Informações sobre Pedras Preciosas da Calcedônia

Pedras preciosas de quartzo calcedônia de GemSelect - Imagem Grande

Sobre a Calcedônia – História e Introdução

A calcedônia é uma espécie de pedra preciosa que pertence ao grupo de minerais de quartzo.

Tecnicamente, calcedônia é o termo gemológico aplicável a todas as variedades de quartzo na forma criptocristalina, que pode ocorrer em uma ampla gama de cores, tamanhos e padrões diferentes, sendo assim.

Curso de Identificação de Pedras Preciosas- Liberado

No entanto, hoje em dia, o termo ‘calcedônia’ é mais frequentemente usado em referência a um tipo muito específico de quartzo criptocristalino, conhecido como ‘calcedônia real’ ou ‘calcedônia no sentido restrito’.

Para minimizar a confusão, outras variedades de quartzo criptocristalino são negociadas com seus nomes comerciais individuais, como ‘ágata em faixas’, ‘cornalina’ ou ‘jaspe’.

A pedra calcária ‘ calcedônia’ se distingue pela translucidez e sua cor sólida e clara,enfim.

Como o mineral definidor de 7 na escala de Mohs, o quartzo de calcedônia é conhecido por definir o padrão quando se trata de dureza de pedras preciosas para pedras preciosas de jóias.

O nome real ‘calcedônia’ originou-se da palavra latina ‘Calcedônia’, que se pensa derivar de ‘Calcedônia’, um antigo porto marítimo da Ásia Menor, hoje Kadikoy, na Turquia, então.

A calcedônia é conhecida por ter um excelente polimento; de fato, após um polimento prolongado, algumas variedades de calcedônia podem exibir um brilho que parece emanar de dentro.

O quartzo de calcedônia é sem dúvida um dos materiais mais significativos de todos os tempos, não apenas para a indústria de joias, mas também é um material importante para diversos usos científicos e industriais.

Identificação da calcedônia

O quartzo de calcedônia pode tipicamente ser identificado a partir de outros minerais através de sua composição (dióxido de silício), estrutura de cristal hexagonal e dureza superior.

O quartzo criptocristalino da calcedônia é uma forma de sílica compacta a densa, o que significa que possui cristalização extremamente fina.

De fato, a maioria dos cristais criptocristalinos são tão finos que partículas distintas nem podem ser vistas ao microscópio.

Algum material criptocristalino pode ser subclassificado como ‘microcristalino’, que se refere ao material criptocristalino com cristais um pouco maiores (discernível quando cortado em fatias finas e observado ao microscópio polarizador).

Na maior parte do tempo, a calcedônia era considerada uma variedade “fibrosa” de quartzo criptocristalino, mas, mais recentemente, foi descoberto que era uma combinação de quartzo e outro mineral de silicato; moganita (um polimorfo de quartzo).

O quartzo e a moganita compartilham a mesma composição química de dióxido de silício, mas possuem estruturas cristalinas variadas.

A moganita é monoclínica, enquanto o quartzo tradicional pertence ao sistema de cristais trigonais.

Formas de calcedônia com uma estrutura de cristal hexagonal.

Sabe-se também que a calcedônia possui ligeira piezoeletricidade, semelhante à da turmalina, o que significa que ela pode carregar uma pequena carga elétrica.

Surpreendentemente, por mais comum que seja o quartzo, na verdade existem muito poucos materiais que podem ser facilmente confundidos com calcedônia.

Embora seja fácil distinguir o quartzo da calcedônia de outros minerais, a identificação de variedades individuais de dentro do grupo da calcedônia pode ser muito difícil, pois isso requer observação precisa de cores, padrões, impurezas e até localidades.

Outro fator que torna a identificação de variedades calcedônicas ainda mais difícil é que muitos espécimes podem se enquadrar em vários nomes comerciais.

Algumas das variedades de calcedônia ‘oficiais’ mais populares são identificadas da seguinte forma:

Ágata: A ágata se distingue por ter várias cores. Algumas podem ocorrer em cores sólidas, como verde e preto, mas a maioria das pedras disponíveis no mercado hoje foi tingida para obter sua cor.

Existem inúmeras variedades de ágata disponíveis, sendo a ágata em faixas a variedade de ágata mais popular e conhecida.

Um dos tipos mais raros de ágata é a ‘ágata de fogo’, que exibe uma propriedade iridescente, refletindo as cores vermelho, dourado, verde e azul-violeta.

Outras ágatas populares incluem jasmim de ágata, geodo de ágata, ágata dendrítica, ágata de árvore, ágata do Botsuana, ágata de renda azul, ágata fóssil, ágata de íris, ágata de laguna, ágata de paisagem, ágata cênica, ágata de tubo, ágata de pele de cobra, ágata de água doce, ágata azul de mohave , ágata thunderegg, ágata Fairburn, ágata Dryhead e ágata Lake Superior.

Bloodstone: Bloodstone é uma calcedônia opaca, verde-escura, com manchas vermelhas a marrons causadas por óxido de ferro.

Alguns podem exibir manchas amarelas, conhecidas como ‘plasma’ no comércio de gemas.

Calcedônia Azul: Às vezes chamada de “Mohave” e “Mt. Airy Blues”, originárias da Califórnia e Nevada, são de cor azul acinzentada leve a moderada, variando de intensidade de cor clara a média.

A calcedônia azul da Namíbia, geralmente chamada de “azul africano”, varia de cinza a azul quase puro e de claro a médio escuro.

A Calcedônia azul mais valiosa é proveniente de Oregon, EUA. Sua cor azul é levemente modificada por traços de rosa, resultando em uma pedra preciosa visivelmente lavanda, que no entanto é chamada de “azevinho azul”.

Onyx: Onyx é uma pedra em camadas com uma base preta e uma camada superior branca. A calcedônia uni-colorida é chamada às vezes ônix.

Cornalina: a cornalina varia de amarelo-laranja a rico, laranja quase avermelhado a marrom alaranjado. Também pode variar de semi-opaco a altamente translúcido.

O “ônix da cornalina” é uma pedra em camadas com uma base vermelha e uma camada superior branca.

Crisoprase: A crisoprase é uma calcedônia verde-maçã que deriva sua cor do níquel, variando de quase opaco a quase transparente.

Seu espectro de cores inclui cor verde-oliva a verdes quase puros de tom médio. Peças muito finas e altamente saturadas são frequentemente deturpadas como ‘jade imperial’.

Calcedônia de crisocola: A calcedônia de crisocola é comercializada como ‘gema de sílica’, que é uma das variedades mais valiosas e raras de calcedônia.

Distingue-se pela cor azul suave ao azul esverdeado. A sílica gema pode ocorrer de opaca a quase transparente, sendo os materiais transparentes os mais valiosos. Seu agente corante é o cobre.

Madeira petrificada : a madeira petrificada (também denominada madeira fossilizada) é um resíduo orgânico fossilizado que passou por um processo de petrificação.

Normalmente, os restos orgânicos são substituídos por minerais de calcedônia, resultando em uma pedra preciosa semelhante à madeira, muito intrigante e atraente, que pode ter um excelente polimento.

O Arizona é a fonte comercial mais conhecida, particularmente as terras de propriedade privada das tribos Navajo e Apache, perto da ‘Floresta Nacional Petrificada’.

A madeira petrificada é adequada para qualquer tipo de joalheria, bem como para objetos de arte polidos e esculturas ornamentais.

Origem da Calcedônia e fontes de Pedras Preciosas

A calcedônia é sílica compacta encontrada com mais frequência em ambientes sedimentares e vulcânicos.

A formação ocorre durante um longo período de tempo, à medida que os minerais são depositados lentamente no bolso de outro tipo de rocha, como granito.

Áreas que hospedam atividades vulcânicas freqüentemente abrigam os mais abundantes depósitos calcedônicos.

Em muitos casos, o dióxido de silício se forma em bandas às vezes facilmente visíveis e paralelas, como visto na ágata em faixas.

No entanto, na maioria dos materiais, os depósitos separados parecem misturados ou turvos aos olhos, como nas cornalina, ágata e ‘calcedônia real’.

Embora algumas regiões sejam mais conhecidas que outras, depósitos de calcedônia de alta qualidade podem ser encontrados em todo o mundo.

Sabe-se que quase todos os Estados Unidos produzem calcedônia. Outras fontes notáveis ​​para o material de ‘calcedônia real’ mais leve, translúcido e azulado incluem Uruguai, Índia, Madagascar, Mianmar (Birmânia), México, Brasil e sudoeste da África.

Abaixo estão algumas fontes notáveis ​​mais detalhadas para variedades específicas de calcedônia:

Austrália: Ágata , crisoprásio , pedra de sangue
Brasil: Ágata, calcedônia, pedra de sangue, crisoprásio
China: Ágata, pedra de sangue
Índia: Ágata, calcedônia, pedra de sangue, cornalina , crisoprásio
Cazaquistão: Crisoprásio
Madagascar: Ágata, calcedônia, crisoprásio
México: Ágata
Mongólia: Ágata
Namíbia: Ágata, calcedônia azul, calcedônia,
Rússia: Chrysoprase
Sri Lanka: Calcedônia,
Uruguai: Ágata, calcedônia,
África do Sul: Chrysoprase
Tanzânia:Crisoprase
Zimbábue: Calcedônia, crisoprase
EUA: Ágata (Montana e Wyoming), calcedônia (Califórnia), crisocola, calcedônia, madeira petrificada (Arizona), pedra de sangue, calcedônia azul (Califórnia, Nevada, Oregon).

Comprando calcedônia e determinando o valor da pedra preciosa da calcedônia

Pedra Preciosa de Calcedônia

A Calcedônia pode tecnicamente se referir a qualquer quartzo translúcido e criptocristalino com uma única cor, mas no comércio de gemas, é usado principalmente para se referir a amostras com cores azuladas, brancas ou cinza claras.

As cores mais comuns para ‘calcedônia no sentido restrito’ incluem branco azulado, lustre, bronzeado claro, cinza, amarelo ou marrom.

A calcedônia deve sua cor às impurezas de quartzo, na maioria das vezes incluindo ferro, níquel, cobre e ou titânio.

Clareza e brilho da calcedônia

A calcedônia ocorre translúcida a opaca, sendo os materiais translúcidos mais desejáveis. Possui um brilho atraente quando cortado e polido, geralmente parecendo ceroso ou vítreo a opaco.

Geralmente, a calcedônia costuma ser leitosa com cores obscurecidas.

A distribuição turva é uma boa indicação de autenticidade e, desde que a translucidez não seja afetada, a clareza leitosa não afeta significativamente o valor geral.

A calcedônia geralmente possui inclusões visíveis que, na maioria dos casos, são consideradas aceitáveis.

Corte e forma de calcedônia

A calcedônia é tipicamente cortada em cabochão. O corte no estilo cabochão acentua o brilho desejável pelo qual é valorizado.

Em raras ocasiões, pode ser facetado material excepcionalmente transparente.

As formas mais populares incluem oval, redonda e almofada, mas também são geralmente modeladas com formas sofisticadas, como trilhões, corações e cortes de flores.

Pedras caídas e contas perfuradas são muito populares, principalmente devido à durabilidade da calcedônia.

A calcedônia é um material ideal para esculturas em pedras preciosas, incluindo camafeus, focas, insígnias e figuras ornamentais.

Tratamento de Calcedônia

A calcedônia real normalmente não é tratada e não é aprimorada durante toda a produção, da mina ao mercado.

Outras variedades de calcedônia podem ocasionalmente ser aprimoradas por meio de tingimento.

A irradiação não é muito comum, mas não é desconhecida. A calcedônia também pode ser aquecida, mas o aquecimento geralmente produz materiais avermelhados.

Aquecimento, irradiação e tingimento não são muito comuns para a ‘calcedônia real’, mas às vezes são realizados em outras variedades de calcedônia, como a ágata tingida.

A calcedônia é considerada bastante porosa, o que permite que seja facilmente tingida para imitar outras gemas.

Na maioria dos casos, o tingimento não é feito com a intenção de imitar outro tipo de gema, como turquesa ou howlitano entanto, isso é feito para replicar uma variedade específica de si mesma, como cornalina ou ágata em faixas.

Além do tingimento, alguns materiais podem ter sido branqueados para ajudar a obter as cores desejadas ao tingir.

Propriedades Gemológicas da Calcedônia:

 

Fórmula química: SiO2 – Dióxido de silício
Estrutura de cristal: Hexagonal
Cor: Azulado, branco, cinza, roxo, lavanda, castanho claro, amarelo e marrom
Dureza: 6,5 a 7 na escala de Mohs
Índice de refração: 1.530 a 1.540
Densidade: 2,58 a 2,64
Decote: Nenhum
Transparência: Translúcido, opaco
Dupla refração ou birrefringência: Até 0,004
Brilho: Ceroso, opaco ou vítreo
Fluorescência: Branco azulado

Calcedônia: Pedras Preciosas relacionadas ou similares:

A calcedônia pertence ao grupo muito grande de minerais de quartzo.

O quartzo é um dos minerais mais abundantes, perdendo apenas para os feldspatos.

Considerando a abundância de minerais de quartzo, existem inúmeras pedras similares de calcedônia e calcedônia real e relacionadas.

De fato, hoje existem tantos nomes comerciais não oficiais para variedades de calcedônia, que é quase impossível listá-los todos, especialmente porque novos nomes aparecem frequentemente e novas variedades são continuamente ‘descobertas’, a maioria das quais são simplesmente baseadas na localidade nomes, geralmente dependentes da localização exata da mineração.

Na maioria das vezes, nomes comerciais regionais não oficiais são usados ​​apenas pelos coletores de jóias mais sérios, enquanto nomes comerciais oficialmente reconhecidos são comumente usados ​​pela indústria de jóias, o que minimiza a confusão e o conflito.

Variedades de pedras preciosas da calcedônia relacionadas mais populares e nomes comerciais:

Ágata , jaspe, ônix , cornalina , quartzo olho de gato, quartzo dourado (também conhecido como ‘quartzo limão’), quartzo cerveja ou uísque, quartzo místico, quartzo rosa , olho de tigre , geodo de ágata e aventurina são alguns dos mais populares e populares variedades relacionadas conhecidas de calcedônia .

Variedades de Pedras Preciosas relacionadas com calcedônia e nomes comerciais:

Quartzo azul, crisocola , crisoprásio , prase, ágata de fogo , sarda , sardonyx , plasma, coral fóssil , calcedônia cromada (metorodita), ônix corneliano, olho de falcão , prasiolita , pietersita , quartzo dumortierita , matriz de olho de tigre , calcedônia de crisocola ( gema sílica ) e ágata dendrítica são algumas das variedades menos conhecidas de calcedônia.

 

Mitologia de Pedras Preciosas de Calcedônia, poderes metafísicos e de cura

A calcedônia tem sido uma das pedras mais preciosas em muitas civilizações antigas. Acredita-se que, desde a Idade do Bronze, a calcedônia fosse considerada uma joia em todas as áreas circundantes do Mediterrâneo, devido às descobertas de arqueólogos.

Muitos selos de calcedônia e outras formas de jóias e ferramentas fabricadas foram descobertos desde 1800 aC. A calcedônia tem sido usada e apreciada pelos antigos romanos, gregos, babilônios e assírios.

Muitas tribos nativas americanas consideram a calcedônia sagrada e costuma usá-la em reuniões cerimoniais tradicionais, particularmente em esforços para estabilizar e fortalecer os laços entre as tribos.

Onyx, uma variedade popular de calcedônia, é a pedra de nascimento moderna oficial de dezembro e também é a pedra oficial do zodíaco para Leo.

Outra calcedônia, conhecida como cornalina, é a pedra oficial de Virgem.

Acredita-se que a calcedônia ajude o equilíbrio emocional e acredita-se que seja capaz de fortalecer a resistência e a resistência.

Incentiva a bondade, a receptividade, a receptividade, a generosidade, a caridade e a simpatia daqueles que a usam.

Pensa-se também que possui a capacidade única de equilibrar todas as energias do corpo, mente e espírito.

Fisicamente, o quartzo de calcedônia é usado para curar e aliviar os sintomas de febre, leucemia e várias doenças oculares.

Curso de Gemologia