Gemologia a Distância –[Método Gemologia Online]
AQUECIMENTO EM PINÇAS COM PONTAS DE PLATINA
Destina-se a determinação da fusibilidade e da cor da chama, no caso de existir elementos voláteis na composição do mineral.
A fusibilidade e a maior ou menor facilidade pela qual um mineral sofre fusão pelo calor, os graus de fusibilidade são dados pela escala de Kobell, onde o nº 1 corresponde ao grau de fusão mais fácil e nº 7 ao mais difícil:
Gemologia a Distância –[Método Gemologia Online]
1 – Estibinita
2 – Calcopirita
3 – Granada Almandina
4 – Actinolita
5 – Ortoclásio
6 – Bronzita
7 – Quartzo
A cor da chama e a coloração que muitos minerais emprestam à chama durante o aquecimento. A cor da chama pode identificar a presença dos seguintes elementos na composição do mineral:
Elemento Cor da chama Tonalidade Lítio vermelha carmezim Estrôncio vermelha púrpura Cálcio vermelha amarelada Sódio amarela intenso Bário verde amarelada Boro verde brilhante Cobre verde esmeralda Fósforo verde azulada (fraco) Zinco verde azulada Chumbo azul celeste
AQUECIMENTO EM TUBO FECHADO
Aquecendo o mineral em tubos fechados podem ser observados os fenômenos de desprendimento de gases e formação de sublimados nas paredes frias do tubo.
Gemologia a Distância –[Método Gemologia Online]
Os gases desprendidos podem ser: CO2′ SO2′ 02′ NH3′ HF, NO2. A formação dos sublimados que se condensam nas paredes do vidro são:
Substância Sublimado Água gotas de liquido incolor Enxofre líquido vermelho a amarelo escuro e
sólido amarelo a branco
Arsênico solido preto com brilho metálico Mercúrio glóbulos metálicos cinzentos
Além dos ensaios pirognósticos, o gemólogo pode usar o ataque químico, para provocar o aparecimento de figuras de corrosão, e desta forma, auxiliar a identificação dos minerais brutos que não possuem forma geométrica definida.
Gemologia a Distância –[Método Gemologia Online]