As 5 Principais Pedras Brasileiras

Home/Gemologia/As 5 Principais Pedras Brasileiras

As 5 Principais Pedras Brasileiras

 Lindas Pedras Brasileira

NOSSAS PRECIOSIDADES

Esta artigo, As 5 Principais Pedras Brasileiras, detalha a beleza das Pedras Preciosas encontrada em nosso país, que é considerado como o mais rico em diversidade de tipos e cores.

AMETISTA (DO GREGO AMETHYSTOS)

Variedade violeta de quartzo colorido pelo oxido de ferro e utilizada em joalheria. Existe um local na Serra do Espinhaço no Estado da Bahia no Brasil que tem o nome de Serra das Ametistas.

As 5 Principais Pedras Brasileiras

As 5 Principais Pedras Brasileiras

Realmente são muito belas as mesmas, mesmo antes de serem lapidadas, conferindo muita calma para quem a olha ou usa. É o simbolo do Terceiro Olho que tudo o vê E fornece cura para a tristeza , mágoas e depressão .

Possui efeito tranquilizador e deve ser aplicado quando a mente se encontra em estado extenuados , hipertensos ou oprimidos .

Também é a pedra da realização das metas pessoais, da conquista do poder de influências ou outros e das forças do guerreiro. Atua contra a embriaguez e a insonia .A ametista é a gema representativa mais importante do grupo do quartzo, conhecida desde a antiguidade.

Cor violeta; as substâncias corantes são o ferro, o manganês e o titânio. Não é clivável. Encontra-se em drusas, gretas, raramente em jazidas aluvionares. Localidades: Brasil, Uruguai, República de Malgaxe, Sri Lanka, França.

As 5 Principais Pedras Brasileiras

ÁGATAS

Pedras Semipreciosas, formada de zonas diversamente coloridas. São óxidos de silício, variedade microcristalina do quartzo.

Aparece geralmente em faixas ou camadas e apresenta uma estrutura fibrosa e microgranular. Subdivide-se em muitas variedades:

As 5 Principais Pedras Brasileiras

As 5 Principais Pedras Brasileiras

Ágata quando as faixas são paralelas entre si e formam curvas, as vezes concêntricas; ônix quando as camadas são plano paralelas;

Cornalina se os veios forem vermelhos,devido a presença de hematita;

Crisoprásio se tiver cor verde-maçã devido a presença de níquel;

Enidro se contiver água em seu interior.

A Calcedônia é usada para finalidades ornamentais. Uruguai, Índia, Urais e Austrália são regiões produtoras, juntamente com o Brasil, em vários municípios gaúchos, como Alegrete, Camaquã, Livramento e São Borja.( extraído do livro Pedras Preciosas e outros Minerais, guia de identificação de G.Brocardo )

ÁGUA-MARINHA

ainda é decerto a mais conhecida das Pedras Preciosas Brasileiras. Suas cores abrangem todo o espectro do azul, refletindo as tonalidades encontradas no mar ao longo do imenso litoral brasileiro.

A evidência que lhe cabe tem de ser hoje repartida com a dos recentes achados de esmeraldas, mas seu próprio valor, apesar disso, já aumentou a um ritmo mais rápido que praticamente o de qualquer outra pedra sobretudo no tocante aos espécimes mais delicados e raros.

As 5 Principais Pedras Brasileiras-Agua-marinha

As 5 Principais Pedras Brasileiras

O julgamento do valor pode contudo ser extremamente enganoso, porque mudanças pouco perceptíveis de coloração têm um impacto desproporcionalmente grande sobre a raridade da pedra e por conseguinte, sobre o preço.

Em última análise, esse valor só pode ser aferido por especialistas em contato direto com o mercado.

ESMERALDAS

Pedra Preciosa pertencente a família dos Berilos, de cor verde, verde amarelada, azul esverdeada, ou mesmo amarela, que ocorre em rochas graníticas e em pegmatitos.

É um silicato natural de alumínio e berilo hexagonal, com pequena quantidade de oxido de cromo, que lhe dá a cor. Ocorre em rochas granílicas e em pegmatitos.

Os principais produtores são: Colômbia, Brasil, Índia, e Paquistão, onde é chamada esmeralda oriental que é uma variedade de corindon, constituída de alumínio puro.A incomparável esmeralda.

As 5 Principais Pedras Brasileiras

As 5 Principais Pedras Brasileiras

Não fora sua feliz descoberta, o Brasil não teria ascendido ao primeiro lugar como o principal produtor mundial de pedras preciosas. Com o seu verde intenso, misterioso e singular, a esmeralda em tempos antigos era considerada um símbolo de imortalidade e fé.

Uma aura mística a envolveu desde sempre, talvez por causa da atração que ela parece exercer sobre o olhar humano, levando-o por seu interior às profundezas mais insondáveis.

Por outro lado, devido ao seu valor consistentemente elevado, tornou-se um símbolo de status por excelência.
Apenas quatro países ainda a produzem: Zâmbia e Zimbabwe, na África, e Colômbia e Brasil, na América do Sul. Destes, o Brasil parece ser hoje o fornecedor mais estável, em virtude de sua posição geopolítica.

TOPÁZIO IMPERIAL

Os primeiros topázios brasileiros foram descobertos na terceira década do século XVIII na região de Ouro Preto, a primeira capital de Minas Gerais. Até hoje essa região é a maior produtora de topázio imperial.

Após a exaustão das jazidas de topázio da antiga União Soviética, o Brasil tornou-se o único produtor em escala comercial de topázios imperiais em suas diversas tonalidades: amarelada, laranja, champagne e conhaque, essa com ligeira nuance rosa.

O tipo cor de rosa, que contém traços de cromo, é dificilmente encontrado no comércio, reservando-se a colecionadores.

As 5 Principais Pedras Brasileiras-Topázio Imperial

As 5 Principais Pedras Brasileiras

Topázios amarelo-pálido, em cristais às vezes de vários quilates , são frequentes nos pegmatitos do norte de Teófilo Otoni. Lapidados, produzem belas pedras brilhantes, cuja aparência é próxima à safira amarela.
Os Topázios Azuis, que lembram a água-marinha, distinguem-se desta pelo brilho ligeiramente mais metálico e intenso e, principalmente, por sua densidade mais alta.

Tais Topázios, sempre encontrados em pegmatitos ou aluviões, provêm da Bahia, do Espírito Santo e, principalmente, de regiões de Minas Gerais.

Se você é apaixonado pelas Pedras Brasileiras, estude e conheça mais sobre suas formas e cores, tenho certeza que você vai se apaixonar.

Conheça nosso  Curso de Gemologia.

Bom estudo.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Gemologia online
Author Rating
51star1star1star1star1star
By | 2017-06-24T16:02:48+00:00 junho 24th, 2017|Gemologia|Comentários desativados em As 5 Principais Pedras Brasileiras

About the Author: