INTRODUÇÃO AO CURSO
Consideramos sempre Como Identificar Pedras Preciosas, uma arte dominada por poucos, pois este conhecimento sempre permaneceu dentro das faculdades e em Laboratórios, e sempre de alguma forma restrito a poucos , por questão de valores ou por questões de localização,pois estes conhecimentos sempre ficam em grandes cidades e capitais.
Porém com o advento da internet, este quadro tem se modificando, pois hoje temos acesso a conhecimentos nunca pensado a 50 anos atrás, assim podemos estudar e conhecer sobre muitos assuntos nunca pensado.
Como Identificar Pedras Preciosas
Bem dentro desta linha de pensamento, sempre imagino que ser um autodidata, é muito interessante porém quando de assunto estranho ao nosso meio , ficamos com alguma dúvida e por vezes não temos a quem perguntar.
Sempre penso quando fui aprender tocar violão, sempre ficava com a impressão de estar fora do ritmo, fora do compasso ou seja como saber…
Conhecer o CURSO DE GEMOLOGIA. CLIQUE AQUI
CONHEÇA NOSSOS CURSO
Bem voltando a Identificação de Pedras Preciosas, com certeza isto irá acontecer então se você tem esta vontade de aprender sobre os passos de Como Identificar uma Pedra Preciosa o ideal, ainda é um Curso online, que irá atingir todos, onde tiver um sinal de internet.
Vamos apresentar nosso Curso de forma que você possa aprender de forma didática, passo a passo, e com um canal direto a qual possa tirar dúvidas, sugerir novas matérias ou seja interagir, para que todos possamos aprender e trocar conhecimentos.
I- CONCEITOS BÁSICOS
1. MINERALOGIA: É a ciência que trata das espécies inorgânicas chamadas minerais, que isoladamente ou formando rochas, constituem a crosta terrestre.
11. CLASSIFICAÇÃO QUÍMICA: Os minerais podem ser classificados quimicamente em substâncias simples e compostas. As substâncias minerais simples são formadas pela cristalização de átomos da mesma natureza química, por exemplo, o ouro, o diamante, etc.,
Chamados elementos nativos. Os minerais compostos são aqueles formados por átomos diferentes.
II- PROPRIEDADES FÍSICAS
Propriedade e a qualidade inerente aos corpos. É o que distingue particularmente uma coisa da outra do mesmo gênero.
As propriedades físicas dos minerais são excelentes meios de informação para a identificação das espécies gemológicas.
III- PROPRIEDADES FÍSICAS DEPENDENTES DA LUZ
Propriedades ópticas são aquelas que se manifestam sob a ação da luz. A luz e uma vibração eletromagnética de determinados comprimentos de onda. O olho humano percebe comprimentos de ondas que se situam na faixa de 400nm a 700nm
IV- FENÔMENOS ÓPTICOS DAS GEMAS
Além dos fenômenos normais de reflexão, refração e dupla refração, que ocorrem quando um raio de luz incide sobre uma gema, outros acontecem devido a interação luz e imperfeições da gema.
Leia também:
Gemas e seus Benefícios na Saúde
Tipos de imitações trigemeos e doublets
PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE GEMOLOGIA
V- INCLUSÕES
Inclusão e um corpo gasoso, líquido ou sólido contido na massa de um mineral. Em sentido mais amplo, qualquer imperfeição na massa do mineral. Muitas vezes essas inclusões não são visíveis a vista desarmada e nem com auxilio de lupa gemológica. É necessário, para tanto, a utilização do microscópio gemológico.
VI- GEMAS SINTÉTICAS E IMITAÇÕES
O termo “sintético” refere-se a todas as substâncias fabricadas pelo homem. No caso especifico da gemologia e necessário fazer distinção entre os termos sintético, reconstituição, imitação e falsificação.
INSTRUMENTOS USADOS EM ANALISE GEMOLÓGICA –
CUIDADOS E MANUSEIO
Neste capítulo abordamos todos os equipamentos usado para a Identificação de uma Pedra, sendo a maioria deles ópticos, com todas as características e modo de uso e cuidados.