Pedras Preciosas
A Realidade sobre o Tratamento de Pedras Preciosas
Beneficiamento de Pedras Preciosas, O desenvolvimento de técnicas nucleares e de espectroscopia durante a década de 80 permitiram estudos importantes sobre a origem das cores nas Pedras Preciosas.
Atualmente, mais de 70% da produção comercializada no mundo foi submetida a tratamentos específicos equivalentes aos da natureza para beneficiamento e conseqüente valorização comercial.
Além de tratamentos térmicos, tingidura com corantes em ágatas, uso de líquidos para corrigir defeitos em gemas, a radiação eletromagnética; raios gama, feixe de elétrons são usados para modificação ou indução de cores em topázios incolores, turmalinas, quartzo, diamantes, kunzita e berilo.
Beneficiamento de Pedras Preciosas
Além do desenvolvimento da tecnologia de beneficiamento de pedras com uso de fontes de radiação o ipen utiliza técnicas nucleares tais como: análise por ativação e análises químicas de minerais passíveis de beneficiamento por radiação e processos térmicos.
Os resultados dessas análises auxiliam Gemólogos, avaliadores, comerciantes e prestadores de serviços (irradiadores de grande porte) no beneficiamento de gemas, permitindo economia de divisas e consolidação no País desta técnica que possui um mercado bastante promissor.