TUDO SOBRE AS TURMALINAS
Bem como medições de susceptibilidade magnética tomadas para cada Turmalina .
As informações sobre as causas da cor da Turmalina foram fornecidas pela página de CalTech do Dr. George Rossman sobre Espectroscopia de Turmalina .
Bem como nossas próprias análises usando um espectrômetro. As causas da cor em Turmalinas podem ser complexas e sutis, e permanecem apenas parcialmente compreendidas pelos pesquisadores.
Turmalina é um grupo mineral diversificado composto de pelo menos 25 espécies atualmente conhecidas pelos mineralogistas .
A maioria das turmalinas de qualidade das gemas pertencem à espécie Elbaite, que é alocromática. As variedades de cores e nomes comerciais das gemas Elbaite incluem verde “Verdelite”, vermelho “Rubellite”, azul “Indicolite”, Turmalina rosa e amarelo “Canárias” Turmalina.
Tudo sobre as Turmalinas
As gemas de Brown pertencem frequentemente à espécie de Dravite, e a cor preta é típica da espécie de Schorl.
Os íons metálicos que causam cor em qualquer gema Turmalina em particular só podem ser determinados por testes laboratoriais avançados que incluem microssonda, ablação a laser e análise espectrométrica.
Todas as Turmalinas testadas para este estudo tinham índices de refracção na gama de 1,61-1,645, com excepção do Schorl rico em ferro, que tinha um intervalo de índice de refracção mais elevado de 1,63-1,67.
Elbaite mistura-se quimicamente com outras espécies de Turmalina tais como Schorl, Tsilaiste, Liddicoatite e Rossmanite no que é referido como série de solução sólida . Dravite está em solução sólida com Uvite e Schorl.
Algumas destas espécies são idiochromatic, tais como Schorl (ferro, Fe2 +), Tsilaisite (manganês, Mn2 +), Chromium Dravite (cromo, Cr3 +) e Vanádio Dravite (Vanadium, V3 +).
Estas são espécies idiochromatic que têm metais de transição como parte de suas fórmulas químicas.
Alba Chromatic Elbaite é uma espécie de Turmalina de sódio / lítio que deriva a maioria de suas cores das espécies idiochromatic com que se mistura.