Informações sobre Pedra Aventurina

Pedras Aventurina -

Pedras Preciosas Naturais

Sobre a Pedra Aventurina – História e Introdução

A Pedra Aventurina é uma variedade de pedras preciosas de quartzo caracterizada por sua translucidez e inclusões metálicas brilhantes.

Curso de Identificação de Pedras Preciosas- Liberado

As inclusões brilhantes são tipicamente compostas de mica de moscovita , que geralmente resulta em pedras de aventurina verde médio a verde escuro com um brilho verde prateado ou azul.

As inclusões metálicas conferem ao quartzo da aventurina um efeito iridescente brilhante, conhecido como ‘aventurescence’. O notável efeito óptico é devido aos traços de mica moscovita e, muitas vezes, hematita ou goethita.

A Pedra Aventurina geralmente varia de verde claro a verde escuro. A cor da aventurina é causada por oligoelementos do fuchsite no quartzo incolor.

Fuchsite é uma variedade de moscovita rica em cromo. A aventurina costuma ser tão fortemente incluída no fuchsite, que é tecnicamente definida como uma rocha e não um mineral.

Apesar dessa tecnicidade, a aventurina ainda é classificada como quartzo pela maioria, que considera o fuchsite apenas uma inclusão no quartzo.

Identificando Pedra Aventurina

 

A Pedra Aventurina pode tipicamente ser distinguida e identificada pela cor e pela presença de ‘aventurescence’. O fenômeno óptico único da Aventurine de ‘aventurescence ‘ varia em intensidade de fraca a intensa.

O nível de intensidade depende da densidade e tamanho das inclusões metálicas. A cor do corpo da aventurina também varia dependendo das inclusões.

De fato, a maior parte do quartzo aventurina aparece com faixas e exibe zonas de cores mais claras e mais escuras. Aventurina tem uma textura granulada em seu estado áspero, mas exibe um brilho vítreo atraente, macio e sem brilho quando polido.

Às vezes, o quartzo aventurina é confundido com feldspato de aventurina, mas o feldspato ocorre de laranja a vermelho e possui um maior nível de transparência, o que o torna facilmente distinguível.

O feldspato de aventurina agora é comumente chamado de ‘ pedra do sol ‘, deixando o nome ‘aventurina’ para se referir principalmente à variedade de quartzo.

O quartzo aventurino possui uma ocorrência única, dureza, brilho, fratura concoidal, índice de refração e gravidade específica.

Aventurina pode ser facilmente confundida com malaquita e jade, mas apenas pela aparência, uma vez que ambas são muito mais macias que o quartzo aventurina.

O termo ‘ jade indiano ‘ é frequentemente aplicado incorretamente quando se refere à aventurina.

Origem da Pedra Aventurina e fontes de Pedras Preciosas

 

O quartzo aventurina pode ser encontrado em muitos locais do mundo. Algumas das fontes mais populares incluem Brasil, Chile, Índia, Áustria, Rússia e Tanzânia.

Descoberta da Pedra  Aventurina

Pedra Aventurina,  foi originalmente uma descoberta acidental feita por trabalhadores de vidro venezianos durante o século XVIII.

O nome ‘aventurina’ foi derivado das palavras italianas “a” e “ventura”, que significam “por acaso”. A família Miotti da Itália criou um vidro italiano iridescente conhecido como ‘ goldstone ‘, que se assemelha muito à aventurina.

O Goldstone foi fabricado acidentalmente quando limalhas de cobre foram derramadas em um lote de vidro durante a produção. Este foi o nascimento de goldstone e aventurina artificial.

A mica moscovita também recebeu o nome de um tipo de vidro, conhecido como “vidro moscovita”.

O quartzo é usado há séculos para pedras preciosas e outros objetos ornamentais.

Algumas das primeiras ferramentas primitivas conhecidas foram compostas de quartzo e descobertas no Vale do Omo, na Etiópia.

Muitas das ferramentas datam de mais de dois milhões e meio de anos e foram encontradas em quartzo aventurina.

Aventurina é um material superior para a fabricação de ferramentas, devido à sua excelente dureza e também à fragilidade isotrópica que permite a sua modelagem com relativa facilidade.

Comprando e determinando o valor da  Pedra Aventurina.

 

Pedra Aventurina e suas cores.

A Pedra Aventurina é mais frequentemente vista como uma variedade verde de quartzo, mas pode ocorrer naturalmente em várias outras cores, incluindo marrom, pêssego, amarelo, vermelho e azul.

Outras cores são bastante raras como Pedras Preciosas porque geralmente não ocorrem com qualidade de gema.

As amostras com inclusões de hematita são geralmente marrom-avermelhadas ou douradas e as incluídas na goethita geralmente ocorrem marrom-esverdeado.

As inclusões de mica moscovita são mais comuns, resultando em brilho prateado verde ou azul. A Pedra Aventurina geralmente aparece levemente unida às zonas de cores claras e escuras.

Pedra Aventurina sua Clareza e brilho.

Os níveis de nitidez da Pedra Aventurina, podem variar de levemente translúcidos a opacos. Espécimes opacos são geralmente o resultado de inclusões excessivas de fuchsite.

O quartzo aventurino apresenta um brilho opaco ao vítreo quando cortado e polido, mas em seu estado áspero, parece ter uma textura muito granulada.

Corte e Forma da Pedra Aventurina

A Pedra Aventurina é quase sempre cortada em cabochão. Também é comumente cortado ou esculpido em objetos ornamentais na forma de animais ou outras figuras naturais.

A Pedra Aventurina é frequentemente cortada em contas de pedras preciosas perfuradas. Formas e cortes incluem círculos tradicionais, ovais, almofadas e muitas formas sofisticadas, como trilhões, peras e corações.

Tratamento com Pedra Aventurina

A Pedra Aventurina não é normalmente tratada ou melhorada de forma alguma.

Existem imitações e materiais artificiais às vezes são usados ​​para imitar a aventurina, a imitação mais comum é o vidro italiano conhecido como pedra de ouro.

Propriedades Gemológicas da Pedra Aventurina:

Aventurina

Pedra Aventurina suas Variedades ou Pedras Preciosas Semelhantes:

 

A Pedra Aventurina é uma das muitas pedras preciosas de quartzo disponíveis atualmente. O quartzo é o segundo mineral mais abundante na Terra.

De fato, aproximadamente 12% da crosta terrestre é composta de quartzo.

Há um punhado de gemas que podem parecer semelhantes à aventurina, incluindo pedra do sol, malaquita , variscita, crisoprase, jade (jade indiano), calcedônia e amazonita.

No entanto, a maioria deles é facilmente distinguida através de testes simples de arranhões e inspeção de cores ou inclusões.

A iridescente “aventura” da Aventurina costuma ser suficiente para identificá-la e distingui-la entre outras pedras preciosas. Goldstone é um vidro artificial que é comumente usado como uma alternativa para o quartzo aventurina.

Pedras e minerais relacionados mais populares:

Feldspato aventurino (pedra do sol), quartzo, quartzo de olho de gato, ágata, calcedônia, ametista, citrino e ametrino são as pedras preciosas mais comuns e populares.

Pedras e minerais relacionados menos conhecidos:

Aventurina azul, olho de falcão , prasiolita, pedra de sangue e calcedônia de crisocola (sílica gem), sardonyx, ônix, quartzo místico, quartzo morango, quartzo cristal de rocha e quartzo azul são os materiais relacionados mais raros e menos conhecidos.

Mitologia da Pedra Aventurina , Poderes Metafísicos e de Cura

 

A Pedra Aventurina é conhecido por ser uma pedra da sorte. Pensa-se que a aventurina verde detenha o maior poder em comparação com outras cores disponíveis.

Pensa-se que a aventurina estimule os sonhos e tenha um efeito positivo na capacidade psíquica. É conhecido por promover sentimentos de bem-estar e dar ao usuário uma visão positiva da vida.

Aventurina pode aliviar a ansiedade e emoções fortes. Pensa-se que a aventurina ajude a tomar decisões do coração, estimulando a inspiração criativa e dando ao usuário a coragem de viver entre outras pessoas (isso se aplica à aventurina verde-clara e verde-escura).

É um edredom e um suporte, além de uma pedra de equilíbrio.

A Pedra Aventurina verde pura possui a energia de cura mais forte. Muitos acreditam que ele tem a capacidade de acalmar um espírito perturbado e trazer paz interior.

Em resumo, a aventurina simboliza tranquilidade, paciência e criatividade. Fisicamente, acredita-se que a aventurina facilite a psicoterapia. É uma pedra ideal para o tratamento de doenças cardíacas e respiratórias.

Acredita-se também que a Aventurina ajude a melhorar a visão. Está associado ao planeta Mercúrio e também aos sexto e sétimo chakras (os chakras da testa e da coroa).

A Pedra Aventurina é uma pedra do câncer e também é popular para os nascidos sob os signos de Touro e Sagitário.


A Pedra Aventurina é popular na fabricação de jóias, principalmente por sua excelente dureza e durabilidade. Como geralmente ocorre opaco, é frequentemente cortado em contas e
cabochons . 

A Pedra Aventurina é ideal para qualquer tipo de joalheria com miçangas ou cordões, incluindo colares, pulseiras e esculturas ornamentais. Algumas esculturas ornamentais populares incluem suportes para livros, camafeus de animais e figuras.

A Pedra Aventurina é ideal para uso em anéis e pingentes de pedras preciosas cabochão.

Pedra Aventurina e idéias de design de jóias

 

Nota: Compre pedras coloridas por tamanho e não por peso em quilates.

As pedras coloridas variam na proporção tamanho / peso . Algumas pedras são maiores e outras menores que os diamantes em peso.

Pedra Aventurina e Joias: Cuidados e limpeza

 

Como limpar suas pedras preciosasA Pedra Aventurina pode ser facilmente limpo com água morna e sabão e um pano macio ou escova.

O quartzo aventurino é considerado muito durável e possui uma dureza relativamente boa (7 na escala de Mohs), mas ainda deve-se tomar cuidado com outros materiais, porque existem muitos outros tipos de gemas que são mais duros que o quartzo.

Como em quase todas as pedras preciosas, o uso de produtos químicos domésticos agressivos deve ser evitado ao cuidar ou limpar as pedras aventurinas. Evite a exposição prolongada ao calor extremo, que pode causar danos às pedras da aventurina.

Ao armazenar pedras de aventurina, guarde-as dentro de uma caixa forrada de tecido ou embrulhada em um pano macio.

A aventurina deve ser armazenada separadamente de outros tipos de pedras preciosas para evitar danos ou arranhões. É melhor remover as jóias antes de praticar qualquer atividade física extenuante, como exercícios ou esportes.

Curso de Gemologia