Informações sobre Pedras Preciosas Fluorita
Sobre Fluorita – História e Introdução
A fluorita é considerada um dos minerais mais populares do mundo entre os colecionadores de gemas e minerais, perdendo apenas para o quartzo. É frequentemente referido como ” o mineral mais colorido do mundo ” devido à sua variedade de cores brilhantes.
A fluorita foi descrito pela primeira vez em 1530 e foi originalmente referido como ‘fluoreto’. O mineral foi destacado por sua eficácia como um fluxo para o processamento de alumínio e aço.
Hoje, o termo ‘fluorita’ é usado principalmente para a forma industrial e química de fluorita, enquanto ‘fluorita’ é o termo usado em referência à gema e mineral.
Fluorescência de fluorita
Em 1852, o fenômeno da ‘ fluorescência‘recebeu o nome de fluorita, por ser um dos primeiros minerais fluorescentes estudados. O elemento flúor também recebeu o nome de fluorita. O flúor é um elemento essencial no íon químico do flúor.
O fluorite é freqüentemente fluorescente sob luz ultravioleta UV. Pensa-se que a fluorescência seja devida a impurezas de ítrio ou outros tipos de matéria orgânica na estrutura cristalina.
A cor da luz visível emitida quando uma amostra de fluorita está fluorescendo parece ser altamente dependente de onde a amostra foi coletada.
As cores fluorescentes da fluorita são extremamente variáveis, mas a cor típica é azul; outras cores fluorescentes incluem amarelo, verde, vermelho, branco e roxo.
Algumas amostras têm o efeito adicional de exibir simultaneamente cores diferentes sob luz UV de ondas longas e curtas.
Hábitos de cristal de fluorita
A fluorita possui vários hábitos de cristal diferentes que sempre produzem cristais limpos bem formados. O cubo é o hábito mais reconhecido da fluorita, seguido em segundo lugar pelo octaedro.
Acredita-se que o cristal octaédrico se forme a temperaturas mais altas que o cubo.
A fluorita possui uma clivagem octaédrica perfeita, o que significa que, quando clivada, pode produzir uma forma perfeita de octaedro ou diamante.
Os octaedros clivados são populares em lojas de rock em todo o mundo, enquanto os octaedros naturais não clivados são muito mais difíceis de encontrar.
Identificação de fluorita
Devido às muitas variações de cores da fluorita, ela pode se parecer com uma variedade de pedras preciosas; no entanto, pode ser facilmente distinguido pelo seu nível relativamente baixo de dureza.
Algumas possibilidades de confusão incluem calcita , mas a calcita é um pouco mais macia e tem uma forma cristalina diferente.
O quartzo é muito mais duro e não possui clivagem de fluorita, enquanto a apatita é um pouco mais dura e tem uma forma cristalina diferente.
Outra característica distintiva da fluorita é sua propriedade de termoluminescência; a capacidade de brilhar quando aquecido.
Uma variedade de fluorita conhecida como ‘clorofano’ demonstra isso bem e pode exibir termoluminescência mesmo quando realizada na mão. A termoluminescência é verde a azul esverdeado.
Origem dos fluoritos e fontes de Pedras Preciosas
Depósitos de fluorita são encontrados em muitos locais ao redor do mundo. Algumas das descobertas mais significativas estão localizadas na Argentina, Áustria, Canadá, China, Inglaterra, França, Alemanha, México, Marrocos, Mianmar (Birmânia), Namíbia, Rússia, Espanha, Suíça, Estados Unidos.
A variedade única de ‘fluorito de clorofano’ é encontrada em quantidades muito limitadas no Amelia Court House, Virginia; Franklin, Nova Jersey; a mina Bluebird no Arizona, EUA; Gilgit, Paquistão; Mont Saint-Hilaire, Quebec, Canadá e em Nerchinsk, nas montanhas Urais da Rússia.
Uma variedade de fluorita roxa, azul e branca, conhecida como ‘Blue John’, é extraída de Castleton, em Derbyshire, Inglaterra.
Apenas uma quantidade muito pequena de Blue John é extraída a cada ano para uso de pedras preciosas e ornamentais.
Recentemente, a China se tornou uma fonte de um tipo de fluorita com cor e faixas semelhantes às fluoritas ‘Blue John’.
Compra de fluorite e determinação do valor de fluorite
Cor de fluorita
A fluorita ocorre em uma variedade de cores, do incolor ao preto. A cor característica da fluorita é o roxo, enquanto outras cores populares incluem azul, verde e amarelo.
Cores mais raras incluem incolor, rosa, marrom, preto e laranja avermelhado. Pastéis intermediários entre as cores mencionadas anteriormente também são possíveis.
A maioria dos fluoritos é de uma única cor, mas uma porcentagem significativa de fluorita exibe várias cores dispostas em faixas ou zonas.
Clareza e brilho da fluorite
A fluorita possui um brilho vítreo atraente e as amostras com qualidade de gema devem estar livres de inclusões visíveis aos olhos.
Normalmente, a fluorita de qualidade das gemas ocorre com excelente transparência, enquanto a fluorita de uso inferior, industrial e comercial, geralmente é translúcida.
Corte e forma de fluorite
A maioria das gemas de fluorita é cortada a partir de pedras profundamente coloridas, mas também pode ser cortada a partir de materiais com cores menos intensas.
Normalmente, a fluorita é facetada como uma pedra preciosa apenas para colecionadores ou para fins de exibição.
As formas mais comuns são ovais, voltas e almofadas tradicionais, mas podem ser encontradas formas mais sofisticadas.
A fluorita multicolorida e com faixas geralmente é modelada e polida como cabochão. Muitas pedras de fluorita coletadas não são trabalhadas e são comercializadas na forma de cristal.
A fluorita tem uma tendência a lascar e, devido à sua suavidade, as pedras preciosas devem ser cortadas com muito cuidado.
Tratamento da fluorita
O fluorite normalmente não é aprimorado. No entanto, alguns materiais podem ter sido aprimorados através de raios gama de irradiação para criar cores neon interessantes.
A fluorita sintetizada também está disponível em uma variedade de cores.
Propriedades Gemológicas de fluorita:
Fórmula química: | CaF2 – fluoreto de cálcio |
Estrutura de cristal: | Cubos (cúbicos), octaedros |
Cor: | Incolor e todas as cores |
Dureza: | 4 na escala de Mohs |
Índice de refração: | 1.434 |
Densidade: | 3,00 a 3,25 |
Decote: | Perfeito |
Transparência: | Transparente para translúcido |
Dupla refração ou birrefringência: | Nenhum |
Brilho: | Vítreo |
Fluorescência: | Forte; azul-violeta |
Fluorita: Variedades de fluorita e pedras similares
Existem vários nomes comerciais não oficiais para amostras de fluorita que podem exibir certas cores ou padrões ou que se formaram em regiões ou condições geológicas muito específicas.
Algumas das variedades mais populares e conhecidas de fluorita incluem:
Antozonita – Fluorita que, quando fraturada ou clivada, exala um odor peculiar.
John azul – uma variedade roxa e branca em faixas de fluorita de Derbyshire, Inglaterra.
Clorofano – Uma variedade termoluminescente de fluorita, que pode emitir uma luz verde brilhante a azul esverdeada quando aquecida.
Ítrocerita – Fluorita na qual os elementos de cério e ítrio substituem parcialmente o cálcio na estrutura química.
Ítrofluorito – Fluorito no qual os elementos de ítrio substituem parcialmente o cálcio na estrutura química.
Mitologia dos fluoritos, propriedades metafísicas e de cura por cristais
Como uma pedra preciosa menos conhecida, a fluorita não ganhou muita fama ou lenda, além de ser conhecida como o mineral mais colorido do mundo.
A palavra ‘fluorita’, derivada do verbo latino ‘to flow’, refere-se ao uso da fluorita como fluxo no processamento de aço e alumínio.
Foi originalmente chamado de ‘flúor’ pelos mineiros e ainda hoje é chamado de flúor. O fluorite também é usado como fonte de flúor para a água fluorada.
Muitas pessoas acreditam que a fluorita tem um efeito calmante no corpo. Durante o século XVIII, foi moído em pó e misturado com água para tratar doenças renais.
Os romanos antigos acreditavam que beber bebidas alcoólicas em vasos esculpidos em fluorita ajudaria a evitar a embriaguez, o que é semelhante às crenças associadas à ametista roxa .