Informações sobre Pedra Calcita
Sobre Pedra Calcita – História e Introdução
A Pedra Calcita é a forma mais estável de carbonato de cálcio e um minério primário de cálcio.
Os carbonatos de cálcio são um grupo muito abundante de minerais e, na sua forma mais pura, são completamente incolores com excelente transparência.
É frequentemente referida como ‘ limespar ‘ ou ‘calspar’ e é um mineral primário encontrado no mármore metamórfico.
Também é um constituinte comum das rochas sedimentares, como o calcário, que geralmente contém materiais orgânicos, incluindo os restos de organismos marinhos.
Assim, a composição da calcita é realmente bastante semelhante a várias pedras orgânicas , como pérolas e corais .
A Pedra calcita é bastante macia e frágil em comparação com outros tipos de gemas. É classificada principalmente como uma ‘pedra de colecionador’, mas não por causa de sua raridade.
Apreciada entre os Colecionadores
Em vez disso, a calcita é uma pedra de colecionador porque não possui a dureza e a durabilidade necessárias para a maioria das aplicações de joias.
No entanto, a dureza da calcita é comparável ao âmbar, coral e crisocola , que são muito populares como pedras para joias.
Portanto, apesar da falta de dureza, a calcita ainda pode ser usada para certos tipos de jóias, como brincos ou pingentes.
Usado para fins Industriais.
É um mineral importante para muitos fins industriais. É comumente usado na indústria da construção, especialmente para cimentação.
Outros fins industriais incluem a produção de vários metais, vidro e borracha.
Também existem muitos produtos químicos importantes feitos com calcita, incluindo tintas e fertilizantes. A calcita também é um componente importante do giz comum.
A Pedra calcita tem um nível distinto de dureza e, na maioria dos casos, pode ser distinguida de materiais semelhantes através de testes simples de arranhões.
Quartzo e gesso são frequentemente confundidos com calcita, mas como a calcita é muito mais macia que o quartzo e consideravelmente mais dura que o gesso, esses materiais podem ser facilmente identificados um do outro.
Outros minerais semelhantes, como aragonita e dolomita, podem ser muito difíceis de distinguir sem testes de índice de refração, gravidade específica, birrefringência ou estrutura de cristal.
Origem da calcita e fontes de Pedras Preciosas
Pode ser encontrada em muitos locais do mundo, mas os depósitos mais significativos são originários de Chihuahua, no México.
Os Estados Unidos também possuem depósitos significativos de calcita localizados em Kansas, Oklahoma, Nova Jersey, Nova York, Tennessee, Texas e Missouri. Outras origens de calcita incluem Islândia, Alemanha, Boêmia, África (Namíbia) e República Tcheca.
Compra de calcita e determinação do valor de pedra preciosa de calcita.
Cor da Calcita
A Pedra calcita na sua forma mais pura é completamente incolor. Os agentes corantes e impurezas comuns incluem ferro, magnésio, manganês, zinco e cobalto.
As cores mais comuns de calcita incluem branco, cinza, amarelo, laranja, verde, vermelho e azul.
Clareza e brilho da Calcita
É normalmente encontrada com níveis de clareza transparentes a translúcidos. Espécimes transparentes são os mais desejáveis e valiosos.
Tem um brilho vítreo atraente e possui um excelente polimento.
Corte e forma de calcita
A Pedra calcita é mais facetada ou esculpida. As formas e cortes mais comuns incluem octógonos, ovais e almofadas.
Formas extravagantes, como trilhões e corações, são bastante raras, pois há muito pouca demanda por calcita cortada em jóias.
Tratamento de Calcita
É normalmente uma gema não tratada , tornando-a um dos poucos tipos de gemas que permanece completamente inalterada durante toda a produção, desde a mina até o mercado .
Propriedades Gemológicas de Calcita:
Fórmula química: | Carbonato de cálcio Ca [Co3] |
Estrutura de cristal: | Trigonal |
Cor: | Incolor, amarelo, laranja, ouro |
Dureza: | 3 na escala de Mohs |
Índice de refração: | 1.486 a 1.658 |
Densidade: | 2,69 a 2,71 |
Decote: | Fratura perfeita, conchoidal |
Transparência: | Transparente para translúcido |
Dupla refração ou birrefringência: | 0,172 |
Brilho: | Vítreo |
Fluorescência: | Várias cores, geralmente fosforescentes |
Calcita: variedades ou pedras semelhantes:
A Pedra calcita é uma qualidade de pedra preciosa, transparente à translúcida variedade de carbonato de cálcio.
O carbonato de cálcio é na verdade um dos minerais mais abundantes da Terra e está intimamente relacionado a vários tipos diferentes de materiais orgânicos.
Como resultado da grande variedade de cores em que a calcita ocorre, existem algumas pedras preciosas que podem ser confundidas com a calcita, incluindo gesso, quartzo, aragonita e dolomita.
Materiais Similares Mais Populares:
Coral, pérola, madrepérola e conchas do mar são os materiais relacionados mais conhecidos à calcita.
Materiais semelhantes menos conhecidos:
Nácar, manto de molusco, concha de tartaruga, concha de caracol e conchas de ostras são materiais relacionados menos conhecidos à calcita.
Mitologia de Pedras Preciosas de calcita, poderes metafísicos.
A Pedra Calcita está associada a todos os elementos: fogo, terra, vento e água. Acredita-se também que aprimora todas as energias metafísicas e é conhecido como uma pedra de aterramento e de proteção.
Pode ajudar a liberar energia e ajudar a equilibrar todos os chakras. A calcita pode aumentar a criatividade de quem a usa e também é conhecida como uma pedra de espiritualidade e sabedoria.
A calcita é uma excelente pedra para a cura alternativa de cristais . A calcita pode aliviar dores nas costas e aumentar a força física.
Além disso, a calcita é benéfica para o fortalecimento dos ossos, dentes e olhos. Embora a calcita não seja uma pedra de nascimento oficial, ela ainda é muito respeitada pelos que acreditam em astrologia e gemas do zodíaco .
A calcita é a pedra planetária de Vênus e também representa o sol e a lua.