Informação sobre Labradorita
Introdução
Labradorita, existem poucas Pedras Preciosas que exibem o fenômeno do ‘jogo da cor’ melhor do que labradorita, vermelhos, azuis, roxos, amarelos e mais dançam diante de seus olhos quando ele gira em sua mão, mas há muito mais a descobrir sobre essa rara beleza.
O efeito Schiller, a labradorescência, a interferência da luz e as distorções da rede são algumas das explicações científicas para lampejos de cor nas pedras labradoritas, nas quais podemos entrar mais tarde, mas talvez o povo de Labrador no Canadá explique melhor dizendo que as luzes do norte ou a aurora Boreal foram presos dentro de rochas labradoritas.
A história diz que um poderoso guerreiro esquimó libertou as cores que deslumbram os céus polares com golpes de sua lança, mas não conseguiu quebrar todas as rochas, deixando várias pedras labradoritas para nós coletarmos, esculpir, polir e admirar até hoje.
Labradorita e suas cores.
Pode ser uma surpresa, mas as cores variadas exibidas em um labradorita de alta qualidade não estão realmente presentes na pedra preciosa ou são resultado de impurezas minerais.
A labradorita é composta de finas camadas de diferentes minerais e, à medida que a luz viaja por essas camadas, divide a luz branca em todas as cores do arco-íris, que então se recuperam, se desviam, são absorvidas e brilham diante de nossos olhos.
Este não é um fenômeno muito comum e existem alguns nomes diferentes para esta exposição: adularescência, labradorescência e aventurascência são longos e difíceis de dizer, então alguém cria o ‘efeito Schiller’ de uma antiga palavra alemã que significa brilho, brilho ou brincadeira de cor.
A maioria dos labradoritas tem uma cor base escura, com azul, verde, amarelo ou vermelho, as cores mais prováveis de serem exibidas.
Ouro, roxo, verde-azulado, laranja também podem aparecer e os exemplos com cores fortes ou um arco-íris inteiro de cores são os mais procurados.
Espécie de labradorita
A labradorita é um feldspato, o mineral mais abundante da terra, uma mistura de sílica e alumínio que compõe mais da metade da crosta terrestre.
A aparência de sódio (albita) e cálcio (anortita) nas proporções corretas misturadas com o silício e o alumínio nos dá labradorita. Moonstone, Sunstone e Amazonite têm composições químicas muito semelhantes e também são tipos de feldspatos.
- Spectrolite
- Um nome comercial para um tipo de labradorita colorida de alta qualidade que só pode vir da Finlândia. (Às vezes com erros de digitação Spectralite)
- Andesine
- Um tipo de labradorita que compartilha sua composição química, mas não sua aparência. A andesina (ocasionalmente chamada de labradorita vermelha) é uma pedra preciosa laranja a vermelha, geralmente facetada e transparente.
- Sunstone
- Uma pedra preciosa transparente ou translúcida com inclusões brilhantes de hematita, que vem em lindas cores amarelas, laranja e vermelhas e também é quimicamente muito semelhante à labradorita.
- Há uma atraente estrela Sunstone também.
- Rainbow Moonstone
- Outra variedade de labradorita que tem uma qualidade cintilante ou iridescente com um brilho azul.
Clareza das Labradoritas
As pedras preciosas geralmente se enquadram em uma das três categorias de clareza, com variações dentro dessa categoria.
- As pedras opacas não permitem a passagem de luz, mesmo que você a segure em uma fonte de luz.
- As pedras translúcidas permitem que alguma luz brilhe, mas você não pode ver claramente através da pedra preciosa.
- Pedras preciosas transparentes permitem que a luz passe desinibida para que você possa olhá-las e ver objetos ou ler palavras do outro lado.
Tecnicamente, o labradorita padrão pode ser descrito como opaco a translúcido, embora para todos os efeitos seja uma pedra preciosa opaca.
O jogo de cores funciona melhor em um fundo escuro, mas como a cor parece vir de dentro da pedra preciosa, uma capa quase translúcida melhora a aparência.
Como é basicamente uma pedra preciosa opaca, a labradorita é geralmente cortada em formas arredondadas ou abobadadas – chamadas de cabochão no comércio de pedras preciosas.
O fascínio particular desta pedra preciosa é seu jogo de cores que é produzido pela luz refletida e espalhada pelas camadas de diferentes minerais que compõem essa pedra.
Cortar uma pedra preciosa labradorita para capturar essa exibição da melhor forma possível é um verdadeiro desafio.