Vender Pedras Preciosas [Método Gemologia Online]

Gema é toda a substância usada como adorno pessoal, ornamento ou objeto de arte, possuindo como características beleza, durabilidade e raridade.

Curso de Identificação de Pedras Preciosas- Liberado

Os materiais gemológicos podem ser utilizados em joias (por exemplo, diamante, ametista), como material de ornamentação (por exemplo, geodos de ametista) ou de coleção (por exemplo, meteoritos), ou ainda como material artístico (por exemplo, esculturas em ágata ou em mármore).

Os materiais utilizados como gemas podem ser naturais, sintéticos ou artificiais.

Dentre os materiais naturais, a grande maioria é constituída de minerais, como esmeralda e rubi, mas incluem também rochas, como o lápis-lazúli, e materiais orgânicos, como a pérola e o âmbar.

Vender Pedras Preciosas [Método Gemologia Online]

As gemas sintéticas são produzidas em laboratório, mas tem um equivalente natural (por exemplo, esmeralda sintética, rubi sintético),

enquanto que os produtos artificiais são também fabricados em laboratório para imitar gemas, mas não tem um equivalente natural, como a zircônia cúbica, a principal imitação do diamante.

Na caracterização de minerais de interesse gemológico no estado bruto, os geólogos podem identificar uma série de características inerentes a esses materiais, como formas cristalinas, hábitos dos cristais, tipos de agregados, dureza, clivagem, tenacidade, cor, brilho, densidade, reações a ataques químicos, dentre outras, que na maioria das vezes permitem a sua identificação.

Quando um mineral é lapidado, muitas dessas propriedades são destruídas ou mascaradas, dificultando e, na maioria das vezes, impe-dindo a sua identificação.

Uma gema lapidada não pode ser submetida a nenhum tipo de análise destrutiva (como análises químicas ou dureza) sob risco de ser danificada.

Vender Pedras Preciosas [Método Gemologia Online]

Em alguns casos podem ser aplicados testes com um microdurômetro, como exemplificado no capítulo 13.

O valor comercial que é agregado a uma gema lapidada, por si só já justifica a não realização de qualquer teste que possa danificar a pedra e assim afetar seu valor.

Além disso, é comum que as gemas sejam acompanhadas de valor afetivo fazem parte de joias de família, são lembranças de algum episódio importante ocorrido na vida das pessoas, etc.

O que torna ainda mais trágica a possibilidade de danificar esses materiais com algum teste analítico, mesmo que sejam uma simples imitação de vidro.

Curso de Gemologia Online