Informações sobre Diamantes

Pedras preciosas de diamante

Sobre o Diamante – história e introdução

O diamante é a forma cristalina transparente, com qualidade de pedra preciosa, e é de fato a substância natural mais difícil de conhecer na Terra.

Os diamantes não são apenas valorizados e famosos por sua dureza excepcional, mas também por seu alto índice de refração (brilho) e sua notavelmente alta taxa de dispersão da luz visível (fogo).

Embora os tradicionais diamantes incolores ou brancos sejam de longe os diamantes coloridos mais populares, os diamantes amarelos e marrons ( champanhe e conhaque ) são, na verdade, os diamantes mais comuns.

Curso de Identificação de Pedras Preciosas- Liberado

Outras cores extravagantes de diamante incluem azul, rosa, vermelho, verde, laranja e preto. Os diamantes vermelhos são na verdade uma das pedras preciosas mais raras do mundo.

Em vez de dever sua cor a traços de impurezas químicas, como a maioria dos outros tipos de gemas coloridas, a cor dos diamantes vermelhos é o resultado exclusivo de pequenos defeitos formados na estrutura cristalina.

O nome “diamante” foi retirado da palavra grega “adamas”, que significa “invencível”, um testemunho da sua notável e superior dureza.

As qualidades físicas superlativas do diamante são creditadas à forte ligação tetraédrica covalente entre seus cristais transparentes.

Cada átomo de carbono individual está conectado a quatro outros átomos de carbono, todos muito próximos.

Essa formação produz uma estrutura cúbica tridimensional notavelmente forte.

O padrão de cristal cúbico do diamante também é completamente simétrico, o que permite refratar a luz em todas as direções na mesma velocidade ( refração isolada ).

Formação dos Diamantes

A maioria dos diamantes se forma sob pressão extrema e a temperaturas muito altas, normalmente em profundidades superiores a 140 quilômetros dentro do manto da Terra.

Em média, a formação de diamantes ocorre por períodos de 1 a 3,3 bilhões de anos, até que sejam descobertos através de profundas erupções vulcânicas de um tipo raro de magma chamado kimberlito.

A Kimberlita é uma rocha ígnea potássica ultrafônica que também contém muitos outros minerais como olivina, diopsídeo, calcita, serpentina, granada e pequenas quantidades de apatita, além de vários outros minerais do manto superior.

O magma kimberlito entra em erupção a partir de raros orifícios vulcânicos conhecidos como tubos ou diatremes.

Identificação de diamantes

 

Os diamantes podem ser facilmente identificados através de testes de condutividade térmica , que é de fato um dos testes mais comuns realizados hoje pelos joalheiros para distinguir diamantes de vidro.

Os diamantes são uma das poucas pedras preciosas de refração disponíveis e possuem uma composição inconfundível apenas de carbono (o mesmo que grafite).

O diamante é a substância mais conhecida na Terra (10 na escala de Mohs), com uma resistência ao corte aproximadamente 140 vezes maior que a da safira e do rubi (9 na escala de Mohs).

O diamante tem um alto índice de refração e um nível consideravelmente elevado de dispersão. Muitas vezes é imitado, mas nenhuma outra substância pode rivalizar com sua dureza superior.

Muitos gemologistas bem experientes costumam identificar o diamante apenas pelo seu forte brilho.

 

Origem do Diamante e fontes de Pedras Preciosas

 

Aproximadamente metade dos diamantes do mundo vem da África Central e Austral.

Os níveis de produção de diamantes variam ano a ano, mas, a partir de 2010, os principais produtores de diamantes foram Rússia, Botsuana, Congo, Angola, África do Sul, Namíbia, Guiné, Gana, Austrália e Canadá.

Também foram encontrados depósitos significativos na Índia e no Brasil. O Canadá tornou-se recentemente uma principal fonte comercial de diamantes brancos finos.

 

Compra de diamantes e determinação do valor das pedras preciosas

 

Cor do diamante

Os diamantes são geralmente conhecidos por serem incolores ou “brancos”, mas as cores mais comuns são amarelo e marrom.

Tons dourados e acastanhados são devidos a traços de impurezas de nitrogênio.

Os diamantes marrons e amarelos são freqüentemente chamados de diamantes ‘champanhe’ ou ‘conhaque’.

Outras cores de diamante incluem rosa, vermelho, laranja, azul, verde, cinza e preto.

Os diamantes azuis são coloridos por impurezas de boro, enquanto outras cores sofisticadas são o resultado da irradiação e, em alguns casos, defeitos da estrutura cristalina.

O sistema oficial de classificação de cores para diamantes incolores a amarelos e de baixa saturação varia em escala de ‘D’ (completamente incolor) a ‘Z’ (amarelo claro).

As cores extravagantes são classificadas em uma escala totalmente diferente.

Clareza e brilho do diamante

Os diamantes exibem um forte brilho adamantino submetálico. Embora os diamantes possam ser transparentes a opacos, apenas pedras transparentes são facetadas.

A maioria dos diamantes tem falhas demais para ser considerada valiosa; de fato, apenas cerca de 20% de todos os depósitos de diamantes têm valor de pedra preciosa.

Do rendimento de 20%, a grande maioria ainda conterá falhas e inclusões, mesmo que sejam mínimas. Um diamante impecável é excepcionalmente raro.

A clareza do diamante é classificada em uma escala que considera o tamanho e a visibilidade de falhas e inclusões, variando de ‘FL’ (Flawless) a ‘I3’ (grandes inclusões visíveis a olho nu).

Embora a escala de classificação da clareza do diamante seja considerada oficial, um grau de clareza atribuído para cada amostra pode variar tremendamente, dependendo de quem fez a avaliação ou de onde a pedra foi avaliada.

Não é incomum que uma única pedra receba dois graus de claridade diferentes por dois laboratórios diferentes – o mesmo se aplica à classificação de corte e cor de diamantes brancos.

Cortes e formas de diamante

Atualmente, o corte mais prevalente para os diamantes é o ‘corte brilhante’, seguido pelo ‘corte da paixão’ – ambos tentando maximizar o brilho e o fogo de um diamante através de facetas e proporções precisas.

Cortes brilhantes modificados, cortes em degraus e cortes mistos (cortes em rosas) não são tão comuns como eram no passado.

A forma de diamante mais popular hoje é redonda. Outras formas mais sofisticadas incluem pêra, oval, radiante, princesa (quadrada), esmeralda (octógono), asscher, almofada, coração e trilhão de formas triangulares.

Tratamentos de diamante

Champanhe, conhaque e diamantes incolores ‘brancos’ normalmente não são tratados. No entanto, eles podem ser artificialmente aprimorados.

A perfuração a laser pode ser usada para remover inclusões; fissuras e rachaduras podem ser preenchidas artificialmente com vidro.

Muitas cores sofisticadas podem ocorrer naturalmente, mas a maioria é produzida por irradiação ou tratamento de alta pressão / temperatura.

Os diamantes são frequentemente imitados ou simulados. O processo de sintetizar diamantes é muito difícil e caro, mas podem ser encontrados diamantes sintéticos produzidos em laboratório.

 

Propriedades Gemológicas do Diamante:

 

Fórmula química: C – Carbono cristalizado
Estrutura de cristal: Cúbico (ou isométrico)
Cores: Incolor, amarelo, marrom; raramente verde, azul, vermelho, laranja, cinza, preto
Dureza: 10 na escala de Mohs
Índice de refração: 2.417 a 2.419
Densidade: 3,50 a 3,53
Decote: Perfeito
Transparência: Transparente a opaco
Dupla refração ou birrefringência: Nenhum
Brilho: Adamantina – brilho de diamante
Fluorescência: Variável

 

 

Diamante: Materiais similares ou relacionados:

 

O diamante é carbono puro e quimicamente é o mesmo que grafite . Não existe outra pedra preciosa na mesma família que o diamante, embora haja uma variedade de pedras preciosas muito semelhantes.

O diamante também ocorre em mais de uma cor e, frequentemente, cores específicas são trocadas por nomes específicos.

Existem muitas imitações e simuladores de diamantes disponíveis, mas nenhum que se compara ao brilho e à dureza adamantina do diamante natural autêntico.

Materiais semelhantes ou relacionados mais populares e nomes comerciais:

Diamante de conhaque, diamante de champanhe, diamante de canário, diamante de fantasia, zircão branco, grafite, zircônia cúbica, moissanita.

Materiais semelhantes ou nomes menos conhecidos e nomes comerciais:

Goshenita , anburita , diamante azul, diamante vermelho, diamante preto (carbonado), diamante bort, YAG (granada de alumínio de ítrio), titanato de estrôncio.

 

Mitologia de Pedras Preciosas de Diamante, cura metafísica e alternativa

 

Historicamente, afirma-se que os diamantes possuem muitas qualidades sobrenaturais e metafísicas.

Acredita-se que os diamantes possam proteger contra pânico, pestilência e encantamentos.

Os diamantes podem amplificar pensamentos, positivos ou negativos, o que significa que, se forem dados com amor, podem retornar sentimentos mútuos; mas se dados com más intenções, eles podem se tornar ” diamantes amaldiçoados “.

Os diamantes são a pedra da verdade e da vitória. Eles foram usados ​​por muitos com a crença de que ajudam o usuário a conquistar seus inimigos e vencer suas batalhas.

Os diamantes também são especialmente úteis para pessoas com distúrbios do sonambulismo e para aquelas consideradas mentalmente insanas.

O diamante é a pedra de nascimento moderna oficial de abril e também é usada como uma pedra preciosa oficial de aniversário de 60 anos.

O termo popular ‘diamantes são eternos’ é baseado na crença na capacidade do diamante de fortalecer o relacionamento entre os casais.

Os Valores do Diamante


Os diamantes são as gemas de jóias mais importantes disponíveis hoje.

Somente o mercado de diamantes vale mais de US $ 30 bilhões (em 2012), enquanto todas as outras pedras coloridas combinadas são avaliadas em apenas US $ 10 a 12 bilhões.

Quando se trata de jóias para noivas e noivado, os diamantes são a pedra número um da escolha tradicional.

Hoje, existem mais anéis de noivado e alianças de casamento feitos com o uso de diamantes do que todas as outras pedras combinadas.

Outros designs populares de jóias incluem pulseiras, encantos, brincos, pingentes e acessórios masculinos.

Idéias de design de jóias e Pedras Preciosas de Diamante

 

Devido ao seu notável brilho, fogo e dureza superior, os diamantes podem ser usados ​​com qualquer coisa imaginável.

Os diamantes possuem um decote perfeito, o que significa que podem ser divididos com um único golpe, bem como o topázio.

Portanto, cuidado extra deve ser tomado ao definir, repolir ou recortar diamantes.

Os diamantes são um dos poucos tipos de gemas com garantia de disponibilidade nas joalherias locais, embora a seleção e a qualidade possam variar tremendamente.

Agora, muitas pessoas estão comprando diamantes de revendedores on-line, em vez de comprar na loja como forma de reduzir custos, mas a compra on-line dificulta a consulta e a comparação.

Nota: Compre pedras coloridas por tamanho e não por peso em quilates. As pedras coloridas variam na proporção tamanho / peso . Algumas pedras são maiores e outras menores que os diamantes em peso.

 

Cuidados com Pedras Preciosas e limpeza de jóias com Diamantes e Pedras Preciosas

 

Os diamantes são pedras preciosas notáveis ​​que requerem muito pouca manutenção. Eles podem ser limpos com água e sabão e um pano macio.

Os produtos de limpeza por ultrassom geralmente são considerados seguros, mas sempre tome cuidado ao usar esse método de limpeza, especialmente em ambientes frágeis.

Os diamantes são tipicamente insensíveis a reações químicas, mas o mesmo não pode ser dito para a montagem ou pinos que mantêm o diamante no lugar, portanto, evite produtos químicos agressivos ao limpar jóias com diamantes.

As facetas de diamante podem ser gravadas sob altas temperaturas, portanto, evite o calor extremo e tome cuidado extra ao soldar jóias com diamantes.

Sempre armazene seus diamantes separadamente e longe de outras gemas e jóias, incluindo outros diamantes. Se possível, envolva-os individualmente em pano macio ou coloque-os dentro de uma caixa de jóias forrada de tecido.

 

Sempre remova diamantes e joias com diamantes antes de praticar esportes, exercitar ou executar tarefas domésticas severas. Tenha cuidado ao remover jóias, para garantir sempre que você não está puxando da pedra.

Curso de Gemologia