SUAS CARACTERÍSTICAS
Pedras tipo cabochão, vamos nesta matéria esclarecer muitas dúvidas quanto a este tipo de lapidação muito conhecida e muito usada no mercado de Pedras e Joias, vamos primeiramente esclarecer a diferença entre Formato da Pedra e Tipo de Lapidação.
FORMATO DA PEDRA
É a forma geométrica a qual a pedra está, tendo como referência seu contorno, ou seja, pode ser: quadrada (carrê), redonda, retangular, oval, gota, coração, navete, triangular, para estas formas temos padrões que o mercado segue a de conseguirem fabricação em série produtiva, ainda uma infinidade de formas irregulares onde são montadas em caixas especiais para fabricação de brincos, pingente e anéis exclusivos, são joias única por terem seu formato e lapidação exclusiva.
TIPOS DE LAPIDAÇÃO
Tipos de Lapidação se refere à busca da melhor apresentação da pedra, nas Pedras Preciosas Brasileiras , sempre se busca o melhor aproveitamento e a busca da melhor “impressão óptica” buscando os melhores ângulos para que a pedra “mostre” sua cor da maneira que a valorize, temos então 3 tipos de lapidação sendo:
LAPIDAÇÃO EM FACETAS
Lapidação em Facetas o próprio nome esclarece, são pequenos planos, chamado de facetas, onde se procura os melhores ângulos, pois são através das facetas que a luz “entra” na pedra e reflete e intensifica sua cor, para cada formato.
Leia também:
As 12 Gemas mais caras do Mundo
Lapidação em Facetas de pedra se usa uma técnica diferente de facetar uma pedra, lembrando que sempre se busca os melhores ângulos para apresentar a pedra e sua beleza.
LAPIDAÇÃO LISA
Lapidação lisa este tipo de lapidação é usada principalmente nas lapidações tipo cabochão, em lapidação de esferas, oval e outras onde se consegue uma superfície lisa ou abaulada.
LAPIDAÇÃO MISTA
Lapidação mista é aquela onde se usa a lapidação facetada conjugada com a lapidação lisa, existe no mercado algumas pedras e tipos que se usa este artifício.
Hoje no mercado encontramos uma grande variedade de pedras cabochão, sendo que normalmente por seu baixo custo, visto as pedras lapidadas em cabochão são as opacas, que não permite que a luz “entre”.
Absorve a luz diferente das translúcidas que a luz entre e reflita, por causa das facetas na parte inferior da mesma, são sempre pedras as quais tem pouco valor gemológico, sendo as mais conhecidas são: Ônix, Olho de Tigre, Ágata, Opala, Turquesa, Madre pérola, Lápis-lazúli e muitas outras pouco conhecida.
Pedra em Cabochão estão sempre montada em Joias de Prata, onde em contraste com a cor da prata apresenta melhor sua cor e sua beleza.