Informação da Pedra Preciosa Olho de Gato (Apatita)
Apatita do olho de gato – História e Introdução
Olho de gato (Apatita) é uma variedade de apatita , que exibe uma característica óptica rara conhecida como ‘chatoyancy’.
A chatoiância é um fenômeno natural conhecido por ocorrer em apenas um punhado de tipos diferentes de gemas, incluindo o crisoberilo , a variedade original e mais conhecida dos olhos de gato .
O efeito chatoyancy é um reflexo único da luz que se assemelha ao olho de um gato quando visto sob certas condições de iluminação.
O efeito do olho de gato é altamente desejável e geralmente é o resultado de fibras paralelas ou inclusões em forma de agulha formadas dentro da pedra.
A apatita do olho de gato é melhor visualizada sob iluminação direta.
Embora a apatita seja realmente abundante na forma mineral, raramente ocorre em material transparente com qualidade de pedra preciosa.
Devido à sua extrema raridade, a apatita é uma das pedras menos conhecidas e é classificada principalmente como pedra de colecionador .
A Apatita é na verdade um grupo de minerais fosfatados, compostos por fosfato de cálcio, o mesmo material que compõe os dentes e ossos de humanos e outros animais.
A Apatita é uma fonte primária de fósforo, um produto químico essencial usado em bioenergética e fotossíntese, e é amplamente utilizada na produção de fertilizantes, explosivos, fogos de artifício, pesticidas, pasta de dentes, detergentes e produtos farmacêuticos.
Identificando a Apatita do olho de gato
A Apatita é o mineral definidor de 5 na escala de Mohs de dureza mineral . Na maioria dos casos, a apatita pode ser facilmente identificada por seu nível distinto de dureza e durabilidade de pedras preciosas .
A apatita do olho de gato se distingue de outras variedades de apatita por sua chatoyancy.
À medida que a pedra é girada, o reflexo de um olho de gato parece deslizar pela superfície da pedra, semelhante ao efeito de asterismo observado em uma variedade de gemas, incluindo safira e rubi estrela(entre outros).
Normalmente, a apatita do olho de gato é menos transparente e mais translúcida que as variedades regulares de apatita.
A presença de inclusões paralelas em forma de agulha também será bastante evidente e pode ser facilmente vista da superfície da pedra. A apatita também pode ser identificada através de testes de fluorescência.
Origem da apatita do olho de gato e fontes de Pedras Preciosas
A apatita do olho de gato é uma raridade extrema, mas pode ser encontrada em várias origens, incluindo Argélia, Áustria, Birmânia (Mianmar), Brasil, Canadá, Egito, Alemanha, Índia, Israel, Quênia, Madagascar, México, Marrocos, Marrocos , Portugal, Rússia, Espanha, Suécia, Sri Lanka, África do Sul, Tunísia e EUA.
Comprando apatita de olho de gato e determinando o valor da pedra preciosa de apatita de olho de gato
Cor de apatita de olho de gato
A apatita do olho de gato pode ocorrer em várias cores, incluindo rosa, amarelo, verde, azul e violeta. A saturação da cor geralmente é o fator mais importante na avaliação da apatita, mas para as gemas dos olhos de gato , a força e a nitidez do ‘olho’ é a característica mais valiosa, seguida de perto pela intensidade da cor.
Clareza e brilho da apatita do olho de gato
A apatita do olho de gato tem um brilho vítreo. A apatita do olho de gato é geralmente translúcida a transparente com clareza.
Quase todas as pedras preciosas de apatita exibem inclusões visíveis ; amostras limpas dos olhos são especialmente raras.
Corte e forma de apatite de olho de gato
A apatita do olho de gato é sempre cortada em cabochão. Cabochons maximizar a característica desejável de chatoyancy.
A maioria dos cabochons é oval, uma vez que os cortadores tentam preservar o máximo possível de quilates .
A apatita do olho de gato também pode ser cortada em cabochões redondos ou em forma de pera , mas estes são bastante raros.
Tratamento de apatita de olho de gato
As pedras de apatita do olho de gato geralmente são gemas não tratadas .
Algumas variedades especificamente coloridas, como pedras azuis e verdes brilhantes, podem ser aprimoradas com cores através do tratamento térmico .
O tratamento por irradiação também pode ser usado para melhorar a chatoiância.
De qualquer forma, todos os tratamentos e aprimoramentos de pedras preciosas devem sempre ser divulgados por revendedores confiáveis .
Propriedades Gemológicas da Apatita do olho de gato:
Fórmula química: | Ca5 (PO4) 3 (F, OH, CI) – Fluoro e cloro-cálcio básicos |
Estrutura de cristal: | Tabular hexagonal, colunar, grosso |
Cor: | Rosa, amarelo, verde, azul e violeta |
Dureza: | 5 na escala de Mohs – (definição de mineral) |
Índice de refração: | 1.628 a 1.649 |
Densidade: | 3.16 a 3.23 |
Decote: | Fratura indiscernível e conchoidal |
Transparência: | Transparente para translúcido |
Dupla refração ou birrefringência: | -0,002 a -0,006 |
Brilho: | Vítreo |
Fluorescência: | Apatita amarela: roxa a rosa |
Apatita de olho de gato: variedades ou pedras semelhantes:
A apatita do olho de gato é uma variedade rara e única e atrativa de apatita.
A apatita, em geral, é um dos tipos de gemas menos conhecidos , tornando a ‘apatita do olho de gato’ praticamente inédita.
Existem vários outros minerais e pedras preciosas que podem ser facilmente confundidos com apatita, como berilo, turmalina, esfeno e topázio.
A maioria das variedades de apatita são simplesmente nomes comerciais usados para fazer referência a cores ou localidades regionais, que normalmente são usadas apenas por comerciantes e colecionadores de pedras preciosas .
Também existem outras variedades de gemas que podem ocorrer com a chatoyancy, incluindo o crisoberil , o quartzo, a turmalina, a silimanita e a água-marinha.
Em muitos casos, como a apatita pode ocorrer em uma ampla variedade de cores, ela pode ser facilmente confundida com outras pedras de olho de gato .
Pedras e minerais similares mais populares:
Apatita verde-clara de “pedra de espargos”, apatita azul-neon, apatita neon azul-verde, apatita violeta-púrpura e apatita verde são os nomes comerciais mais populares e conhecidos usados para gemas semelhantes.
Minerais e Pedras Preciosas semelhantes menos conhecidas:
Apatita de carbonato (rica em carbonato), apatita de colofano, apatita de mangan, apatita de sammita, apatita de staffelite e apatita de moroxita são os nomes comerciais menos conhecidos usados para minerais semelhantes ou relacionados.
Mitologia de Pedras Preciosas de apatita de olho de gato, poderes metafísicos e de cura
A apatita é uma das gemas menos conhecidas, por isso tem muito pouca fama, mito e lenda.
A apatita não é uma pedra de nascimento oficial para nenhum mês, mas no esquema da astrologia e energia planetária, está relacionada à pedra zodiacal de Gêmeos.
Devido ao fato de que a apatita é realmente parte de nossa composição, acredita-se que a apatita do olho de gato tenha muitas habilidades de cura física.
Fisicamente, acredita-se que ajude a curar e fortalecer nossos dentes, ossos e cartilagens. Acredita-se também que a apatita aumenta nossos níveis de absorção de cálcio.
Diz-se que a apatite no olho de gato alivia a dor e o sofrimento causados por artrite ou outros problemas de saúde relacionados às articulações, como a gota.
Além disso, a apatita é usada para ajudar a aliviar as dores da fome e diminuir o “apetite”.
A apatite do olho de gato é uma pedra de aprendizado. Acredita-se também que seja uma pedra de inspiração.
Está associado ao elemento fogo e é extremamente útil ao tentar superar os medos. A apatita do olho de gato tem a capacidade metafísica de ajudar a transformar o pensamento em ação.
Está associado ao chakra do plexo solar, mas devido à sua variedade de ocorrências de cores, ele pode realmente beneficiar e equilibrar todos os chakras.
A apatita tem o poder de incentivar a extroversão e extrair forças negativas, enquanto estimula a criatividade.
No geral, a apatita do olho de gato é muito poderosa e bastante popular para aqueles que acreditam nos poderes metafísicos das gemas.