Granada

A granada é uma gema vermelha, mas não como o rubi, seu vermelho é muito mais parecido com o de uma chama ... Ela se forma no leste ... Se cortada e polida corretamente, revelará toda a sua beleza e perfeição

 Informações sobre Pedra Preciosa Granada

Pedras Preciosas Granada
Pedras preciosas naturais de granada

Introdução

“A granada é uma gema vermelha, mas não como o rubi, seu vermelho é muito mais parecido com o de uma chama … Ela se forma no leste … Se cortada e polida corretamente, revelará toda a sua beleza e perfeição. ”

Aristóteles escreveu isso sobre granadas há mais de 2000 anos, mas nosso amor e admiração por esta pedra preciosa continuam até hoje e descobrimos que há mais nessa pedra do que apenas um vermelho flamejante.

Granadas são a ‘família moderna’ no mundo das pedras preciosas. Não é para eles uma simples formação química com uma ou duas impurezas para dar um pouco de cor; não, esta é a família de pedras preciosas com muitos meio-irmãos químicos, irmãs adotivas minerais, primos de cristal perdidos e tios geológicos estranhos.

Curso de Identificação de Pedras Preciosas- Liberado

Este grupo de minerais intimamente relacionados nos deu uma variedade de pedras preciosas que aparecem em quase todas as cores, mais frequentemente e mais famosamente vermelhas, mas também incluem alguns verdes, laranjas e rosas e até alguns roxos e, apesar do que alguns dizem, azuis.

Granadas são basicamente a mesma estrutura de cristal composta de sílica e oxigênio com uma variedade de elementos e minerais adicionados para criar variações. Essa variedade forma dezenas de categorias, mas apenas algumas dessas espécies são importantes para aqueles de nós interessados ​​no lado de pedras preciosas da família.

Espécies e variedades de Granada

A Granada é dividida em vários tipos ou espécies diferentes, mas tentaremos manter isso apenas nos tipos que podem ser transformados na variedade de pedras preciosas valiosas que conhecemos e amamos.

Outros tipos não utilizados para gemas são usados ​​como lixa, como filtros, para corte e decapagem por jato de água, além de muitos outros usos industriais.

Existem seis espécies de granada geralmente aceitas (não queremos entrar em discussão sobre o que constitui uma espécie aqui – podemos deixar isso para os químicos) da seguinte maneira

  • Almandina – a forma mais comum de granada e geralmente é de cor vermelho escuro a marrom avermelhado. É o tipo mais difícil de granada e, quando claro o suficiente, é cortado para uso em muitos estilos de jóias.
  • Piropo – talvez a granada mais conhecida, a variedade vermelha escura que pode rivalizar com os rubis é a mais valorizada desse tipo.
  • Espessartita – na melhor das hipóteses, esse tipo de granada é uma cor laranja clara e brilhante, com um brilho especial, tornando-a uma pedra preciosa muito procurada.
  • Grossular – em seu estado mais puro, essa forma de granada é incolor, mas as impurezas podem transformar essa gema em várias cores bonitas, incluindo o raro Tsavorite verde, uma das granadas mais valiosas disponíveis.
  • Andradita – esta é a mais brilhante das granadas e vem em muitas cores, mais famosas em verde e preto, mas o termo Andradita não é frequentemente usado na descrição de gemas, geralmente divididas em outros grupos ou tipos, incluindo as granadas Dermantoides.
  • Uvarovita – exclusivamente para um tipo de granada, essa pedra preciosa só aparece na cor verde. É muito raro e geralmente vem em pequenos cristais.

Portanto, esses são os seis principais tipos de granada e esses são os seis nomes formalmente reconhecidos para a família de granadas, mas depois são divididos em grupos, dependendo de coisas como nomes comerciais, cores, fontes ou uma mistura de dois ou mais dos acima das espécies.

Parte do charme e apelo da granada é descobrir onde cada granada se encaixa em que lugar nesta família diversificada.

Sua Beleza e leveza dos tons

Os rodolitos são uma mistura de piropo e almandina e possuem um delicioso tom de roxo, a Malásia é uma mistura de piropo e espessartita e é de um rosa rosado a laranja avermelhado e às vezes chamada Granada Imperial.

Outra mistura de piropo e almandina é as cores das granadas, descoberta em Madagascar e na Tanzânia, que tem a rara capacidade de mudar de cor, dependendo da luz do sol ou da luz artificial.

Uma forma incomum de granada que vale a pena mencionar aqui é a Granada Estrela , principalmente opaca com coloração vermelho-acastanhada ou preta-avermelhada e exibindo uma estrela de 4 raios ou às vezes até uma estrela de 6 raios.

Esse fenômeno é causado por falhas de inclusões de agulhas de rutilo alinhadas corretamente para refletir a luz em um padrão em forma de estrela.

Além disso, temos a granada verde muito valiosa, Tsavorite, a melanita vermelha escura ou preta, a granada Mali amarela esverdeada, a hessonita de cor laranja, os dermantoides verdes e as granadas de framboesa vermelho-rosada. Esta é apenas uma parte da longa lista de variedades de granada disponíveis.

Variedades de tipos e cores

Alguns nomes de sons exóticos são usados ​​para muitos subtipos de granadas, como mandarim, hortelã, groselha, pôr do sol nativo, masai azul, que podem ou não ser jóias preciosas, mas os nomes foram inventados nos escritórios de marketing.

É claro que algumas espécies de granada são mais valiosas que outras. Discutiremos cor, clareza, corte e quilate em detalhes neste artigo, mas aqui está uma indicação geral de qual variedade de granada é a mais cara.

As granadas de Tsavorite, extraídas na África Oriental, são uma impressionante pedra preciosa verde descoberta recentemente e exemplos excelentes podem chegar a US $ 5.000 por quilate ou mais.

As granadas diamantoides estão cheias de fogo e brilho, e as pedras preciosas originárias das montanhas Urais, na Rússia, são possivelmente a forma mais rara de granada.

Essas jóias russas podem custar milhares de dólares por quilate, enquanto as granadas diamantoides encontradas na Namíbia ainda são bonitas, mas muito mais acessíveis.

 

Cores das Granadas

 cores granadas
 Cores das Granadas

Quando se pensa em granadas, a cor que geralmente vem à mente é o vermelho, um belo vermelho escuro, mas as granadas são de uma grande variedade de cores, o que não é surpreendente quando você pensa nas pedras preciosas do fundo.

Na maioria das pedras preciosas, as variações de cores são causadas por impurezas nos cristais hospedeiros.

Com granadas, é a mesma história, mas com uma mistura de ingredientes químicos, pode ser um pouco complicado decidir qual mineral causa qual cor.

Algumas pedras preciosas, incluindo granadas, obtêm sua cor de sua fórmula química básica, parte da estrutura física da pedra e não uma impureza adicional.

Não queremos que este artigo pareça uma lição de química, por isso a manteremos o mais básico possível.

Granadas e a variedades de cores

Granadas vermelhas e marrons são geralmente vermelhas e marrons devido à presença de ferro durante a formação, laranja e rosa de manganês, verde de alumínio, cromo ou vanádio e amarelo de cálcio.

Essas impurezas minerais também podem ocorrer em combinações, portanto, uma mistura de ferro e cromo pode produzir uma granada roxa.

Muito parecido com a mistura de tintas, quase qualquer tonalidade está disponível com um toque desse produto químico e um pouco desse.

Nesse ponto, pode valer a pena dizer que um produto químico, o manganês, por exemplo, pode causar cores diferentes em diferentes pedras preciosas, o laranja em granadas, o vermelho na turmalina e o preto no psilomelano.

Existem alguns candidatos para a cor mais rara em uma granada.

As ricas granadas espessartinas laranja-vermelhas conhecidas como mandarim são raras e caras, e há o trio de ricas granadas verdes, as tsavoritas, as igualmente verdes diamantoides e as granadas uvarovitas.

Mas provavelmente o mais raro é a Granada de Mudança de Cor de Madagascar e Tanzânia, que pode parecer azul à luz do dia, mas muda para vermelho ou roxo sob luzes artificiais.

Como é geralmente o caso das pedras preciosas, essas granadas coloridas raras também são as mais caras.

Granadas azuis simples que não mudam de cor parecem ser a única cor na qual granadas não surgem.

Granadas e suas cores

Se você tivesse duas gemas de cores igualmente vibrantes do mesmo tamanho e corte, a pedra mais clara com o menor número de manchas seria a mais valiosa. Isso vale para granadas também.

Uma pedra preciosa granada colorida típica deve ser limpa, pelo menos, e como são bastante comuns, quaisquer manchas ou inclusões não são realmente aceitáveis.

Quando se trata de pedras preciosas mais raras e valiosas, a história muda um pouco. A regra permanece a mesma: quanto melhor a clareza, melhor a pedra, mas manchas e falhas internas são aceitáveis ​​e fazem parte do caráter de pedras preciosas caras.

Granadas diamantoides são possivelmente as mais valiosas da família granada, mas a presença de inclusões de rabo de cavalo pode realmente aumentar seu valor.

Essas chamadas cavalinhas são finas falhas douradas na gema e são feitas de um tipo de amianto (totalmente seguro).

 

Suas variedades

Esta inclusão de rabo de cavalo exclusivo em granada dermantoide russa rara é considerada pelos colecionadores como a indicação mais confiável de origem russa, uma vez que o dermantoide namibiano mais comum não possui essa inclusão distinta.

Outra granada cara e rara é a granada uvarovita, e essa pedra é geralmente opaca, na melhor das hipóteses, para que a clareza não apareça nela.

A terceira das granadas verdes de preço premium é a Tsavorite e isso é mais típico de uma pedra preciosa de alta qualidade.

Quanto mais limpo, melhor, mas é quase esperado que uma grande joia natural possa ter algumas falhas, mesmo que seja considerada limpa para os olhos.

Curso de Gemologia