O QUE É DICROSCÓPIO .
O que é um Dicroscópio? Para analisar o pleocroísmo das Pedras Preciosas , elas exibem cores diferentes quando visto ao longo de diferentes direções do cristal. O Dicroscópio é uma ferramenta portátil para ver as diferentes cores ou tons de uma parte das Pedras Preciosas. Isto faz com que uma parte essencial do kit de ferramentas de qualquer gemologista . Ele tem três usos principais:
O QUE É UM DICROSCÓPIO?
- Ajudando com a Identificação de Pedras Preciosas. Determinar se ou não um espécime é pleocroísmo pode ajudar a fazer algumas análises rápidas.
- Mostrando as verdadeiras cores de uma Pedras ao longo de cada eixo . Um cortador de gema pode ver as diferentes cores e, em seguida, visualizar o que eles vão olhar como na pedra acabado.
- Orientando uma pedra preciosa antes de cortar. Um cortador de gema pode identificar a cor mais forte da gema e cortar em conformidade para o melhor resultado.
Onde você pode obter um dicroscópio?
Dicroscópio são ferramentas de baixo custo facilmente disponíveis on-line . Existem dois tipos: aquelas que mostram uma imagem de divisão da gema que você está vendo através de filtros polarizadores, e aqueles que mostram a imagem através de um pedaço de qualidade óptica calcite . Qualquer tipo funciona bem quando vê Pedras Preciosas. (Indivíduos inclinados a DIY pode até mesmo fazer seus próprios instrumentos).
Usando um Dicroscópio para identificar Gemas.
Gemas pleocroísmo pode ser dicróica (mostrando duas cores) ou tricroico (mostrando três cores), dependendo em parte os seus sistemas de cristal . Gemas sem pleocroísmo, é claro, mostrar apenas uma cor.
Algumas Pedras Preciosas em bruto são parecidos, apesar dessas diferenças. Um exame dicroscópio rápida pode ser capaz de distinguir estes.
O QUE É UM DICROSCÓPIO?
Por exemplo, Turmalina e Granada escuras podem sobrepor-se na cor. No entanto, Turmalinas são dicróicas. Granadas não são. ( Mudam de cor granada pode mostrar uma anomalia às vezes, mas são raros).
Assim, você pode dizer a diferença entre um pedaço de turmalina e granada, procurando por aquele que tem dicroísmo.
Normalmente, uma granada só vai olhar vermelho em ambas as janelas quando visto através de um Dicroscópio. Turmalina vai olhar vermelho e roxo (ou rosa, laranja, etc).
Na figura abaixo, você pode ver as duas janelas de calcita dentro do escopo. Observe a diferença de cor.
Um deles é rosa quente. O outro é um mais escuro roxo / rosa. Esta pedra é provavelmente não uma granada.
Pedras Tricroica como Andalusite irá mostrar todas as três cores, mas apenas dois de cada vez, enquanto você gira o áspero.
É uma boa ideia é carregar com você um Dicroscópio , para uma analise de um Gema. Uma Pedra de Granada é muito mais barato do que uma Pedra de Rubi , e não é incomum para eles para ser misturado. Eles são frequentemente encontrados nas mesmas áreas e minas.
Dicroscópios não eliminam todas as possibilidades, mas eles podem ajudá-lo a fazer algumas eliminações rápidas quando você não pode realizar exames completos.
Usando um Dicroscópio para visualizar uma Pedra Colorida antes de cortar
Na minha experiência, muitos tendem a ignorar o Dicroscópio. No entanto, é uma ferramenta ideal para obter uma ideia de como ficam as cores em uma joia pleocroísmo acabado.
Por exemplo, você já foi certeza de como cortar um pedaço de áspera turmalina? A cor eixo escuro ou diferente “c”? O Dicroscópio pode ajudar a decidir. É uma grande ferramenta de aprendizagem para lapidários inexperientes.
Na figura abaixo, repare que esta turmalina verde tem um eixo azul / verde e um eixo verde azeitona.Esta pedra pode ser cortado em um agradável, gema brilhante, verde, se facetado com o azul / eixo-se verde na tabela . Em outras palavras, se você misturar o verde azul / verde e da azeitona, você vai ter uma boa ideia do que a pedra final será semelhante.
Felizmente, o áspero permitirá que este corte. Tenha em mente que outros fatores, como a forma de design e tipo, irá influenciar o resultado.
No entanto, em geral, isso vai lhe dar uma boa ideia de como as cores dos eixos se misturam. Olhe para eles e imaginar que cor eles se combinam para criar.
Usando um Dicroscópio Para Analisar uma Pedra Preciosa
Ao olhar pela luneta e transformando um pedaço de áspera, é possível identificar o eixo que mostra a cor mais forte (ou a cor que você preferir) e orientar a pedra para alcançá-lo.
Por exemplo, se as cores de uma Turmalina foram mostrados para ser verde oliva e marrom, você pode ter certeza que a cor da pedra acabado seria um verde lamacento.
Você precisa considerar o corte de um projeto que iria minimizar o eixo cor pobre “c”, e tem extremidades muito íngremes para ajudar a manter o eixo “c” da mistura e escurecendo a gema.
O Dicroscópio é muito útil quando orientando safira pedras preciosas. A luz deve estar vindo de cima do seu ombro nestes casos.
Quando você vê a melhor cor para cima, que é a direção que você geralmente vai querer mostrar através da tabela da pedra acabado.
Informação adicional sobre o Dicroscópio
Para mais informações sobre como usar o Dicroscópio e interpretar os resultados do teste, ver o nosso artigo premium neste instrumento .
Gemas comum e Dicroísmo
- Andalusite – Sim (trichroic)
- Apatita – Sim, fraco
- Berilo – Sim, mas geralmente fraco
- Crisoberilo – Sim, mas geralmente fraco
- Danburite – Sim, fraco
- Diopside – Sim, fraco
- Garnet – Não (ocasionalmente, uma granada mudança de cor vai mostrar uma anomalia)
- Iolite – Sim
- Opala- Não
- Orthoclase – Não
- Peridoto – Sim, mas muito fraco
- Quartzo- Não
- Safira – Sim
- Escapolita – Sim
- Spinelio- Não (eu vi um casal que eram mudança de cor e mostrar uma anomalia)
- Sphene – Sim
- Spodumene – Sim (kunzite, hiddenite …)
- Tanzanite – Sim
- Turmalina – Sim
- Topázio- Sim
- Zircon – Sim