Informações sobre Pedras Preciosas Apatitas
Introdução
Apatita, uma história de um garotinho cavando na areia perto de uma mina de ouro velho no sul de Madagascar desenterrando uma pedra azul brilhante da cor de uma piscina.
Houve muita emoção, pois os primeiros sinais sugeriam que essa poderia ser uma nova fonte da Turmalina Azul da Paraíba, geralmente encontrada no Brasil.
Como eram as pedras preciosas, Apatite era, até aquele momento, mais interessante para os colecionadores do que para os joalheiros.
Essas apatites azuis foram descritas como neon ou elétricas e eram muito próximas das Turmalinas da Paraíba do Brasil, que podem atingir preços quase astronômicos devido à sua impressionante beleza e raridade.
Esses apatitas recém-descobertos combinavam com a cor, mas a uma fração do preço e, de repente, o mundo das pedras preciosas percebeu.
Esta pedra preciosa é classificada apenas em uma escala de dureza 5 na Mohs, que é uma das razões pelas quais não é muito mais popular, mas não é uma pedra preciosa frágil e, com as configurações adequadas, pode fazer peças de joalheria impressionantes.
Talvez não seja melhor como anel ou pulseira (embora joalheiros imaginativos possam fazer maravilhas), ela faz pingentes, colares e brincos atraentes.
Apatita e suas cores.
O blues neon pode ser o mais famoso das apatitas, mas essa pedra preciosa vem em uma variedade de cores: verde, marrom, azul mais suave ou mais escuro, amarelo, violeta e até incolor.
Como mencionamos, a versão azul neon é a mais procurada e geralmente é a mais cara, embora existam alguns exemplos roxos ricos e requintados extraídos em Maine, no nordeste da América, que também são muito valiosos.
Espécies de Apatita
Apatita é o nome dado a um grupo de minerais semelhantes que são difíceis de distinguir e têm nomes muito difíceis de pronunciar, para que todos, exceto os cientistas, os chamem de Apatitas!
Quando você ouvir um exemplo, “hidroxilapatita”, entenderá o porquê. Tente encomendar um desses por telefone!
As pedras preciosas da apatita não são especialmente comuns, mas a família mineral à qual pertence é muito comum.
Durante séculos, o material fosfato que produz apatita foi usado como fertilizante e o próprio mineral é o mesmo material que forma os ossos e os dentes em nossos corpos.
Os espécimes considerados de qualidade suficientemente alta para serem pedras preciosas são mais conhecidos quimicamente como fluorapatita e geralmente são diferenciados por sua cor – apatita verde, apatita amarela e assim por diante.
As variedades mais raras podem ser chamadas de apatites azul-neon quando se assemelham às Turmalinas da Paraíba e à Pedra de Espargos, quando possuem uma cor verde específica.
Certas pedras preciosas têm falhas ou inclusões internas que fazem com que ela reflita a luz de maneira a parecer com o olho de um gato. Isso pode ocorrer em apatites, o que cria uma pedra preciosa rara e bonita chamada apatita do olho de gato.
Apatita e seu uso na Joalheria
A maioria das pedras preciosas de apatita que são consideradas boas o suficiente para serem usadas no comércio de joias são o que chamamos de ‘limpeza dos olhos’.
Isso significa que não há falhas ou manchas que possam ser vistas dentro da pedra preciosa a olho nu, apenas olhando para a amostra de cerca de 15 cm.
Certos exemplos mais translúcidos ou que mostram o fenômeno do olho de gato podem ser cortados em cabochões ou cúpulas para uso em jóias.