Gemologia Online

IDENTIFICAR GEMAS COM OS FILTROS DE LUZ

Introdução

Identificar Gemas com os Filtros de Luz? Como ele funciona? Como seu próprio nome diz, é um filtro de luz. Ele permite que somente certas cores, amarelo-verde e vermelho sejam transmitidas, isto é, vistas (filtra as outras),  então entenda.

 

Primeiros Conceitos sobre Filtros Chelsea

Gemas que não transmitem as cores amarelo-verde ou vermelho serão vistas como uma imagem escura.

Vista por meio do filtro chelsea uma esmeralda verdadeira aparecerá amarelada ou avermelhada.

Vista por meio do filtro chelsea, uma esmeralda falsa aparecerá acinzentada, sendo assim.

Olhando uma esmeralda sintética com o filtro chelsea ela parecerá verdadeira porque na sua composição também há cromo e ela tem todas as características físico-químicas da natural.

Todavia, nas sintéticas o brilho do vermelho é mais intenso.

Gemólogos mais experientes reconhecem a sintética porque ela contém uma quantidade maior de cromo deixando-a muito mais luminosa.

Na dúvida, serão necessários mais testes gemológicos para essa avaliação, portanto.

Vamos a prática

Espinélio azul sintético Ás vezes o filtro chelsea permite avaliar rapidamente se uma gema é sintética ou natural como é o caso do espinélio azul. Não há nenhuma outra gema azul com índice de refração 1.72 que apresente a reação de cor vermelha sob observação do filtro chelsea, só o espinélio azul sintético.

A razão para essa reação é a presença de cobalto.

Na produção do espinélio sintético, podem ser usados dois processos diferentes, todavia a presença do cobalto é detectada, nos dois casos, pela reação vermelha, assim.

Reconhecendo a camada de cobalto No topázio sintético, por exemplo, o cobalto produz uma cor viva e contribui para que ele seja uma das gemas mais apreciadas, até que ela seja usada em uma joia e o cobalto comece a descascar, portanto.

O cobalto contribui para que o topázio verde, por exemplo, seja comercializado por diferentes nomes, como é o caso do topázio verde caribenho, etc.

Como o topázio natural não é produzido pela natureza nessa cor, qualquer topázio verde é uma gema revestida por cobalto, portanto.

Importância da Análise Prévia

Se você tem uma pedra verde desconhecida, poderá identificá-la facilmente com o filtro chelsea, pois nenhuma outra gema verde mostrará esse tipo de reação forte observado com o filtro chelsea.

Separando tanzanita natural de imitação A tanzanita é uma gema tricróica. A terceira cor se apresenta em um marrom dourado para um tom avermelhado-marrom, concluímos que.

Na imagem a seguir podemos ver três tipos de tanzanita: a 1 é 1 2 3 uma tanzanita natural, a 2 é uma imitação de polissilicato e a 3 uma sintética.

A 2 e a 3 são as imitações mais frequentes da tanzanita. 1 2 3 Quando vistas sobre o filtro chelsea a reação das três é muito diferente, analisando…

Observe que a 3 tem uma reação inerte. A reação vermelha luminosa da polissilicato (gema 2) ocorre devido aos agentes acrescentados para obter essa reação de imitação, mas você pode ver que o vermelho é muito mais luminoso que a reação da tanzanita natural (gema 1).

O mesmo princípio de luminosidade ocorre com as alexandritas.

Entendendo Sobre Luminosidade

Uma alexandrita sintética terá um efeito de grande luminosidade quando vista pelo filtro chelsea, enquanto a natural terá menos luminosidade, porque isso acontece?

Isso ocorre pela grande quantidade de cromo adicionadas no processo de laboratório das gemas sintéticas.

As imagens utilizadas neste artigo tem caráter meramente ilustrativo e podem diferenciar muito em tonalidades na observação com o filtro chelsea, portanto.

O importante é conhecer os princípios da análise feita com esse filtro.

Aconselhamos que você faça um Curso de Gemologia para entender muito mais sobre a identificação de gemas.

Ref:. Jóias&Design (Edição Extra Gratuita 2015)  E-Book Especial Gemas

Sair da versão mobile