O que é Gemologia?

Gemologia é um ramo da mineralogia que estuda a identificação, análise e avaliação das pedras preciosas ou gemas, uma das suas principais tarefas é o de proporcionar métodos e procedimentos para identificar gemas naturais das imitações e versões sintéticas.

Curso de Identificação de Pedras Preciosas- Liberado

O Gemólogo deve saber várias disciplinas tais como cristalografia, óptica, matemática, cristaloquimica, química analítica, síntese e imitação de pedras preciosas, entre outros.

O que faz um Gemólogo?

A Gemólogo é o profissional preparado e capacitado para autenticar corretamente, qual joia é, realizando exames laboratoriais e com base na sua experiência e é o único que pode atestar a joia.

A Joia mais imitada é o Diamante

Embora possam ser identificados com alguma astúcia; o primeiro teste e o mais fácil é a respiração que é feita segurando a peça tocando o menos possível e levá-la à boca, banhá-lo com a sua respiração.

O Diamante não irá reter a condensação por mais de um ou dois segundos, mas a imitação sim, os especialistas submetem-na a peso, teste de raspagem e uma variedade de testes.

Como avaliar uma Gema?

Para avaliar as gemas deve analisar primeiro quando você olha para ela, então, faça um espaço que tem iluminação LED ou dicroicas embora este último modifique as cores, a luz do sol também serve.

Coloque-as sobre uma folha de papel branco, iluminado por luz brilhante e uma lupa se você não enxergar muito bem, ou você quer melhorar a qualidade da análise.

Faça sua avaliação?

Quando as pedras são reais, podem ter pequenos defeitos superficiais, tais como arranhões e pequenas batidas que sofreram ao longo do tempo, pois são  elementos naturais não são perfeitos nem lisos e a imitação têm uma aparência perfeita e impecável sob a luz direta, brilhando muito mais, porque essa superfície reflete quase perfeitamente e refrata a luz melhor.

 No topo de uma pedra real, nem devem ter costuras, que são as linhas que surgem quando as peças são moldadas nem bolhas, mas será totalmente igual e quase perfeita, assim como não haverá áreas de espessura diferente ou que  pareçam ter “derretido”.

Um Verdadeiro Diamante.

“O verdadeiro diamante reflete a luz dando sombras cinzentas ao longo de seu corpo, enquanto a imitação apresenta variadas cores quando expostos à luz.”

Para reconhecer se o ouro é real, você pode testar com ácido sulfúrico, que envolve a remoção de uma pequena partícula que é molhada com ácido, a joia real não é dissolvida.

Buscam o selo de identificação à prova de quilates de ouro para perfurar com um alfinete, se for falso ouro vai quebrar o pino, as peças banhadas soltam a camada exterior, mas se o ouro real não vai descascar e quando é pressionada poderia fazer uma marca.

Porque é um dúctil e de material maleável e lembre-se que o ouro de verdade nunca enferruja ou descolori.

 

Curso de Gemologia