Informação de Gemstone de Crisoberilo
Sobre o Crisoberilo – História e Introdução
O crisoberilo é um grupo raro e exótico de pedras preciosas descoberto pela primeira vez em 1789 pelo renomado geólogo Abraham Gottlob Werner. A espécie crisoberila inclui algumas variedades diferentes de pedras preciosas. A variedade mais comum é uma forma transparente a translúcida colorida por ferro, que normalmente ocorre em tons de amarelo a verde claro. Essa é tipicamente a única variedade comercializada como apenas ‘crisoberil’, enquanto outras variedades de crisoberil são comercializadas sob nomes muito específicos, que incluem o olho de gato de crisoberil ( cimofano ), a variedade de chatoyant de crisoberil; e alexandrita, uma variedade rara de mudança de cor com o nome do czar russo Alexandre II. Em casos muito raros, a mudança de cor crisoberil também pode exibir um efeito de olho de gato, classificado como ‘alexandrito de olho de gato’.
O nome ” crisoberil ” foi originalmente derivado das palavras gregas “chryso” e “beryl”, significando “dourado” e “verde”, respectivamente. Por muitos anos, o crisoberil foi frequentemente referido como ‘ crisólito ‘, um nome histórico usado para se referir a qualquer pedra preciosa verde-dourada a verde-oliva. Hoje, o termo ‘crisólito’ não é mais comumente usado. Apesar do nome, o crisoberil não é um berilo , embora tenha uma aparência e composição semelhantes. O crisoberil é classificado como seu próprio grupo mineral independente e espécie – berilo é silicato de alumínio e berílio, enquanto o crisoberil é óxido de berílio e alumínio. O crisoberil é um minério menor do elemento berílio (Be) e ocorre em pegmatitos de granito e granito.
A maioria das pedras preciosas possui uma estrutura cristalina que pode ajudar a identificar minerais e materiais. O crisoberil pertence ao sistema de cristais ortorrômbicos, formando-se com cristais tabulares em prismas delgados. Gêmeos e trigêmeos de cristal são bastante comuns. O crisoberil comum é colorido pelo ferro, enquanto as variedades de mudança de cor obtêm sua cor através do cromo. Através da análise espectroscópica, o crisoberil pode ser facilmente identificado e diferenciado de outros materiais semelhantes. De dentro de sua própria espécie, os espécimes que exibem propriedades de mudança de cor são comercializados e identificados como alexandrita, enquanto o crisoberil, que exibe chatoiância, é comercializado como olho de gato de crisoberilo ou ‘cimofano’.
O crisoberil é um mineral muito raro e os depósitos de qualidade de pedras preciosas são ainda mais raros. Algumas das fontes mais notáveis incluem Minas Gerais, Esperito Santo e Bahia; as regiões Mogok e Pegu da Birmânia (Mianmar), Sri Lanka (principalmente Ratnapura), Índia, Tanzânia, Madagascar, Paquistão, Rússia, Zimbábue e Estados Unidos.
A maioria dos crisoberilos de mudança de cor é originária das montanhas Urais da Rússia, perto de Sverdlovsk, enquanto a maioria dos olhos de gato de crisoberil é originária do Brasil, China, Índia, Sri Lanka e Zimbábue. Sabe-se que uma variedade rara e incolor de crisoberil ocorre apenas na Birmânia, e a Tanzânia também é conhecida por produzir um crisoberil verde-azulado muito raro, extremamente valioso.
Cor de crisoberilo
O crisoberil comum ocorre em uma variedade de cores claras, incluindo verde a amarelo e amarelo dourado a verde amarelado, juntamente com vários tons de marrom e vermelho. O crisoberil é colorido pelo ferro, enquanto a mudança de cor crisoberil (alexandrita) é colorida pelo cromo. Alguns crisoberilos ‘comuns’ também podem conter cromo, mas, a menos que exibam mudança de cor, não são comercializados como alexandritos . O raro material menta-verde-azulado da Tanzânia é colorido por vanádio.
Clareza e brilho de crisoberilo
O crisoberil normalmente exibe excelente transparência, embora possa ocorrer algum material de qualidade inferior translúcido a opaco. O crisoberil tem um brilho vítreo extremamente atraente quando cortado e polido e é conhecido por ocorrer com níveis de clareza moderados a altos, tornando bastante comuns as amostras limpas dos olhos.
Corte e forma de crisoberilo
O crisoberil é tipicamente facetado, com cortes principalmente brilhantes ou em degraus, e pode ser encontrado em uma variedade de formas, incluindo formas ovais, almofadas, redondas e octogonais (esmeralda). Formas sofisticadas, como corações e trilhões, são bastante raras, especialmente em tamanhos calibrados, mas podem ser encontradas.
Tratamento com crisoberilo
O crisoberil ‘comum’ normalmente não é aprimorado de forma alguma, mas algumas mudanças de cor podem ser tingidas ou oleadas para melhorar a cor, embora isso não seja uma prática comum.
Fórmula química: | BeAl2O4 – Óxido de berílio e alumínio |
Estrutura de cristal: | Ortorrômbico; trigêmeos intercalados |
Cor: | Amarelo dourado, verde-amarelo, verde, acastanhado, vermelho, incolor |
Dureza: | 8.5 na escala de Mohs |
Índice de refração: | 1,746 a 1,763 |
Densidade: | 3,70 a 7,78 |
Decote: | Boa |
Transparência: | Transparente a opaco |
Dupla refração ou birrefringência: | 0,007 a 0,011 |
Brilho: | Vítreo |
Fluorescência: | Geralmente nenhum; verde: fraco; vermelho escuro |
Consulte o Glossário Gemstone para obter detalhes sobre termos relacionados à gemologia.
Comprar olho de gato crisoberilo |
O crisoberil é um minério menor de berílio e possui várias associações minerais, incluindo mica de moscovita, biotita e microclina. Há também uma variedade de pedras preciosas que parecem semelhantes, como safira amarela dourada , citrino, quartzo limão, topázio imperial , heliodoro (berila dourada ), turmalina , granada demantoide e granada grossular.
Variedades de pedras preciosas semelhantes ou relacionadas mais populares e nomes comerciais:
O olho de gato crisoberil, também conhecido como cimofano, e alexandrita de mudança de cor são as variedades mais populares de crisoberil.
Variedades de pedras preciosas semelhantes ou relacionadas menos conhecidas e nomes comerciais:
O alexandrito de olho de gato (alexandrito de cimofano), alexandrito rosa, alexandrito de amarelo (cimofano) e crisoberil de vanádio estão entre as variedades menos conhecidas de crisoberil.
No mundo das pedras preciosas e do conhecimento de cura de cristais, o crisoberil é uma pedra de disciplina e autocontrole. Pensa-se que aumenta a concentração e a capacidade de aprendizagem, enquanto aumenta o desejo de excelência. O crisoberilo pode ajudar a aumentar a autoconfiança e trazer paz de espírito. Acredita-se para aumentar a criatividade, imaginação e intuição. Acredita-se que o crisoberilo preenche a lacuna entre o mundo físico e o espiritual. É conhecido por possuir uma energia de cura forte e quente e, portanto, está associado ao chakra da coroa. Desde os tempos antigos, o crisoberil é considerado uma pedra de proteção e é frequentemente associado a dinheiro e riqueza. De fato, as lendas russas afirmam que a mudança de cor crisoberil pode trazer boa sorte, fortuna e amor para quem a usa.
Mudança de cor Crisoberil (alexandrita) é uma pedra de nascimento oficial para janeiro. Também é considerada uma pedra oficial do 55º aniversário de casamento.
Uma das pedras de crisoberilo mais famosas é uma jóia facetada de 45 quilates conhecida como ‘The Hope’, atualmente exibida em Londres. A maior mudança de cor que o crisoberil descobriu foi uma pedra de 1.876 quilates extraída do Sri Lanka, e a maior pedra facetada é um espécime de 66 quilates que reside na coleção Smithsonian de Washington DC.