vez que a luz solar filtrada é o padrão para comparação de cores.

Além disso, não cometa o erro de pensar que você pode confiar em luzes de luz do dia para comparações de mudanças de cor . Eles funcionam bem em muitos casos, mas não bem em outros. Mais de um gemólogo ficou envergonhado ao confiar em luzes artificiais.

Embora não seja absolutamente necessário, a luz ultravioleta (UV) às vezes é útil para fazer uma identificação. Você precisará de UV de onda longa e curta para testes.

Uma luz de baixa potência é suficiente, mas precisará ser montada em uma caixa que não permita que nenhuma outra luz entre. Leia nosso artigo sobre a luz UV e a identificação de pedras preciosas para obter mais informações.

Conselhos para iniciantes

Embora toda essa informação sobre as ferramentas de gemologia possa parecer um pouco assustadora, é uma lista abrangente das ferramentas que você pode precisar à medida que você se envolve mais no mundo da gema.

Todo um iniciante precisa começar é o acesso ao site do IGS, um par de pinças e uma lupa. Essas ferramentas simples irão levá-lo um longo caminho no estudo de gemas.

Pinças - ferramentas de gemologia
Comece a adquirir as ferramentas de gemologia menos dispendiosas mas indispensáveis, como pinças, e trabalhe até as peças mais caras e complexas.Curso de Gemologia Online